Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza lançamentos de diversos títulos entre 19 e 28 de abril

18 de abril de 2022 - 09:28 # # #

Ascom Biblioteca Pública Estadual do Ceará

As atividades celebram o Dia Internacional do Livro 

No mês especial com várias datas dedicadas ao livro, como o Dia Internacional do Livro (27/4), a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza lançamentos de diversos títulos. Com entrada gratuita, os lançamentos acontecem na Sala Multiuso da Biblioteca Pública. Confira a programação abaixo:

Dia 19 de Abril

18h | 86 histórias sobre discos brasileiros: 43 amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais”,  com Amaudson Ximenes e George Frizzo

“86 histórias sobre discos brasileiros” não um livro sobre resenhas ou críticas musicais, é uma publicação na qual 43 agentes culturais, residentes em diversas regiões do país, relatam suas histórias de amor, de envolvimento e da importância de dois discos de bandas brasileiras em suas vidas”, segundo o organizador e editor Fellipe C.D.C. É organizado pela Editora Independência, de Brasília,  que também tem no currículo o lançamento de diversos CDs coletivos como: Atitude I, II e III e Chaos Compilation. A publicação conta com textos de Amaudson Ximenes e George Frizzo.

Dia 20 de Abril

18h | Lançamento “Circo: Memórias e Afeto do Cotidiano”, de Chico Gadelha

Este trabalho é fruto de uma série de visitas realizadas de forma intercalada a circos provenientes de outros estados e que excursionaram em Fortaleza entre os anos de 2007 e 2020. A experiência de fotografar circos começou de forma despretensiosa, movida por um desejo do autor de reconectar-se a espaços carregados de afetos e guardados em algum lugar do passado. Desde 2007, já trabalhando como fotógrafo, Chico Gadelha teve a oportunidade de revisitar o circo. A curiosidade, desta vez, voltou-se para o que acontecia por trás do picadeiro. O fazer fotográfico faz parte de uma jornada interior do fotógrafo. Viver é estar presente, atualizar os desejos, reinventar a imaginação, os sonhos e a memória. Viva o Circo! Viva a fotografia!

Dia 27 de Abril

18h | Lançamento do Livro ”Memórias e recontos do Ceará: algumas histórias boas de contar”, de Ana Luiza Rios e Rafaela Diógenes

Lançamento do livro digital e audiolivro, “De memórias e recontos do Ceará: algumas histórias boas de contar”, projeto de literatura para a infância e juventude que reconta as biografias de dez importantes personagens da história e da cultura do Ceará: Antonieta Noronha; Bárbara de Alencar; Bode Ioiô; Dragão do Mar; Iracema; Jovita Feitosa; Mário Gomes, Nice Firmeza, Patativa do Assaré e Rachel de Queiroz, através dos olhares e das vozes das autoras e pesquisadoras Ana Luiza Rios e Rafaela Diógenes e ilustrado e musicalizado por importantes artistas de Fortaleza. No evento serão apresentados os livros, seguidos de conversa com a autora Ana Luiza Rios, além de sessões de contação de algumas das histórias.

Dia 28 de Abril

18h | Lançamento do livro “Fortaleza em Música”, de Vitor Alves e João Gabriel Freitas, orientado por Silvia Belmino

O livro ilustrado ou álbum de figurinhas é fruto do trabalho de conclusão do Curso de Comunicação – Publicidade e Propaganda do ICA/UFC, de Vitor Alves e João Gabriel Freitas. Com o livro ilustrado “Fortaleza em Música”, o leitor visitará diversos pontos de nossa cidade ao abrir  um pacotinho de figurinhas. São 50 páginas, reunindo fotografias e/ou pequenas ilustrações, além de informações sobre as músicas, letras, seus autores e os espaços cantados da cidade. O livro foi impresso em formato A4 e as figurinhas tem dimensões 5x7cm, um padrão do mercado. A cartografia musical de Fortaleza foi realizada pelo Grupo de Imagem, Consumo e Experiência Urbana (GICEU), da UFC. A atividade contará com a presença da professora Silvia Belmino.

Protocolo Prevenção a Covid-19

Por ser uma atividade presencial, faz-se necessário a apresentação do passaporte de vacinação e um documento com foto para as pessoas maiores de 12 anos, de acordo com o Decreto Nº34.600, de 19 de março de 2022.

? Sobre nós: A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM.

SERVIÇO

Lançamentos de livros

Dia 19 de Abril –  86 histórias sobre discos brasileiros: 43 amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais”,  com Amaudson Ximenes e George Frizzo;

Dia 20 de Abril – Lançamento “Circo: Memórias e Afeto do Cotidiano”, de Chico Gadelha;

Dia 27 de Abril –  Lançamento do Livro ”Memórias e recontos do Ceará: algumas histórias boas de contar”, de Ana Luiza Rios e Rafaela Diógenes;

Dia 28 de Abril – Lançamento do livro “Fortaleza em Música”, de Vitor Alves e João Gabriel Freitas, orientado por Silvia Belmino

Sempre às 18h, na Sala Multiuso da  Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco 255 – Centro, Fortaleza, CE).