Ioiô Itinerante continua em abril, para celebrar os 90 anos do Museu do Ceará

5 de abril de 2022 - 16:04 # # # # # # #

Ascom Secult

O Museu do Ceará, equipamento da Secult Ceará, comemora 90 anos com programação especial para celebrar o bode mais famoso do estado. O destaque deste mês de abril é a chegada do Bode Ioiô à Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e ações do Iracema Bode Beat em equipamentos como o Centro Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar.

Para celebrar o centenário da eleição do Bode Ioiô e os 90 anos do Museu do Ceará, o equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) preparou uma programação especial. Com uma série de atividades como mesas-redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras, para celebrar as efemérides,  o programa “Ioiô Itinerante” teve início em março e estende suas ações até maio de 2022.  O destaque deste mês de abril é a chegada do Bode Ioiô à Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), após itinerância pelo Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC). Outro destaque são as ações do Iracema Bode Beat em equipamentos como o Centro Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar. A programação acontece em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e o Museu da Cultura Cearense (MCC), museus que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC); o Sobrado Dr. José Lourenço; o Theatro José de Alencar; o Cineteatro São Luiz; e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará.

Com o “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022)”, o Museu do Ceará celebra seus 90 anos, se reinventa e se renova, trazendo para o público cearense uma série de atividades de fruição e ações formativas que se relacionam com o patrimônio e memória do Ceará. “Mais do que apenas uma celebração dos 90 anos do Museu do Ceará e de ser uma ação irreverente, o projeto Ioiô Itinerante é uma ação de reflexão em torno dos tempos atuais e de como as histórias do bode e do próprio Museu podem nos fazer pensar e agir em um ano tão decisivo como este de 2022. São 100 anos da “eleição” do Bode Ioiô para vereador de Fortaleza, pelo seu carisma na paisagem da cidade, mas também como um ato de protesto. De novo, o Bode vai fazer uma itinerância pela cidade, enquanto executamos a reforma e restauro de sua casa, o Museu do Ceará. Então, ele vai andar pelos equipamentos culturais da Secult Ceará até voltar com o Museu restaurado. Por onde passar trará uma reflexão sobre a reconfiguração do próprio conceito e programa do Museu do Ceará para os tempos atuais, levando em conta seu percurso histórico, suas coleções, acervos e de como a instituição pode ser reinventada com mais diversidade nos atores sociais e sujeitos históricos nas representações e interpretações da história do Ceará. O Bode Ioiô está aí para nos provocar com irreverência e inteligência nessa reflexão”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

A proposta também propõe reflexões sobre política, eleições e democracia, de forma lúdica, com a realização de experimentações artísticas, educação patrimonial, mediação cultural e programação infantil, por meio da história e memória sobre o Bode Ioiô, eleito vereador de Fortaleza, em 1922. “Não é possível mais, na atualidade, pensar em museus somente como espaços expositivos, de contemplação e curiosidades, para a reificação de uma memória e história única sobre uma sociedade. Um museu também é espaço de debates, crítica, construção do conhecimento e reivindicações sociais. O Museu do Ceará é um espaço para um debate histórico-crítico e deve contemplar as discussões e demandas sociais de nosso tempo. Com a programação “Ioiô Itinerante”, o Museu do Ceará espera propiciar, em parceria com demais instituições da rede de equipamentos da SECULT-CE, reflexões sobre cultura política, lutas por direitos, democracia e processo eleitoral em um momento crucial para esse debate em nosso país e o mundo. É muito importante refletir sobre a memória que ficou sobre Ioiô ter sido eleito, tornando o caprino um dos símbolos da molecagem e da irreverência do povo cearense. Cada equipamento cultural, a partir da sua especificidade, propõe uma programação diferente contando com a presença de um dos itens mais famosos do acervo do Museu do Ceará: o bode Ioiô”, ressalta a diretora do Museu do Ceará, Raquel Caminha.

Programação na BECE

Na sua itinerância, o Bode ioiô marca a sua passagem na Biblioteca no período de 06 a 17 de abril. A programação comemorativa na Bece inicia no dia 06 de abril, com a abertura oficial da Exposição Ioiô Itinerante: O Universo Fabuloso do Bode Ioiô  (O centenário da eleição do bode mais famoso do ceará 1922 – 2022), às 18h, e a performance do artista Evan Teixeira de Bode Ioiô, às 15h. Na sequência, às 18h30, acontece a roda de conversa “A cidade fabulante do Bode Ioiô” com Júlio Lira.

Na sexta (8), a Bece realiza a abertura da Galeria Folheada “O Bode Ioiô vai à biblioteca nos trânsitos culturais de uma cidade sem fim…”, a partir das 16h. A mostra é composta por publicações e documentos do acervo da biblioteca que tem como referência o Bode Ioiô.

A programação infantil Pequenas Grandes Histórias do final de semana (9 e 10) contará com a apresentação “As Aventuras do Bode Ioiô e outras histórias” pela Casa do Conto, às 10h e às 15h. Já nos dias 12 e 14, respectivamente às 15h e às 16h, acontece o Pequenas Grandes Histórias – “Sessão de Escritas Infantis: O centenário da eleição do Bode Ioiô”.

E as atividades culturais não param por aí, no dia 14 de abril, às 15h, no Youtube, quem abre a tarde é o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica – “Memórias sobre o Bode Ioiô, o caprino mais famoso do Brasil”, com Cristina Holanda. E às 15h30, ocorre o projeto Ilustr(a)ção! do ilustrador Rafael Limaverde, na companhia de Paula Yemanjá. A atividade será presencial e aberta ao público.

Finalizando a programação temática, a Bece realiza o “Zine-se Ioiô!”, que promoverá sessão de leitura dos Zines Ioiô, feitos coletivamente no Theatro José de Alencar, em 2002, com convidados autores, no dia 14/04, quinta-feira, às 18h.

O horário de visitação a Exposição “Ioiô Itinerante: O Universo Fabuloso do Bode Ioiô” (O centenário da eleição do bode mais famoso do ceará 1922 – 2022), acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados e domingos, de 9h às 18h. Para as atividades presenciais, é necessário apresentar o passaporte sanitário a partir de 12 anos (com 3ª dose para todos com idade igual ou superior a 18 anos, de acordo com o Decreto Decreto Nº34.600, de 19 de março de 2022. O uso de máscara segue obrigatório na Bece.

No Sobrado Dr José Lourenço e TJA

O Sobrado Dr. José Lourenço, de 19 a 30 de abril, irá movimentar as redes sociais com vídeo sobre curiosidades do Bode Ioiô e sua relação com o Centro de Fortaleza. Já o Theatro José de Alencar (TJA), de 2 a 20 de maio, recebe o próprio Bode Ioiô no seu Jardim de Burle Marx. Quem visita o TJA também terá um momento especial com o cortejo puxado pelo Bloco Iracema Bode Beat e intervenções na calçada.

O espetáculo “O Bode Quer”, de Evan Teixeira, também integra a programação e estará em cartaz no Cineteatro São Luiz, no dia 24 de maio, às 17h.

Iracema Bode Beat 2022

O encontro de Iracema com o Bode Ioiô é um convite a segurar a alegria pelo chifre e fazer da transgressão um ato de amor! Com os brincantes do bloco, o ator Evan Teixeira encarnando o Bode Ioiô e a Yasmin Salvador dando vida à índia Iracema, o Iracema Bode Beat bota o seu bloco na rua pra escancarar! De um lado, uma Iracema que remete à diversidade sexual; do outro, um Bode que representa a própria cultura nordestina; como síntese, um Bloco que propõe contrapor-se à violência banal que tira a vida das mulheres mas que não é sua sina, fazendo desse encontro sua bandeira e do respeito ao plenamente humano sua esteira.

No centenário do caprino que foi ícone de um movimento popular de indignação, tão coincidentemente no ano de 2022, a Iracema dos contos Alencarinos convida todos, todas e todes a celebrar, se concentrando em sua casa no Theatro José de Alencar e saindo em cortejo botando o Beat pra berrar pelo centro da cidade até a praça do Ferreira, no Cineateatro São Luiz. A trilha sonora desse passeio na história fica por conta de uma Big Band, que faz seus ensaios abertos de preparo para o grande dia aos sábados de forma itinerante pelos equipamentos da cultura como de costume do nosso Ioiô.

Ações formativas

O Iracema Bode Beat também realiza uma formação para músicos em fanfarra, para a comemoração do centenário do Bode Ioiô. A ideia é levar a cultura de fanfarras para além do período do carnaval, mas durante todo o ano, em espaços que normalmente são subutilizados ou esquecidos no cotidiano. O projeto abraçará tanto músicos amadores e iniciantes, como profissionais que farão monitorias semanais, apresentando assim técnicas específicas de seu instrumento e trazendo o convite para novos integrantes. Mais informações no Instagram @lelis_sax e @farranajangada.

Programação de Ensaios Abertos e Cortejo

Sábados – 02, 09 e 16 de abril – 09h às 12h –  Arena CDMAC – Ensaios abertos da Big Band de metais e percussão.

Sábados – 23 e 30 de abril – 09h às 12h – BECE – Ensaios abertos da Big Band de metais e percussão.

Sábados – 07 e 14 de maio – 09h às 12h – Jardins do TJA – Ensaios abertos da Big Band de metais e percussão.

Sexta-feira – 20 de maio – 16h às 17:30h – Cortejo saindo do TJA para o Cineteatro São Luiz Cortejo do Bode Ioiô com Iracema Bode Beat.

Bode Ioiô

Personagem da cidade de Fortaleza, o Bode Ioiô ganhou o mundo com sua história inusitada. Ganhou fama quando foi eleito vereador nas eleições de 1922, em um ato protesto da população. Conta a memória de Fortaleza que o caprino tinha livre trânsito pela cidade, sem ser incomodado pelos fiscais da Intendência, adentrando vários estabelecimentos comerciais, sobremaneira os Cafés, onde desfrutava do carisma de muitos e de vários tipos de regalias. O fato tem sido narrado por muitos memorialistas da cidade e mesmo por viajantes. Após seus anos finais, o animal chegou a ganhar necrológios em alguns dos jornais locais e seu dono providenciou para que fosse empalhado, sendo então doado ao recém-criado Museu Histórico do Ceará – que se tornou o Museu do Ceará -, onde até hoje se encontra e nunca saiu de exposição, contrariando a opinião de muitos à época, de que um bode sertanejo nunca deveria figurar ao lado das “personalidades ilustres” da História de nosso estado. O personagem também foi tema do enredo da escola de samba Paraíso do Tuiuti em 2019 e tem inspirado muita gente ao longo de sua história.

Museu do Ceará 

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará. A instituição é sediada no Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. A edificação foi tombada pelo seu valor histórico e arquitetônico em 28 de fevereiro de 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).O Museu do Ceará conta com 13 mil peças em seu acervo.

Atualmente, o Museu do Ceará está com visitas suspensas por conta da necessidade de restauro, requalificação e modernização do equipamento cultural. A obra conta com recursos do tesouro estadual e do edital de chamamento para seleção de projetos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A conclusão da obra está programada para 2023. Enquanto isso, o Museu do Ceará estará realizando ações itinerantes e online.