Circula Ceará: abertura em horizonte aconteceu nesta terça, 14/12

15 de dezembro de 2021 - 15:16 #

Fotos: Felipe Abud/Secult Ceará.

O Circula Ceará teve abertura em Horizonte, na noite desta terça-feira, 14/12, no Centro Cultural Tasso Jereissati. A equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará foi recebida por grupos e artistas locais, como o saxofonista Anderson Soares, o grupo Horizonte Band, o grupo de dança “Celebrar” e o grupo de bordados da comunidade quilombola de Alto Alegre – contemplado no I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará – , que exibiu uma exposição que trouxe à tona a história da comunidade. A programação do Circula Ceará, com exposição, oficinas e apresentações continua até 18/12, com entrada franca para todas as atividades.

Participaram da abertura o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará, Mariana Braga Teixeira; o vice-prefeito de Horizonte, Rafael das Casas; a primeira-dama do município, Jô Farias; o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Eloy; a secretária de Cultura e Turismo de Horizonte, Itaciana Andrade; a presidenta do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado (DiCultura), Bárbara Rodrigues; o vice-presidente do DiCultura, Fábio Santiago; e a coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro.

“O Circula Ceará é um exercício do Sistema Nacional de Cultura, garantido na constituição, que estabelece a importância da articulação federativa entre união, estados e municípios, de como esses entes têm um papel importante no desenvolvimento de um país através do exercício do direito à cultura. Quando falamos de direito à Cultura falamos de um direito fundamental, mas também como direito humano”, pontuou o secretário Fabiano Piúba durante a cerimônia de abertura.

O secretário também destacou a importância de se fortalecer os sistemas municipais de cultura. “Uma questão fundamental é sabermos o papel da cultura para o desenvolvimento do município e da comunidade. Para isso é importante ter o Sistema Municipal de Cultura, ter um conselho, um plano e um fundo de cultura, que chamamos de CPF da Cultura”, acrescentou.

Por sua vez, as secretárias Luisa Cela e Mariana Teixeira aproveitaram para destacar o compromisso da pasta da cultura mesmo em tempo de pandemia. “Mesmo com todas as dificuldades da pandemia,  a gente tem buscado garantir a democratização e o acesso à arte. Uma importante estratégia é o Circula Ceará”, destacou a secretária Mariana Braga.

“Quero manifestar a alegria de estar realizando o Circula Ceará porque isso significa muita coisa. Uma das necessidades quando chegamos na Secult era a descentralização das ações da cultura e o Circula Ceará vem para isso. Tanto para fomentar a arte e cultura do Ceará em momento difícil e de construir toda essa programação institucional. Para a gente é uma possibilidade de fortalecer a articulação e construir estratégias. Estamos empenhados em fortalecer cada vez mais o Cultura Ceará”, frisou a secretária Luisa Cela.

Horizonte é a quarta cidade a receber em 2021 o Circula Ceará. O programa continua em mais 11 municípios em 2022. A coordenadora de Artes e Cidadania da Secult Ceará, Valéria Cordeiro, falou sobre as parcerias com as prefeituras locais e com o DiCultura. “Sabemos que sem a parceria da prefeitura e de nossos parceiros como o Dicultura não é possível fazer essa empreitada. Chegamos em Horizonte com ansiedade. Estamos com várias atividades institucionais. A gente vibra com o que temos encontrado e vamos conhecendo em cada cidade”, afirmou.

A secretária de Articulação e Política de Horizonte e primeira-dama,Jô Farias, sinalizou também a importância de se estar realizando o Circula Ceará na cidade. “A parceria nunca foi tão importante para desenvolver as políticas públicas. Tenho certeza que a cultura salvou muitas vidas nessa pandemia. Porque ficamos afastados uns dos outros. Mas graças a Deus, estamos passando por isso. E o governo do estado tem olhado para isso. Estamos falando aqui de uma semana muito rica. Espero que possamos acrescentar algo para a cultura do Ceará. Nós estaremos acompanhando de perto a programação”, salientou.

Mais sobre o Circula Ceará

O Circula Ceará é realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte, através da Secretaria de Cultura e Turismo, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e  Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (o Dicultura). A produção é da Assum Preto Produções.