Secretário Fabiano Piúba participa nesta terça (22) de inauguração da sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo e da apresentação da exposição S. Esmeraldo Sempre
22 de março de 2022 - 13:15

O secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e a secretária executiva da Secult, Luisa Cela, participaram nesta manhã (22) da inauguração da sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo e da apresentação da exposição S. Esmeraldo Sempre. A atividade contou ainda com a presença do exmo reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, do vice-prefeito do Crato, André Barreto Esmeraldo, além de artistas, produtores culturais, jornalistas, curadores de inúmeros equipamentos culturais do Ceará, do ex-deputado Guilherme Sampaio, além de admiradores da obra de Esmeraldo.
Apresentado pela fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, curadora e organizadora do ISE, Dodora Guimarães, o Projeto de Implantação do Acervo Documental do artista, estará disponível a partir deste mês para pesquisas de arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas visuais, estudantes e profissionais das mais diversas áreas e admiradores do trabalho de Sérvulo Esmeraldo. “O acervo documental dele representa a presença de Sérvulo no mundo. A gente só está podendo trabalhar com o futuro, porque nós temos um passado”, destaca Dodora. E complementa, “o arquivo é um ser vivo que está em constante mudança. Este trabalho demorou dois anos para organizarmos. Iniciamos em 2019 e vamos entregar agora em 31 de março para todos”, explica Dodora Guimarães.
Entre as obras que compõem o acervo de Sérvulo Esmeraldo, estão esculturas, maquetes, vídeos, livros que contaram com a organização, ilustrações e gravuras de Sérvulo Esmeraldo. Um deles o “Chuva do Caju”, de Aldemir Martins, foi apresentado pela curadora, entre tantos outros que seguem em perfeito estado de conservação e, hoje, podem ser conhecidos em pesquisas no Instituto.
“Fico muito feliz em ver o Instituto se instalando de forma concreta, consolidada, depois de uma luta tão bonita que você vem desenvolvendo, Dodora. Para nós, da Secretaria da Cultura é uma grande satisfação. Tivemos o ano Sérvulo Esmeraldo, instituído pelo Governador Camilo Santana entre 2020 a 2021, quando dos 90 anos do Sérvulo. Mais recentemente, fizemos o tombamento do Sítio Bebida Nova, onde Sérvulo morou durante a infância e parte da adolescência. E, logo mais, inauguraremos o Centro Cultural do Cariri, que levará o nome de Sérvulo Esmeraldo. Isso consolida a importância do Sérvulo para o Ceará, mas também reforça o que ele sempre dizia – tudo começou no Crato “- destaca Fabiano Piúba.
Para o secretário, o Instituto além de um lugar de memória da salvaguarda deste Acervo precioso, é também um espaço de formação e produção de conhecimento, para que os pesquisadores e artistas possam estar se inspirando através da obra deste artista tão relevante para a cultura cearense e para as artes brasileiras.
Os interessados em conhecer o Instituto Sérvulo Esmeraldo, em Fortaleza, podem realizar o agendamento gratuito para visitação, através do email: institutoservuloesmeraldo@gmail.com . As visitas são realizadas de 3ª a 6ª, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 14h às 17h. A sede do Instituto está localizada à Av. Rogaciano Leite, 300. Casa 14. Salinas.
:.Serviço
Inauguração da sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo e da abertura da exposição S. Esmeraldo Sempre
Agendamento gratuito para visitação: através do email: institutoservuloesmeraldo@gmail.com .
As visitas são realizadas de 3ª a 6ª, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 14h às 17h. A sede do Instituto está localizada à Av. Rogaciano Leite, 300. Casa 14. Salinas.