Acessibilidade Atitudinal é tema de cartilha do CCBJ lançada na programação do 3º Seminário Cultura do Acesso

5 de abril de 2022 - 16:36 # #

Ascom Centro Cultural Bom Jardim

Acessibilidade é um exercício fundamental para a  atualização, manutenção e vivência das pautas artísticas e culturais. O Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ) segue suas ações em sintonia com as diretrizes acessíveis da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (Secult) e dentre suas inúmeras ações voltadas para a democratização do acesso, celebra o surgimento de um processo formativo da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que resulta na Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ, a ser lançada nesta quarta-feira (04/04), no Centro Cultural Porto Dragão.

O lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ acontecerá em parceria com o Programa Percursos (In)formativos, promovido pela Secult CE, que realiza o 3º Seminário Cultura do Acesso, entre os dias 4 e 9 de abril, em formato híbrido (presencial e virtual), contemplando atividades virtuais e presenciais, entre elas mesas, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas de música e dança. Dentro da programação do dia 06/04, a Cartilha será lançada com uma programação especial, que iniciará às 16 h até às 17h30.

Saiba mais sobre o Percursos (In)formativos e o 3º Seminário Cultura do Acesso em: Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br

O assessor em acessibilidade do CCBJ, João Paulo Lima destaca que a intenção da Cartilha é almejar que todos os leitores (as) possam divulgar novas práticas e discursos sobre a deficiência, desfazendo esse grande abismo que atormenta e destitui a diversidade e possibilidades dos diferentes modos de existir no mundo. “Aqui, tentamos otimizar em perguntas, respostas, dicas, modos de agir, acionando o anticapacitismo, seja em nossas falas, escutas, ações e aproximações”, completa.

CARTILHA DE ACESSIBILIDADE ATITUDINAL CCBJ

O documento norteador traz reflexões e esclarecimentos como : “como se referir ou abordar uma pessoa com deficiência?”, “como perguntar sobre a deficiência da pessoa?” , “o oposto de deficiência é pessoa normal?” entre outras questões importantes são abordadas na Cartilha, ilustrada com o alunos do curso da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, “CRIAÇÃO, APRECIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM DESENHO”, conduzido pelo professor Vinícius Santos Ribeirinho.

O formato virtual da Cartilha também teve a colaboração formativa para a audiodescrição do vídeo audiobook, com a turma do curso da Escola de Cultura e Artes “PROCESSO DE FACILITAÇÃO E AUDIODESCRIÇÃO”,  conduzido pela professora Renatta Franco.

Toda a concepção da Cartilha e sua  finalização também passou por um processo criativo e formativo.  A concepção do periódico vem de uma ação formativa do CCBJ, o “Nada Sobre Nós Sem Nós”. “ Esta ação traz a importância de se discutir a temática do anticapacitismo e a partir das discussões que foram e serão desenvolvidas em cada encontro com os artistas é gerada a “Cartilha Informativa – Acessibilidade  Atitudinal”, acrescenta o Assessor em Acessibilidade, João Paulo Lima. Ele também aponta que a Cartilha traz orientações sobre como agir frente às demandas e as questões da acessibilidade, de forma a contribuir na luta contra o capacitismo.

O projeto “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS”, objetiva ampliar mais a discussão acerca desses temas tão caros para a Luta PCD. Visa a realização de uma série de ações que propõe auxiliar no despertar e na sensibilização do olhar para as trajetórias e vivências de pessoas com deficiência dentro do campo das artes.

Programação do Lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ

Iniciando a programação de Lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ haverá a apresentação das versões físicas e virtual da Cartilha norteadora (versão impressa em braille e a versão acessível da cartilha no formato de  vídeo audiobook, com tradução para LIBRAS, audiodescrição e legenda em áudio, evidenciando as peças ilustrativas realizadas pelos ilustradores da cartilha). Na sequência, será composta a mesa com a equipe  envolvida no processo, com os seguintes convidados e convidadas:

MARCOS LEVI NUNES
(Gerente Executivo)

JOAQUIM ARAÚJO
(Gerente da ECA/CCBJ)

JOÃO PAULO LIMA
(Assessor de Acessibilidade CCBJ)

LUISA CELA
(Secretária Executiva Secult)

VALÉRIA CORDEIRO
( Coordenadora do CODAC)

SUZETE NUNES
(BECE)

THAMYLE VIEIRA
(Analista de Cultura Secult)

Na ocasião os convidados (as) irão abordar o processo formativo da Escola de Cultura e Artes  do CCBJ, que resultou no lançamento da cartilha, a perspectiva artística do material, as etapas do Cultura do Acesso, as diversas acessibilidades que ocorrem nos equipamentos, inclusive no CCBJ e a pauta da acessibilidade dentro das políticas públicas pautadas pela SecultCE.

Ainda na sequência da programação do Seminário (de 4 a 9 de abril), o assessor de acessibilidade do CCBJ e artista, João Paulo Lima, estará na sexta-feira (8), às 18h, o Teatro B. de Paiva no Porto Dragão realizando audiodescrição da mesa “Educação museal e Acessibilidade” e convidados Edinho Santos, Lara Lima e Amanda Paschoal, com mediação de Carlos Viana e  apresentação do espetáculo “Devotees”, a partir das 20h no mesmo local.

No sábado (9), a partir das 16h, no painel “Acessibilidade estética: a acessibilidade como criação poética”, João Paulo Lima  participará do debate com Estela Lapponi, Leo Castilho, Camila Alves, Nádia Sousa e Andréia Pires e mediação de Ivan Ferraro, no Porto Dragão.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 3 SEMINÁRIO CULTURA DO ACESSO – PERCURSOS (IN)FORMATIVOS

O Centro Cultural Bom Jardim e o Porto Dragão integram a rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar junto a servidores, gestores culturais da Rede de Equipamentos, agentes culturais e artistas, temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas afirmativas.

Versões da Cartilha: disponíveis a partir do dia 06/04

SERVIÇO: Lançamento da Cartilha de Acessibilidade Atitudinal CCBJ dentro da programação do 3º Seminário Cultura do Acesso

Cartilha física e virtual ( versão impressa, em braille e virtual – video audiobook).

06 de abril das 16h – 17h30.

Evento híbrido, com programação virtual e presencial

Transmissão no canal da Secult Ceará no Youtube

Inscrições em oficinas em www.sympla.com.br/percursosinformativos

Local: Porto DragãoMais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-cartilha-de-formacao-em-acessibilidade-atitudinal/1532118  e nas redes sociais do CCBJ.