Conselheiro Vivo 2022 teve abertura nesta quarta (9)

10 de março de 2022 - 16:24 # # #

(Fotos: Felipe Abud/Secult Ceará)

A abertura da 18ª edição do Conselheiro Vivo  aconteceu na noite desta quarta-feira (9), no SESC Ler de Quixeramobim. Participaram da mesa de abertura o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba;  o coordenador do Escritório Regional da Secult no Sertão Central, Pedro Igor; o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; o gerente do programa cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins; o  diretor do SESC Ler de Quixeramobim, Hugo Lemos; o presidente da ONG IPHANAQ, Elistênio Alves; a professora Mazé Damasceno; e o vice-presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim, Igor Martins. O evento acontece até o dia 13 de março, para manter viva a memória e as ações do líder social cearense Antônio Conselheiro.

“Essa semana que nasce de um movimento da sociedade e temos aqui um momento com programação artística e cultural, mas também acadêmica, que é importante para a reflexão do que é a história do Antônio Conselheiro e a história de Canudos para os dias que correm”, destacou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, que também falou sobre a Casa de Antônio Conselheiro, que será inaugurada em breve como novo equipamento da Secult Ceará.

“Em diálogo com a prefeitura, iniciamos o diálogo para que a Casa de Antônio Conselheiro se tornasse um espaço que irá compor a Rede Pública de Equipamentos Culturais do estado. O governador Camilo Santana estabeleceu um compromisso em seu plano de governo, que se tornou lei com o Plano Estadual de Cultura, que é o da ampliação dos equipamentos culturais não só na capital. Então, inauguramos a Vila da Música no Crato e a Casa de Saberes Cego Aderaldo em Quixadá. O conceito da Casa de Antônio Conselheiro será construído e pensado com a sociedade civil. Fizemos uma bela reforma na casa, uma restauração”, pontuou o secretário.

Anunciado como o gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor, também coordenador do Escritório Regional da Secult no Sertão Central e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, pontuou sobre a chegada do novo equipamento na região. “A Casa de Antônio Conselheiro será mais um equipamento que chega ao sertão, promovendo a descentralização do acesso à cultura, então vamos celebrar esses momentos e aproveitar, porque, de fato, essa é uma política pública desenvolvida para a cultura”, ressaltou o gestor.

O Conselheiro Vivo 2022 é uma ação conjunta entre a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com a ONG IPHANAQ, do SESC-Ler, com a Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim e com a Academia Quixeramobiense de Letras (AQUILETRAS). Ainda em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação do Conselheiro Vivo 2022 será realizada de forma híbrida – presencial e com transmissões pela internet.

A programação do Conselheiro Vivo segue até 13 de março com palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim. A edição deste ano conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro- Canudos.

Memória de Conselheiro

A memória de Canudos e Antônio Conselheiro foi destacada pelo prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, durante a abertura do evento. “Conselheiro foi um exemplo que honra a força e coragem do nordestino. E que mobiliza hoje a história entre os jovens. O Conselheiro Vivo serve para manter viva a história de Antônio Conselheiro. E nós temos que absorver o exemplo de Antônio Conselheiro para que haja mais igualdade social na nossa cidade, nosso estado e em nosso país”, comentou.

Já o gerente do programa Cultura do Sesc Ceará e cocriador da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, falou sobre a potencialidade da cultura local, anunciando a inauguração no dia 20 de abril do primeiro Museu Orgânico da região que se instala fora do Cariri, que será do artesão e joalheiro quixeramobinense, Antônio Rabelo.  Também acrescentou sobre a memória do líder cearense. “É pelo caminho das Artes que Conselheiro vem sobrevivendo e chegando até nós hoje”.

Conselheiro Vivo 2022

De 9 a 13 de março de 2022