Pesquisadora da obra de Burle Marx em Fortaleza, arquiteta e urbanista Fernanda Rocha inicia “Portas Abertas”, com live e visita guiada ao jardim do JA

9 de dezembro de 2021 - 11:36

 

Burle Marx assina os dois projetos de jardim do TJA: 1975 e 1991


Arquiteta e urbanista com especial dedicação ao estudo da paisagem, a professora Fernanda Rocha inicia “Portas Abertas – Experiências e aprendizagem cultural” com atividades gratuitas dias 11 e 12 de dezembro. Pesquisadora da obra do paisagista Roberto Burle Marx (1909 – 1994) em Fortaleza, ela compartilha em live (sábado, dia 11) e visita guiada ao jardim (domingo, dia 12) seus estudos e modos de apreciação do pensador brasileiro que é uma das principais referências em paisagismo no mundo.

“Fechamos o ano abrindo”, comemora Fernanda Rocha sobre o lançamento das atividades Portas Abertas e os 30 anos do segundo projeto de jardim do TJA. Com desenho curatorial da jornalista Izabel Gurgel, a temporada de lançamento Portas Abertas segue até março.

Uma “Oferenda ao tempo: 30 anos dos jardins do TJA” abraça a live no youtube do TJA, mediada pela jornalista, e a imersão nos jardins domingo. As duas atividades são gratuitas e acontecem no mesmo horário das 16h.

“Abrem-se as portas do TJA e de seus jardins para a possibilidade de fruição deste lugar acolhedor e envolvente, a elaboração de novos questionamentos sobre nós e nossa cidade, a partilha das ideias que envolveram sua implantação, a compreensão da relação desses espaços com suas espécies vegetais e as vivências que elas nos oferecem e de outras conexões possíveis de serem suscitadas a partir da interação com o público”, diz Fernanda Rocha.
Ela pesquisa o jardim do TJA desde 2006. Um livro e uma cartilha são algumas das publicações realizadas sobre o jardim, além de artigos, exposição e visitas guiadas.

PORTAS ABERTAS

O que é

Somos Portas Abertas para o conhecimento! Utilizando diversas linguagens, focamos na aprendizagem dos diversos atores sociais. Acreditamos na formação, nas ludicidades, no afeto criado a partir das descobertas e no encantamento dos saberes.

Queremos descortinar um novo mundo; queremos aproximar a Arte, Arquitetura e Urbanismo de todos, sem distinção. Baseamos nossa atuação em pilares que consideramos fundamentais para um percurso bonito e vibrante: arte, inovação, mulheres, sustentabilidade.

Nascemos de uma prática. Ainda criança, Fernanda Rocha aprendia sobre a vida e o mundo, ao fazer andanças com a família por Fortaleza, pelo Ceará e pelo Brasil. Um gosto que só se ampliou no curso de Arquitetura e Urbanismo na UFC. De lá pra cá, as andanças aumentaram, junto com o sonho de partilhar estas experiências com outras pessoas. Fernanda Rocha lembra sempre que foi inspirada pelo poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999.

PORTAS ABERTAS

O poema-inspiração

Para abrir portas, inspiramo-nos em um dos maiores escritores brasileiros: João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999). Publicado no livro A educação pela pedra (1966), o poema nos inspirou a pensar em novas formas de enxergar o mundo.   

A arquitetura como construir portas,
de abrir: ou como construir o aberto:
construir, não como ilhar e prender,
nem construir como fechar secretos:
construir portas abertas, em portas;
casas exclusivamente portas e tetos.

O arquiteto: o que abre para o homem
(tudo se sanearia desde casas abertas)
portas por-onde, jamais portas-contra;
por onde, livres: ar luz razão certa.
Até que, tantos livres o amedrontado,
renegou dar a viver no claro e aberto.
Onde vãos de abrir, ele foi amurando
opacos de fechar; onde vidro, concreto;
até fechar o homem: na capela útero, com
confortos de matriz, outra vez feto.

João Cabral de Melo Neto

Fernanda Rocha

Arquiteta e Urbanista pela UFC, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Minter Mackenzie/Unifor e em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-ProPGeo, da Uece. Especialista em Ensino de Arquitetura Paisagística, pela Fupam USP, Ifla, Abap e Unesco e em Paisagismo pela Puc do Paraná. É professora da Universidade de Fortaleza, onde coordena o Laboratório da Paisagem, criado em parceria com a Ufpe e Ufc. Coordenou os cursos de Pós-Graduação lato sensu: Arquitetura de Interiores (Turma 6); Mobilidade Urbana (Turma 2); Paisagismo (Turmas 1 a 4); Patrimônio e Restauro (Turma1), tendo sido responsável pela implantação dos dois últimos. Lecionou em Pós-Graduações de diferentes estados brasileiros. Atua nas áreas de projeto arquitetônico, paisagismo e arquitetura de interiores, tendo premiações em cada uma delas, assim como na prática docente, que exerce desde 2002. As pesquisas no jardim do TJA começaram em 2006.

Izabel Gurgel

É jornalista com estudos na UFC, UFBA e Fundação Joaquim Nabuco. Na condição de leitora, elabora e realiza conteúdos e atividades curatoriais. Com uma compreensão ampliada de patrimônio cultural, faz ações formativas baseadas em trajetórias artísticas (Frida Kahlo, Clarice Lispector, Cora Coralina). Nas séries A Cozinha do Tempo e Cidade Portátil, de aulas e encontros em vários formatos, faz apreciação de lugares, acontecimentos, acervos imateriais e físicos, trabalhando por exemplo, sobre a arquitetura para a vida em comum (Theatro José de Alencar), arte pública (obra de Sérvulo Esmeraldo em Fortaleza), coleções (rendas do Museu Arthur Ramos) etc.

 

:: Serviço

Portas Abertas – Experiências e aprendizagem cultural

Oferenda ao Tempo: 30 anos do jardim do TJA

1.Live no youtube do TJA

Sábado, 11 de dezembro, 16h

Com a arquiteta e urbanista Fernanda Rocha e jornalista Izabel Gurgel

grátis

2.Visita guiada ao jardim do TJA

Domingo, 12 de dezembro, 16h*

Com Fernanda Rocha, pesquisadora dos jardins de Burle Marx em Fortaleza

* seguindo os protocolos recomendados de saúde: use máscara, leve seu passaporte de vacinação

grátis

 

 

 

 

Portas Abertas: (85) 99986.0046

TJA: (85) 3101.2583 3101.2566 3101.2567

Instagram Portas Abertas: @oficialportasabertas

Facebook Portas Abertas: https://www.facebook.com/oficialportasabertas

Instagram TJA: @tja.theatrojosedealencar