Pré- Bienal do Livro será realizada de 24 de Janeiro a 31 de Março tendo como marca a Diversidade e a Bibliodiversidade da Literatura brasileira

19 de janeiro de 2022 - 10:57

Fotos de Arquivo – Bienal do Livro de 2019

 

 

Sob o olhar dos curadores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, a Bienal Internacional do Livro do Ceará abre o ano com ações preparativas da Pré-Bienal

 

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará, suspensa em 2021 por ocasião das medidas sanitárias estabelecidas para proteção da população, abre o ano de 2022 com a expectativa de uma grande festa do livro e da leitura. Com o objetivo de preparar o ambiente para o evento, que ocorrerá no segundo semestre de 2022, em data ainda a ser definida, será realizada a partir da segunda-feira, dia 24 de janeiro, seguindo até o dia 31 de março, a Pré-Bienal do Livro. 

 

Com uma ampla programação, adaptada aos novos tempos, dividida entre atividades presenciais e virtuais, sempre respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, a Pré-Bienal visa o fortalecimento da promoção do livro, da leitura e da literatura brasileira, mas com foco especial na produção cearense. A abertura da Pré-Bienal será na segunda-feira, dia 24, às 19 horas, com a apresentação da Programação e um Bate-Papo com os Curadores, os escritores Conceição Evaristo, Tércia Montenegro, Talles Azigon e Daniel Munduruku, responsáveis pela curadoria dos dois eventos, Pré-Bienal e Bienal. O encontro será conduzido pelo Secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e ocorrerá sob a forma de transmissão virtual pelo canal da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) no YouTube.

 

A programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará contará com Rodas de Conversa, Palestras e Mesas de Debates; com o projeto Bienal Escuta; com oficinas temáticas e lançamentos de livros; além de atividades de Leituras Públicas e espetáculos lítero-musicais (ver programação completa aqui), entre outras. As atividades e ações culturais serão realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e ampliando sua presença em outros locais fora do espaço físico da Bece, em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público, de acordo com as orientações sanitárias.

 

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar. 

 

Em função da pandemia, não tivemos condições de realizar a Bienal Internacional do Livro do Ceará em 2021. Como o desejo de realizá-la é muito grande, pois se trata de um evento com enorme grau de pertencimento, decidimos realizar atividades prévias que servirão como ações de mobilização poética e social, antecipando um pouco o conceito, o programa e o espírito da nossa Bienal em 2022”, adianta o secretário da Cultura, Fabiano Piúba. “Para começar, já temos o tema desta edição: Diversidade. A diversidade em sua plenitude étnica, cultural, natural, artística, territorial, de gêneros e de espécies. Assim, juntamos os conceitos de diversidade e bibliodiversidade que vão marcar o tom e o espírito cultural, educativo e político da edição de 2022. Com a Pré-Bienal vamos criando e regando um terreno fértil numa programação que vai se encorpando para quando a Bienal chegar plenamente”, reforça Piúba. 

 

Assim como a Bienal do Livro, que ocorrerá no segundo semestre, a Pré-Bienal conta com a curadoria das escritoras Conceição Evaristo e Tércia Montenegro e do poeta Talles Azigon. Com a realização em 2022, o grupo curatorial cresce com a chegada do escritor Daniel Munduruku. É com essa pluralidade de vozes que o evento começa a ser gestado, em uma construção coletiva. 

 

Temos a satisfação nesse momento de já termos a curadoria definida com a escritora Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Talles Azigon e Tércia Montenegro, um corpo curatorial de extrema qualidade ética e estética, que traduz o espírito político da diversidade que vamos fazer acontecer na Bienal do Livro do Ceará. Ela será linda e vai lançar não só luzes, mas raios e trovões, flechas e cocares, tambores e maracás para todo o Brasil”, ressalta o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

 

Para a diretora-presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, começar 2022 com a programação da Pré-Bienal “é ao mesmo tempo uma necessidade, um sinal de perseverança e de 

esperança”. “Esperança de que tempos difíceis sempre passarão. Necessidade, pois a arte, a literatura, o livro e a leitura nos ajudam a atravessá-los. Perseverança, pois junto com a Secult Ceará, seguimos trabalhando para que o direito à cultura seja efetivado, nesse modelo de parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada. Para o IDM, é um honra estar presente em mais uma edição deste importante evento do calendário cultural cearense”, reforça Rachel Gadelha.

Feira do Livro

 

Histórico

 

Com treze edições realizadas, a Bienal Internacional do Livro do Ceará é um evento literário que veio crescendo a cada edição e se consolidando como um evento cultural estruturante do Governo do Ceará, sendo um dos maiores do Brasil do seu tipo, por sua importância para a economia do livro, sendo esperada por diversos profissionais do mercado editorial brasileiro. 

 

As Bienais e Feiras Literárias são eventos calendarizados que tanto visam a valorização do livro e da leitura no imaginário simbólico, quanto a difusão da literatura e da informação, do conhecimento, mas além da importância sociocultural também são fundamentais para o fomento à economia do livro e a Bienal do Ceará ganhou relevância nesse cenário. É um evento aguardado. O momento nos traz desafios e como evento estruturante para a política do livro no Ceará, precisamos nos reinventar nas condições que o momento impõe, explica Goreth Albuquerque, da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Diversidade.

 

Das Atividades

 

Historicamente, entre fevereiro e março do ano da Bienal são anunciados o período de realização do evento e a lista de divulgação dos primeiros convidados confirmados. Nesta edição, muitos dos convidados serão propostos durante a Pré-Bienal.  

 

Com atividades híbridas, a programação de pré Bienal mantém o mesmo espírito democrático, diverso e rico estando presente principalmente na Bece, mas também em outros equipamentos da Secult Ceará.

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará, historicamente, exerce um papel de referência na implementação das políticas de livro, leitura, literatura do estado e a Bienal Internacional do Livro é o evento que melhor traduz os eixos e ações dessa política, por meio de uma ampla e diversificada programação. Em 2022, a Biblioteca atuará na realização da programação prévia, acolhendo atividades que fortalecem o conceito, o espírito e a abrangência do tema da Bienal” , afirma Suzete Nunes, gestora executiva da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Suzete Nunes.

 

A programação cultural e de formação da pré-Bienal visa promover encontros temáticos entre escritores, ilustradores e mediadores de leitura e as comunidades de diferentes contextos, na perspectiva de aproximar o evento da população. Os encontros, oficinas, palestras e mesas, contribuem para elucidar e reforçar o papel da Bienal e suas práticas culturais que reforçam a dimensão simbólica do livro, da literatura e da leitura como direito cultural. 

 

Realizada pela Bece, uma célula da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará, a programação celebrará também algumas efemérides, sendo a principal delas, o aniversário da biblioteca, dia 25 de março. 

 

“É grande, imensa, a alegria que a Biblioteca Pública do Estado do Ceará-BECE – quando comemora 155 anos de atividades – 25 de março, 1867-2022 – tem em acolher, atuar e realizar no seu espaço, as atividades da programação da pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará. Cabeça do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a BECE promove e realiza ações culturais que alimentam o pensamento, e criam expectativas para com a Bienal, evento este que congrega Bibliotecas, bibliotecários e profissionais, técnicos, visitantes e o público em geral, há 14 edições – desde 1994, reafirmando a importância destas instituições como equipamentos/espaços de informações, conhecimentos e fruição de uma sociedade letrada”, ressalta a diretora geral da BECE , Enide Vidal.

 

Com o objetivo de aproximar diversos públicos, a organização da pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará oferecerá atividades multidisciplinares para públicos variados: crianças, jovens, adultos e idosos; interessados em poesia, em escrita literária, em mediação de leitura etc, em uma programação plural e gratuita.

 

Sobre a extensão e alcance da Bienal, a escritora cearense e curadora desta edição, Tércia Montenegro assinala que “A Bienal, que já se estabeleceu como um dos eventos mais aguardados no calendário da nossa cidade, quer ampliar o seu alcance ,  sempre contemplando em suas ações a multiplicidade, nas atividades e nos acessos, para que o público receba todo o potencial da arte literária,  com seus efeitos transformadores” .

Tema

 

Com uma estrutura que resulta de anos de diálogo com muitos profissionais, pensar a próxima Bienal Internacional do Livro do Ceará é sempre um desafio no sentido de encontrar uma interpretação da temática que expresse as múltiplas vozes e interesses do campo do livro no encontro com o público leitor. 

 

A Bienal não celebra apenas o livro, objeto, produto cultural, e sim todas as dimensões da linguagem poética, por isso é um desafio como curador dar conta de um universo tão amplo e diverso, é isso que trabalhamos para realizar”, ressalta Talles Azigon, poeta e editor que compõe o grupo curatorial.

 

A temática definida para esta Bienal foca na Diversidade, sendo anunciada ao final da Bienal de 2019, juntamente com os curadores desta edição. “Livro, Leitura, Literatura e Diversidade” – esta edição da Bienal trará, principalmente, um olhar crítico, que busca debater questões sociais e a força da literatura para afirmação de identidade e para a construção de um pensamento mais plural e mais humano em tempos de crise. 

 

“Acreditamos que o tema proposto para esta Edição “Diversidade” e o compromisso de trabalhar o conceito em toda sua gama significação, não somente teórica, mas, prática. Nos coloca como curadoras e curadores no terreno de uma ação política tão necessária nos dias de hoje. A ação, o exercício da democracia, onde o diverso, seja no plano individual ou coletivo, se afirme pelo direito de ser em sua diversidade. Direito de ser que supõe direito à representatividade. Em estados democráticos os espaços físicos e simbólicos devem ser de pertença de todas, todes e todos. Uma Bienal do Livro mais democrática será se ocupar espaços do centro à periferia e se a periferia se fizer presente como força ativa, como protagonista também do evento. Estamos empenhados para que democraticamente a diversidade exerça o seu direito e o seu prazer de ser. “Conceição Evaristo

 

Bienal Internacional do Livro do Ceará

A Bienal Internacional do Livro do Ceará proporciona a cada participante a experiência de protagonizar uma saga literária individual ou coletiva, portal para epopeia da bibliodiversidade, através de programação ampla e diversificada, num equilíbrio entre autores consagrados e a nova geração. 

O tema traz em si infinitas possibilidades de diversidade de expressões, de multiplicidade de vozes, de incontáveis narrativas a proporcionar conexões transculturais em harmonia com os princípios norteadores construídos pela Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Na 14ª edição, o tema “Leitura, Literatura e Diversidade” é expresso em seu conceito de convite ao encontro, ao diálogo e à volta ao cuidado como princípio. Esse conceito possibilita estruturar uma programação que aborda as questões da diversidade e da relação humana com a terra, em uma proposta de integração de todas as dimensões do humano em suas várias humanidades, cabendo as narrativas de diversos povos, em um mundo sem fronteiras. 

O Brasil é um país que tem vocação para a felicidade, costumo dizer. E a felicidade do Brasil está na sua diversidade: de vozes, de saberes, de culturas, de fazeres, de temperos, de melodias, de movimento dos corpos. É preciso caminhar para a valorização dessa diversidade olhando para a nossa história, para nossos ancestrais. É a única possibilidade de caminharmos para frente e construirmos o Brasil que queremos e merecemos. Trazer essa multiplicidade de vozes para o palco da bienal é um grito de liberdade”, destaca o escritor e curador,  Daniel Munduruku.

A Bienal busca alcançar e incluir as regiões brasileiras, com suas expressões particulares e orgânicas. Não se trata apenas de diversidade geográfica, serão contempladas, também as de gênero, de experiência pessoal ou social, literária e artística.


:.Serviço

PRÉ – Bienal Internacional do Livro do Ceará

De 24 de Janeiro a 31 de Março de 2022