Exposição “Lembrança de algum lugar”, da pintora cearense Paula Siebra, chega em 02 de abril no Sobrado Dr. José Lourenço

1 de abril de 2022 - 10:23

Com curadoria de Carolina Vieira, a exposição reflete sobre a cor na pintura de paisagem e sua relação com as garrafas de areia colorida produzidas no Ceará.

Calma e contemplação são adjetivos que bem descrevem o trabalho da pintora Paula Siebra, assim como temas e visualidades pertencentes ao imaginário cearense, sua terra natal. Em abril, o Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abre suas portas para o lançamento da primeira exposição da artista em Fortaleza, “Lembrança de algum lugar”, com curadoria de Carolina Vieira. A abertura acontece neste sábado (2), a partir das 10h, sendo necessário o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina atualizado no acesso.

Siebra investiga as possibilidades da forma visual a partir de referências locais. A exposição apresenta sua pesquisa mais recente, que desde agosto de 2021, reflete sobre a cor na pintura de paisagem e sua relação com as garrafas de areia colorida produzidas no Ceará – a Ciclogravura ou Silicogravura.

O interesse pela cor surge a partir de uma viagem realizada à praia de Majorlândia, localizada na cidade de Aracati, no Ceará. Em uma aproximação com os artistas residentes, apresentados através do mestre João Crisóstomo, Paula pôde conhecer o processo de feitura da arte de silicogravura, que a encantou pela delicadeza e complexidade. Fã de pintores como Felix Vallotton e Édouard Vuillard – integrantes dos Nabis, movimento presente na França entre 1888 e 1900 –, a pintora aproxima referências que, à primeira vista, parecem distantes.

“Naquele momento, tive contato com a diversidade de tonalidades das areias coloridas naturais e suas variantes tingidas; e pude perceber a relação tão bonita quanto acidental que existe entre a prática da ciclogravura – chegada ao Aracati em meados dos anos de 1950 e divulgada pela artista da silicogravura Joana Carneiro – e o pós-impressionismo, ambos interessados na estruturação da imagem enquanto acúmulo e justaposição de áreas cromáticas”, afirma.

“Mesmo havendo diferentes tipos de desenhos criados com areia colorida, essa construção mais clássica de paisagem infinita marca o trabalho com uma potência poética, tornando o gesto desses artistas algo muito delicado e sutil, como a própria retirada da areia dos morros – que é um gesto bem diferente de como é feita a retirada do minério de ferro lá em Brumadinho”, comenta a curadora Carolina Vieira.

Após o evento de lançamento da exposição, o público poderá conferir a programação artística até o dia 7 de maio, sempre de terça a sexta, das 9h às 16h (acesso até as 15h30), e aos sábados, das 9h às 13h (acesso até as 12h30).

SOBRE A ARTISTA

Paula Siebra é pintora. Nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1998. A artista tem como enfoque imagens relacionadas ao dia a dia e à intimidade a partir de uma visualidade ancorada no imaginário nordestino. Suas pinturas têm origem na exploração de temas já consagrados, como retratos, paisagens e naturezas-mortas. Estes motivos, ao longo de sua pesquisa, ganham um caráter peculiar: uma certa simplificação no desenho dos contornos, somada à redução no contraste entre os tons cromáticos, estabelece polarizações entre realidade e sonho – como um devaneio sobre o cotidiano.

Siebra começa a expor no Museu Nacional de Belas-Artes (2017). Desde então, participa de diversas outras exposições coletivas no Rio de Janeiro, em instituições como Centro Cultural da Light (2018) e Centro Cultural dos Correios (2019). Realizou sua primeira individual em 2019, intitulada “Ternura”, na Fábrica Bhering, e estreia na galeria Mendes Wood DM com a individual “Arrebalde”, em São Paulo (2020), seguida de “Arrebol”, em Nova Iorque (2021). De sua primeira residência artística, nasce “O Soar das Horas”, em Bruges, Bélgica (2021). A artista vive e trabalha em Fortaleza.

Abertura da Exposição “Lembrança de algum lugar”, de Paula Siebra

Curadoria de Carolina Vieira

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo 154, Centro, Fortaleza

Abertura: 02 de abril de 2022, 10h às 14h. Último horário para entrada às 13h30