Livro “Cartas da Juventude” será lançado no sábado, 23/4, 17h, no Foyer do TJA, com pocket-show de Tiago Araripe e presença dos autores Flamínio Araripe e Assis Lima
11 de abril de 2022 - 12:40 #Programação
No difícil período da vida brasileira marcado pela ditadura militar, seis jovens comentam, por meio de cartas, suas descobertas, interesses, dúvidas e decisões. Um rito de passagem muitas vezes duro, mas necessário. Dessa correspondência nasceu o livro “Cartas da Juventude (1968-1977) – Crônica de Época, Relatos Autnotnográficos”.
O livro tem lançamento em tarde de autógrafos no sábado, 23 de abril, às 17h, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar. Com a presença de três dos seis autores – Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima – e pocket-show de Tiago Araripe, nome histórico da música do Cará para o Brasil, na companhia de Caio Castelo ao violão. A entrada é franca, com apoio do TJA, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
O livro, editado pela Confraria do Vento, foi organizado por Assis Lima, médico e poeta cratense, que guardou as cartas recebidas recebidas dos amigos entre 1968 e 1977. São eles: Tiago Araripe (cantor, compositor e publicitário cratense, residente em Portugal), Flamínio Araripe (jornalista cratense, residente em Fortaleza, irmão de Tiago), Emerson Monteiro (advogado e escritor, natural de Lavras da Mangabeira, residente em Crato), Eugênio Gomez (médico e músico mineiro, residente em Lavras-MG), José Esmeraldo Gonçalves (jornalista cratense, residente no Rio de Janeiro) e Pedro de Lima (arquiteto e escritor maranhense que morou em Crato, residente em Natal-RN).
As cartas dizem do que se absorvia da cultura da época, em especial na música, no cinema e na literatura. Registram a memória e resgatam sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. Acrescidas de textos e notas atuais escritos pelos autores, tornam-se documentos que alcançam, em sua verdade, jovens de qualquer geração.
O livro pode ser adquirido através do site da editora Confraria do Vento (www.confrariadovento.com) ou através do próprio organizador, Assis Lima, pelo e-mail f.assislima9@gmail.com ou WhatsApp (11-99666-7873). 398 páginas. Preço de capa: R$ 67,00.
“Que as memórias daqueles anos precisem ser narradas e que o sejam não é novidade. Mas que cheguem até nós, hoje, sob a forma de cartas entre amigos, é algo excepcional. Mais do que memórias colhidas pela força da narrativa, são registros vivos, embebidos no agora de então, com toda a força da experiência e do contexto daqueles anos”, destaca, sobre o livro, a professora Ana Cecília de Sousa Bastos.
“Este livro alcança a memória e resgata sentimentos íntimos de um grupo de amigos no momento em que, tais quais milhares de outros, faziam suas legítimas escolhas pessoais e profissionais. E foram aquelas escolhas, certas ou erradas, que os trouxeram ao Brasil de hoje, mais de 50 anos depois, e às páginas que se seguem. Pode-se dizer que suas trajetórias são um traço contínuo em um país que, de ponto a ponto – 1968 a 2022 – parece ter percorrido um círculo”, ressalta, por sua vez, José Esmeraldo Gonçalves, um dos autores.
Pocket-show: mais sobre Tiago Araripe
Nos anos 1970, Tiago Araripe trocou o Crato natal por Recife, de onde, após desenvolver os primeiros projetos musicais “udigrudi” com o grupo Nuvem 33, partiu para a capital paulista, para encontrar o compositor baiano Tom Zé. Com ele lançou em 1974 o compacto com “Conto de Fraldas” (de Tom Zé) e “Teu Coração Bate, o Meu Apanha” (deTiago Araripe e Décio Pignatari). Perenizadas pelas plataformas de streaming, as duas canções ultrapassaram barreiras de tempo/espaço e chegaram a novos públicos. No Spotify, a primeira atingiu mais de 146 mil plays, quanto a segunda superou a marca das 113 mil audições.
Tiago participou do Festival Abertura, da TV Globo, em 1975, com o tango “Drácula,” também parceria com Décio Pignatari, e integrou o grupo Papa Poluição , que dividiu com Belchior uma temporada de shows no circuito Sesc. Também compôs trilhas para filmes como o premiado “Sargento Getúlio”.
Em 1982, lançou pelo selo Lira Paulistana o clássico LP “Cabelos de Sansão”, redescoberto e relançado nacionalmente por Zeca Baleiro, por meio do selo Saravá Discos, em 2008. Em 2022 o disco completa 40 anos. Em 2013, com a participação e o apoio de Baleiro, Tiago lançou “Baião de Nós”, seu segundo disco de composições inéditas.
Agora, novamente com a participação do maranhense, entre outros ilustres convidados, Tiago, radicado em Portugal, está lançando o álbum “Terramarear”. Entre as faixas do disco, destaque para “Você é um Oásis”, cantada em dueto com Zeca, selecionada pelo Spotify para uma playlist editorial da plataforma, “Lugar ao sol” e “Pequeno planador”, ambas premiadas nos recentes Festivais de Música de Fortaleza, na interpretação, respectivamente, de Luiza Nobel e de Nayra Costa.
Além da presença de Zeca Baleiro, o novo álbum, “Terramarear”, conta com a participação de artistas como a pernambucana Isadora Melo, a cantante alentejana Mara, os cearenses Marcos Lessa e Nonato Luiz, e a paulista Vânia Bastos. Ao todo, 27 músicos de três continentes estão reunidos no disco.
Bom lembrar que, graças a Baleiro e seu selo Saravá Discos, “Cabelos de Sansão” foi relançado em CD e chegou às plataformas de streaming, 26 anos depois de ter surgido em meio ao movimento que ficou conhecido como vanguarda paulista.
No pocket-show de lançamento do livro no Foyer Izaíra Silvino, do TJA, no sábado, 23/4, Tiago estará acompanhado do multi-instrumentista e produtor musical Caio Castelo, também presente nas faixas de “Terramarear”
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Cartas da Juventude”, com a presença de três dos seis autores da obra: Tiago Araripe, Flamínio Araripe e Assis Lima. Com pocket-show de Tiago Araripe, com Caio Castelo ao violão.
Sábado, 23 de abril, 17h, no Foyer Izaíra Silvino, do Theatro José de Alencar.
ENTRADA FRANCA. Capacidade máxima: 80 pessoas. Necessidade de apresentação do comprovante vacinal, com vacinação completa.
Informações: 85-999733054 (Whatsapp) e redes sociais de Tiago Araripe e do TJA.