Secult Ceará recebe inscrições para a Comenda Patativa do Assaré 2022

7 de março de 2022 - 17:46 #

Ascom Secult Ceará

A comenda reconhece personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional no Estado do Ceará. As indicações podem ser feitas através de formulário on-line.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) está com inscrições abertas para o Edital da Comenda Patativa do Assaré 2022. Por meio do edital, até o dia 4 de abril, devem ser feitas indicações de nomes para concorrer à condecoração dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional no Estado do Ceará. As indicações podem ser feitas através de um formulário online, disponível no site de editais da Secult Ceará: http://editais.cultura.ce.gov.br/.

A Comenda Patativa do Assaré foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional.

“O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, chega à 4ª edição da Comenda Patativa do Assaré, fruto de uma lei sancionada pelo governador Camilo Santana em 2018, voltada para reconhecer pessoas que tem tido relevância na contribuição da cultura a nível  nacional e também a nível local na cultura popular e tradicional. Então, essa é uma comenda que, ao mesmo tempo que valoriza a obra e a memória do nosso grande poeta, o grão-mestre da Cultura Patativa do Assaré, também reconhece o trabalho de pessoas que atuam na promoção da cultura popular no Ceará e no Brasil”, destaca o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

Quem pode participar

A Secult Ceará recebe indicações de nomes de poetas, repentistas, escritores(as), compositores(as), artistas, mestres(as) e pesquisadores(as) que contribuíram (in memorian) ou contribuem com a valorização da cultura tradicional cearense. Pessoas que se relacionam com uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, artes visuais, humor, moda, expressões culturais afro-brasileiras e indígenas, dentre outras) e/ou a cultura tradicional popular (reisados, lapinhas, caretas, bois etc).

Os indicados devem ser reconhecidos pela relevância da sua vida e de sua obra, voltadas para a cultura tradicional popular no Ceará, por diferentes públicos, por contribuir para a valorização da diversidade cultural cearense.

Como os agraciados são escolhidos

Em consonância com a Lei n° 16.511, de 12 de março de 2018, compete ao Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) designar a Comissão Especial para análise das indicações, que será submetida à votação do plenário. Caberá à Secretaria da Cultura expedir portaria instituindo a Comissão Especial após votação.

Patativa do Assaré

Nascido em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré, Patativa do Assaré foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Poeta e cantador com reconhecimento internacional, Patativa recebeu diversas premiações, homenagens e títulos, incluindo Doutor Honoris Causa de quatro Universidades.