Daniel Munduruku e Auritha Tabajara falam sobre histórias e infância indígena na Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará

18 de março de 2022 - 21:51 #

Foto: Felipe Abud

Com histórias e com afeto, aconteceu, na noite desta sexta-feira (18), o “Diálogo sobre a Infância Indígena”, com o escritor e curador da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará, Daniel Munduruku, e a escritora, cordelista e contadora de histórias, Auritha Tabajara, na @bece_bibliotecaestadualdoceara.

Ressaltando o poder das histórias, o bate-papo abordou o ouvir e contar histórias e a importância para a vivência das crianças. “A criança já é plena em si mesma, ela não precisa se tornar nada”, diz Daniel, ressaltando que a contação de histórias para crianças serve para abrir caminhos e “desentortar pensamentos”, criando uma sociedade mais acolhedora. “A criança é circular, não julga, simplesmente absorve”, explica.

Daniel Munduruku também reforça a força das narrações. “As histórias são a nossa ligação com a ancestralidade”, explica o curador. “Uma história bem contada para uma criança permite esse encantamento e permite que a gente desentorte pensamentos”, fala.


Foto: Felipe Abud

Já Auritha, que escreveu sua primeira obra aos nove, conta que foi com o conselho da avó, que dizia “lembre-se de onde você veio”, que passou a refletir sobre a ancestralidade envolvida na prática de contar histórias. “A gente não pode esquecer nunca da nossa ancestralidade. Ela é a nossa maior força.”, diz Auritha.

✅ O evento faz parte da programação da Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará (@bienaldolivroce), que é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (@secultceara), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do @institutodragaodomar.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará segue até o dia 31 de março com uma programação ampla e diversificada.

? Fotos: Felipe Abud

#SecultCE #GovernoDoCeará #Infância #InfânciaIndígena #CulturaIndígena #PrimeiraInfância #danielmunduruku