Janeiro de Reis, Quilombos e Diversidades na Vila da Música
12 de janeiro de 2022 - 10:29 #Programação #VilaDaMúsica
Ascom Vila da Música
A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, de 3 a 29 de janeiro, a programação Janeiro de Reis, Quilombos e Diversidades.
A Vila inicia 2022 com uma programação especial pensada para refletir a educação musical, os elementos formativos e a multiplicidade de manifestações artísticas e culturais presentes em nossa cultura. Uma programação para celebrar as muitas culturas que fazem do Ceará um estado diverso e plural.
A programação teve início dia 03/01 com a Formação para Educadores Musicais: Práticas Coletivas, com a cantora, pesquisadora e educadora musical, Verlucia Nogueira. Já no dia 18/01 – dia internacional do riso – acontece a live “Mateu e Catirina: a personificação do deboche na tradição popular”, tendo como convidado Claudio Ivo. A mediação ficará a cargo da gestora da Vila da Música, Dane de Jade.
No dia 19/01 a Vila exibe em seu canal, em parceria com o SESC e Fundação Casa Grande, o documentário Museus Orgânicos. O documentário faz um passeio pelos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, que são museus abertos, estruturados nas residências dos Mestres numa perspectiva de uso social do patrimônio. São lares onde homens e mulheres surgem como contadores de narrativas, como cidadãos inclusos, como atores vivos da história.
Já no dia 20/01 acontece um bate papo especial em alusão ao dia de combate à intolerância religiosa com o tema Intolerância Religiosa: herança secular da casa grande. Participam desta conversa Babá Edilson de Omolu, patriarca do Terreiro Ilé Asé Omo Ayê, primeira casa de Candomblé da cidade do Crato, e o Pai Marcos, fundador da “Tenda das Sete Luzes do Caboclo das Sete Encruzilhadas. A mediação é do jornalista Kennedy Saldanha.
E dando continuidade à programação do mês de janeiro, a Vila da Música e o Porto Dragão lançam simultaneamente dois episódios do projeto Zona de Criação: dia 21/01, o “Cantando Marias” e no dia 22/01, “Existe sempre uma coisa ausente” com o grupo Ninho. Um trabalho produzido em parceria na cidade do Crato, no final do segundo semestre de 2021. E ainda em parceria com o Porto, a Vila exibe dois trabalhos produzidos para o projeto Arte em Rede, no dia 26/01, Nego Célio com “O Hip é o Saber e o Hop é o Movimento” seguido de um show com a multiartista Mumutante.
E no dia 27/01 a cantora Fatinha Gomes apresenta Bossa Nova – Show Live em homenagem a este movimento musical nascido no final dos anos 50 e fortemente marcado pela influência do samba carioca e do jazz norte-americano. Acompanhada por Diego Souza ao piano, a cantora apresentará um repertório do precursor da Bossa Nova Johnny Alf e das compositoras Joyce e Rosa Passos.
E dando continuidade ao projeto Memória dos Festivais, que vem sendo realizado pela Vila, acontece um encontro, no dia 28/01, com os músicos professores da Vila, Cicero Galdino, Leone Frazão e contará com a participação do músico Edson Silva – onde eles irão traçar um panorama do Festival Cordas Ágio, desde sua idealização até as últimas edições.
E encerrando a programação no dia 29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans – quem sobe ao palco virtual da Vila da Música é cantora Moon Kenzo que irá apresentar o show “Amarga”, produzido pelo Porto Iracema. O “Amarga” é fruto do projeto desenvolvido no Laboratório de Música 2020-21 e foi gravado no Teatro São João, em Sobral. Moon Kenzo assina todas as canções.
Programação sujeita a alterações
PROGRAMAÇÃO
03 a 07/01- Formação para Educadores Musicais: Práticas Coletivas, com Verlucia Nogueira.(formação interna)
18/01
19h
Mateu e Catirina: a personificação do deboche na tradição popular. (Dia Internacional do Riso) com Claudio Ivo e Dane de Jade.
Onde: Instagram @viladamusicace
19/01
19h
Documentário Museus Orgânicos – uma produção SESC e Fundação Casa Grande.
Onde: Canal YouTube Vila da Música
20/01
19h
Intolerância Religiosa: herança secular da casa grande – Babá Edilson de Omolu e Pai Marcos…Mediação Kennedy Saldanha
Onde: Instagram @viladamusicace
21/01
19h
Zona de Criação – Cantando Marias
Onde: Canal YouTube Vila da Música
22/01
19h
Zona de Criação – Existe sempre uma coisa ausente.
Onde: Canal YouTube Vila da Música
26/01
19h
Nego Célio e Mumutante
Onde: Canal YouTube Vila da Música
27/01
19h
Live show com Fatinha Gomes no Dia Nacional da Bossa Nova
Onde: Instagram @viladamusicace
28/01
19
Memória dos Festivais: Festival Cordas Ágio com os músicos professores da Vila da Música.
Onde: Instagram @viladamusicace
29/01
19h
Show Amarga com Moon Kenzo
Onde: Canal YouTube Vila da Música