Nota de Pesar – Carlos Emílio Corrêa Lima – 02.04.2022

2 de abril de 2022 - 10:41

(*) Foto do site Mallarmigo

[Nota de Pesar]

Com profunda tristeza comunicamos a passagem do querido escritor, poeta, ensaísta, antidesigner, mestre em literatura brasileira Carlos Emílio.

Talentoso, criativo, de personalidade forte, entusiasta, ácido, critico imprescindível para o debate aguerrido sobre política cultural.

Com seus textos intensos e densos, ocupava as rodas de leitura, calçadas, palcos, corações e mentes dos amantes da leitura e escrita.

Figura marcante na cena cultural fortalezense, Carlos Emílio participou de inúmeros projetos de leitura, entre eles, o Rodas de Poesia e o Leitura no Palco sob a Passarela, no Centro Cultural Dragão do Mar.

Carlos Emílio Corrêa Lima formou muitos poetas, e abriu espaço para inúmeras gerações de escritores e leitores cearenses. Participou dos mais importantes festivais de escrita e leitura, de jornais.

Contribuiu em inúmeras edições da Bienal Internacional do livro do Ceará, realizando o Encontro de Periódicos Literários.

Em 2020, a história homônima de Carlos Emílio ganhou as telas, através do filme O Barco, do cineasta Petrus Cariry.

E, neste último ano, ganhou a categoria de literatura em trajetórias, da Lei Aldir Blanc, realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará.

Necessário para as artes e cultura. A Secult-Ce se solidariza com amigos e familiares.

“Escutem minha caligrafia, seus ramos atentos e me façam felizes, pois sou muitos ouvindo devagar o sopro da brisa, afinal, voltante do mar”…

Carlos Emílio Corrêa Lima

Fortaleza, Ce. 02 de Abril de 2022.
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

(*) Foto do site Mallarmigo

 

 

O velório será realizado na Casa do Barão de Camocim – Vila das Artes, em horário ainda a definir.