Nota de Pesar – Tarcísio Sardinha

25 de abril de 2022 - 14:35 #

Tarcísio Sardinha – Foto: Luiz Alves

Com profunda tristeza comunicamos o falecimento do compositor e multi-instrumentista Tarcísio Sardinha, nesta manhã (25) em Fortaleza, após 3 meses de internação.

Uma perda irreparável para a música brasileira. Sardinha era o mestre de inúmeros músicos, além de professor e arranjador com uma trajetória extensa na música. Um violonista como poucos no país. Seu talento nos palcos e nas salas de aula veio de pequeno. Sendo responsável pela formação de várias gerações de músicos e musicistas em todo o estado.

Nascido em uma família de músicos, começou seus estudos sozinho quando era uma criança. E, logo na adolescência, já era um apaixonado pelo Choro, passando a se apresentar em rodas de chorinho.

Apelidado de Sardinha, lá pelo fim dos anos 1980, quando participou do primeiro grupo profissional de choro de Fortaleza, o Pixinguinha, em uma homenagem ao violonista Aníbal Augusto Sardinha, o músico atuou como professor em oficinas, desde os anos de 1990, e era conhecido por harmonizar nos mais diversos gêneros musicais.

Foi responsável pela direção musical de shows de artistas como Falcão, Fausto Nilo, Zeca Baleiro, Waldick Soriano e Clementina de Jesus, e tocou com músicos como Fagner, Amelinha, Dominguinhos, Belchior e Ednardo.

Em 2021, lançou o disco “Brasileirando”, de 1999, em todas as plataformas digitais. Integram ainda a sua discografia, obras como “Carlinhos Patriolino e Tarcísio Sardinha Ao Vivo” (1998) e “Choro” (2008).

A Secult se solidariza com a família e amigos.

Segue na luz, mestre Sardinha!