Vila da Música realiza oficina de Xequerê neste mês de abril

12 de abril de 2022 - 11:08 # #

Ascom Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nos dias 18, 19 e 20 a oficina “Xequerê: toques e confecção” com Jéssica Kariri, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade Crato. As vagas e o público é livre e terá carga horária de 8h.

O xequerê ou também conhecido como agbê, é um instrumento feito de cabaça e rede de contas que carrega simbologia sagrada para as culturas e religiões de matriz africana. Abordando a história, ritualística e toques iniciantes do instrumento, com foco nos ritmos nordestinos como o baião, o coco e o maracatu, a oficina irá ocorrer na Vila da Música durante os três dias das 15h às 17h.

Nos últimos 12 anos, o xequerê vem se popularizando entre os grupos populares no Cariri como o Zabumbar, a Banda Sol na Macambira e o Aldeias Ponto de Cultura, que realizam atividades e formações trabalhando a musicalidade do instrumento em diferentes aspectos e espaços, que vão de grandes palcos a terreiros populares. As inscrições para a oficina podem ser feitas via formulário online. Clique aqui para realizar a sua.

Sobre a educadora musical
Jessika Kariri é artista, gestora e produtora cultural. Realiza pesquisas na área da cultura e saúde, educação popular, arteterapia e saúde mental. Sua atuação em trabalhos comunitários se expandem nos mais diversos movimentos sociais e artísticos da região do Cariri. Além disso, realiza atividades como arte educadora, educadora popular em saúde e percussionista.

A artista tem vivências e participações em grupos de tradição popular, como o Coco Frei Damião da Mestra Marinez, a União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus e coordenou o os grupos Reisado Mirim Menino Deus e Guerreiro da Mãe das Dores em Juazeiro do Norte.

Saiba mais sobre a Vila da Música
A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Oficina “Xequerê: toques e confecção”
Datas: 18, 19 e 20 de abril
Carga horária: 8h