Circula Ceará encerra temporada 2021

23 de dezembro de 2021 - 16:08 #

Novas etapas do projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, seguirão em 2022. Foto: Hygor Linhares.

Com o show do grupo instrumental Marimbanda, no sábado, 18 de dezembro, na Praça do Zumbi, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, o  projeto Circula Ceará encerrou a etapa de programação de 2021.

Tendo como ponto de partida Canindé, no dia 09 de novembro, o Circula Ceará percorreu 770 km realizando nas quatro primeiras cidades – Pacoti, Russas e Horizonte – programação vasta e diversa contemplando todos os públicos com ações culturais das mais diversas linguagens artísticas – música, audiovisual, teatro, dança, circo, fotografia, literatura e cultura popular tradicional, exposição e intervenção urbana, ocupando os equipamentos culturais e espaços públicos das cidades selecionadas. Até maio de 2022  serão 15 os municípios que receberão as ações do Circula Ceará. Ao todo, são 141 artistas e grupos cearenses selecionados por meio de chamada pública que compõem a programação do Circula Ceará.

“Acreditamos que o Circula Ceará tem sido um exercício importante do Sistema Nacional de Cultura na perspectiva do fortalecimento do nosso Sistema Estadual de Cultura e dos Sistemas Municipais. Temos aí a retomada de início de ano de 2022, entre janeiro e o mês de maio, mais 11 cidades vão ser contempladas com essa ação de programação artística-cultural e de ação institucional junto aos municípios numa parceria muito forte entre o Governo do Estado através da Secult Ceará, com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura), que estão acompanhando com a gente desde o processo de criação mas também agora da execução, avalia Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Estado do Ceará.

Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), o Circula Ceará também conta com o apoio das prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Ações institucionais

Em paralelo à programação cultural, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.

Em Canindé, teve entre seus momentos, a assinatura do  Termo de Adesão do Cineteatro de Canindé ao Sistema Estadual de Teatro (SET), no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Em Pacoti, a assinatura do Protocolo de Intenções para criação do Sistema Municipal de Cultura de Pacoti e o Termo de Adesão do Cine Teatro Luiz Pimenta ao Sistema Estadual de Teatro do Ceará (SET), e o Encontro com Gestores Municipais de Cultura da região do Maciço de Baturité com a Secult. Estiveram presentes na ação representantes dos municípios de Itapiúna, Aratuba, Ocara, Baturité, Mulungu, Capistrano, Guaramiranga, Barreira, Maranguape, Redenção, Chorozinho e  Fortaleza. O objetivo foi fortalecer a política cultural pelo interior, em debate com os gestores.

Em Russas,  foi assinado Termo de Adesão do Teatro Chagas Basílio, CEU das Artes, Anfiteatro do Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara e Centro Cultural Carnaubeira ao Sistema Estadual de Teatros e Espaços Cênicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o Protocolo de Intenção para adesão ao Sistema Estadual de Cultura.

Já em Horizonte, foi assinado o Termo de Adesão do Teatro Nego Cardoso do Centro Cultural Tasso Jereissati e do espaço cênico do CEU ao Sistema Estadual de Teatros e Espaços Cênicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), o Protocolo de Intenção para adesão ao Sistema Estadual de Cultura e a assinatura do Termo do Centro Cultura e Ponto de Cultura Maloca dos Brilhantes de Pacajus.

Em todos municípios aconteceu o Encontro de Bandas de Música do Ceará, reunindo bandas municipais de música  dos municípios que sediaram as etapas do Circula Ceará  juntamente com bandas convidadas de outras regiões do Ceará.

A programação de 2022 em breve será divulgada. Para acompanhar mais informações e a programação,  basta acessar o Instagram @circulace e  @secultceara e o site

www.secult.ce.gov.br