Em ação conjunta da Casa de Saberes Cego Aderaldo e instituições locais, programação de Conselheiro Vivo 2022 começa nesta quarta-feira (9)

8 de março de 2022 - 18:02 # #

O tema do evento este ano é “A arte de lutar contra a desinformação e pelo bem comum”. A programação terá palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim

A memória de Conselheiro antenada ao tempo presente, realizações e reivindicações coletivas. É com esse propósito que se realiza a 18ª edição do Conselheiro Vivo, em 2022, entre os dias 9 e 13 de março, em Quixeramobim, Ceará, cidade onde em 1830 nasceu o líder social Antônio Conselheiro e que promove anualmente o evento. O evento é uma ação conjunta entre a Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com a ONG IPHANAQ, do SESC-Ler, com a Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim e com a Academia Quixeramobiense de Letras (AQUILETRAS). Ainda em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação do Conselheiro Vivo 2022 será realizada de forma híbrida – presencial e com transmissões pela internet.

“Historicamente o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, apoia e participa ativamente da Semana Conselheiro Vivo que sempre trás uma programação acadêmica e cultural muito rica e diversa. A Casa de Saberes Cego Aderaldo tem sido um ambiente ativo nesse processo e, em breve, a Casa de Antonio Conselheiro, instituição que se incorpora à Rede Pública dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e que será uma casa de saberes do sertão e da resistência do povo sertanejo. Então, celebrar a memória da vida e da obra de Antonio Conselheiro nos diz muito dos tempos atuais e, de como sua história de luta ainda nos inspira pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. Portanto, ver um conjunto de instituições parceiras do IPHANAQ nesse projeto, como o Governo Municipal de Quixeramobim, o Sesc Ceará, a Academia Quixeramobiense de Letras, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Instituto Dragão do Mar e a SECULT-CE muito nos mobiliza nessa ação cultural, educativa e política”, destacou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

“Essa atividade conta com a participação ativa da Casa de Saberes Cego Aderaldo no planejamento, na organização e produção, como também do Escritório Regional da Secretaria da Cultura. Essa é uma atividade que já faz parte do calendário de eventos do governo do Estado, conforme a lei n.º 16.895, de 23.05.19, que inclui no calendário oficial de eventos do Ceará o dia 13 de março como data comemorativa ao natalício de Antônio Conselheiro. E ainda no decorrer desse ano, a Casa de Antônio Conselheiro vai ser reaberta”, explica o diretor da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Pedro Igor.

Segundo o presidente da ONG IPHANAQ, Elistênio Alves, em um ano eleitoral como 2022, é muito importante se discutir como a desinformação pode ser uma arma opressora contra o povo, assim como foi usada no passado contra Conselheiro e a população de Canudos. “As centenas de fake news que têm surgido atualmente evidenciam como essa prática é um problema ainda presente na sociedade”, destacou.

A solenidade de abertura do Conselheiro Vivo 2022 será na quarta-feira (09/03), às 19 horas, no SESC Ler com as presenças do Secretário Estadual da Cultura, Fabiano Piúba; do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; e do gerente de Cultura do SESC-CE, Alemberg Quindins; além de entidades organizadores e agentes culturais participantes. Às 20 horas, haverá, no mesmo local, o lançamento do Concurso Literário alusivo a Canudos e a Antônio Conselheiro, promovido pela AQUILETRAS e a Secretaria de Educação de Quixeramobim.

A programação do Conselheiro Vivo ao longo da semana terá ainda palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim. A edição deste ano conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro- Canudos.

Desde 2019, a data foi incluída no Calendário Oficial de eventos do Estado do Ceará. Com café da manhã no Sesc Ler, às 8h30, o encerramento do evento será domingo, 13 de março, data em que se comemora o nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, em Quixeramobim (1830). Esse momento de desfecho da programação traz o Painel “Roteiros de viagem: ao encontro de Antônio Conselheiro”, com a participação da jornalista, professora e pesquisadora Eleuda de Carvalho, às 9h, no Sesc.

>> Confira a programação completa do Conselheiro Vivo 2022