Festival Férias na PI retorna à cena cultural de Fortaleza em Edição Especial

11 de março de 2022 - 13:44 #

Ascom Festival Férias na PI

Foto: divulgação

A programação gratuita, que acontece em março, inclui shows de jazz e blues e apresentação de piano no Espigão do Náutico

A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza e do Instituto Cultural Iracema (ICI), neste mês de março, o Festival Férias na PI Edição Especial – Palco Jazz & Blues e Palco Orgulho de Ser Cearense. O evento acontecerá num formato mais intimista com programação plural gratuita, incluindo shows e oficinas. Após dois anos sem ser realizado, devido à pandemia de Covid-19, o evento retorna ao circuito cultural da capital, com atrações presenciais. A quarta edição do Férias na PI é uma realização do Instituto Cultural Iracema (ICI) com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio do edital Mecenas do Ceará, e parceria da Enel, maior operadora de energia do país.

Dando início ao Festival, nos dias 12 e 13 de março, teremos toda a beleza da sonoridade do Jazz e Blues, com apresentações exclusivas no Teatro Municipal São José. E no dia 26, a edição especial do Férias na PI se despede com o show e lançamento do clipe “Fortaleza”, no espigão da Praia do Náutico, com apresentação do pianista Paulo Rodrigo. Além dos shows, serão realizadas duas oficinas instrumentais gratuitas e abertas ao público.

Os ingressos para os shows no Teatro São José estão disponíveis na plataforma Sympla, pelo endereço eletrônico: https://www.sympla.com.br/ . Os tickets de acesso às apresentações serão retirados na portaria do Teatro, mediante a apresentação de documento de identificação pessoal. Já a apresentação do pianista Paulo Rodrigo será livre, em espaço aberto, com controle de entrada. O Festival seguirá todos os protocolos e orientações de segurança que garantem o bem-estar do público, dos artistas e dos funcionários. Conforme decretos estadual e municipal, é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 com as três doses e uso de máscaras para acesso aos eventos.

Oficinas

O acordeonista Nonato Lima inicia a programação do sábado (12), com uma oficina sobre acordeons na instituição Casa de Vovó Dedé, localizada na Barra do Ceará. O momento abordará a história do instrumento, a forma como ele é tocado em cada continente, sua sonoridade e características.

No domingo (13), o gaitista Jefferson Gonçalves abordará o universo da gaita, noções básicas, e seus diversos contextos musicais, na Sala Carlos Câmara do Teatro São José. Podem participar da oficina crianças a partir de 12 anos e pessoas até a melhor idade. Não precisa ter conhecimento prévio.

As inscrições para participar das oficinas podem ser realizadas pelo site: www.jazzeblues.com.br , nos dias 10 e 11 de março.

Shows

Palco Jazz & Blues no Teatro São José

No sábado (12), a partir das 17 horas, o público poderá conferir o show da cantora Rayane Fortes, que apresentará o seu disco “Atenta”, que mistura Pop, New Soul e o Groove americano. A segunda atração da noite será a Banda Jazz e Blues, formada por Miqueias dos Santos, Nonato Lima, Adriano Azevedo, Tito Freitas e Carlinhos Patriolino. A noite seguirá com a performance do cantor Marcos Lessa e finaliza ao som do multi-instrumentista Manassés de Sousa.

No domingo (13), a partir das 18h, o instrumentista Jefferson Gonçalves  divide o palco com o músico Pedro Friedrich. A noite encerrará com a apresentação do baixista Cláudio Oliveira, aclamado pela crítica musical.

O Festival Férias na PI finaliza essa Edição Especial com o palco “Orgulho de ser cearense”, no dia 26 de março, no espigão da Praia do Náutico, com o lançamento oficial do clipe gravado pelo pianista Paulo Rodrigo, em tour por espaços emblemáticos da cidade como o espigão da Praia de Iracema, o Mercado dos Peixes, a Ponte da Barra, a Casa José de Alencar, entre outros. O artista, natural de Baturité, é o criador do projeto “Orgulho de ser cearense”. Sua proposta é apresentar ao mundo as belezas do Ceará por meio da música.

Sobre o Festival Férias na PI

A última edição do Férias na PI aconteceu em janeiro de 2020 e reuniu cerca de 150 mil pessoas, com apresentações musicais locais e nacionais, ações de sustentabilidade, entre outros. Pelos seus palcos já passaram nomes como Erasmo Carlos, Duda Beat, Lenine, Tulipa Ruiz e muitos outros. Atividades de lazer, esportivas, artísticas, feiras e desfiles, marcaram as edições anteriores, com atrações também para o público infantil e uma programação integrada aos bares e restaurantes da região da Praia de Iracema.

“É com muita alegria que retornamos neste mês de março às atividades culturais presenciais em Fortaleza após pausa devido à pandemia de Covid-19. Com alegria, porque sabemos a importância destas atividades na economia da cultura, inclusive, este evento dará destaque para os artistas de nossa Fortaleza. Também entendemos o momento como um potente reencontro do público com os artistas e dos artistas com seus públicos. Vale ressaltar que esta edição do projeto ocorrerá em formato mais intimista, seguindo as orientações das autoridades sanitárias”, afirma o secretário Municipal de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

“Estamos vivenciando um momento importante de reorganização da cadeia produtiva da economia da cultura. E o Férias na PI é um acontecimento bacana de valorização e incentivo aos artistas locais. Entendemos esta 4ª edição especial como a celebração da vida depois de atravessarmos muitos desafios com a pandemia. Nossos agradecimentos aos parceiros que acreditaram no potencial criativo desse projeto, que promove e integra diversos atores da cidade”, declarou a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Paola Braga.

Foto: divulgação

Programação Férias na PI

Oficina de Acordeon com Nonato Lima

Inscrição: https://jazzeblues.com.br/2022/inscricoes-oficina-de-acordeon.html