“Nenhum direito indígena a menos!”: Tema ganha debate virtual, dia 31 de março, pelo canal do YouTube do TJA

30 de março de 2022 - 14:49

O evento contará com as presenças de Lucas Guerra, Luiza Canuto e Weibe Tapeba, e irá exibir documentário da FEPOINCE sobre a causa indígena.

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a roda de conversa “Nenhum direito indígena a menos!” no próximo dia 31 de março (quinta-feira), às 10h, com transmissão acessível em Libras pelo canal do YouTube do TJA (www.youtube.com/theatrojosedealencar).

Com mediação da jornalista Camilla Lima, os convidados da roda de conversa serão Lucas Guerra, Luiza Canuto e Weibe Tapeba. Na sequência, haverá ainda a exibição do documentário “A História das Assembleias Estaduais dos Povos Indígenas do Ceará: desenrolando as correntes” (2021/ 35min), sendo a atividade uma das ações da Coordenação de Arte e Cidadania, do TJA.

Lucas Guerra é assessor jurídico do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDHA). Luiza Canuto, por sua vez, é liderança indígena do Povo Tabajara do Olho D’água dos Canuto de Monsenhor Tabosa. Por fim, Weibe Tapeba é liderança indígena do Povo Tapeba, coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará e advogado do Escritório Indígena Ybi.

Camilla Lima, mediadora, é jornalista, mulher negra, mãe. Com larga experiência em diversos veículos, dedica-se à sua principal expertise: a arte de se comunicar. Repórter, podcaster, social media, assessora de comunicação. Jornalista responsável pelo conteúdo editorial do Movimento Empreender, projeto especial do Grupo de Comunicação O POVO. Repórter do Brasil de Fato.

Sobre o documentário
Desde o ano de 1994, os povos indígenas do Ceará realizam suas assembleias estaduais como forma de resistência e para o fortalecimento dos seus espaços de luta e espiritualidade. “A História das Assembleias Estaduais dos Povos Indígenas do Ceará” reúne relatos de oito líderes indígenas cearenses que falam sobre a importância destes momentos, que já são realizados há quase três décadas.

O documentário foi idealizado e realizado pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE) e suas entidades de base com apoio de parceiros da causa indígena: AMICE, APOINME, COJICE, OPRINCE, CDPDH, ADELCO, ESPLAR e TUCUM. Direção e roteiro são de Weibe Tapeba, Ceiça Pitaguary, Lucas Guerra (CDPDHA), Kelanny Oliveira (CDPDHA) e Tearle Pinheiro.

SERVIÇO
Roda de conversa “Nenhum direito indígena a menos!” + exibição do documentário “A História das Assembleias Estaduais dos Povos Indígenas do Ceará”
Quando: 31 de março (quinta-feira), às 10h
Transmissão: canal do YouTube do Theatro José de Alencar (www.youtube.com/theatrojosedealencar)
* Acessível em Libras

Fotos de divulgação:
https://drive.google.com/drive/folders/11aoDTSXPVPOOq5tR_Y4-hsFC2B25fH_Y?usp=sharing

Mais informações:
ASCOM TJA – ascom.tja@idm.org.br
Teresa Monteiro – (85) 99639-6417

————————————-
Theatro José de Alencar
Site: http://theatrojosedealencar.secult.ce.gov.br
Youtube: www.youtube.com/theatrojosedealencar
Instagram: www.instagram.com/tja.theatrojosedealencar
Facebook: www.facebook.com/theatrojosedealencar