Abertura do Circula Ceará em Russas aconteceu nesta terça, 7/12

8 de dezembro de 2021 - 17:31 #

A abertura do Circula Ceará em Russas, na noite desta terça-feira, 7/12, aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; da coordenadora de Artes e Diversidade da Secult Ceará, Valéria Cordeiro; do prefeito de Russas, Sávio Gurgel Nogueira; do vice-prefeito Márcio Carvalho Sombra; do presidente da Câmara dos Vereadores, Girleudo Lourenço; do secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Frank Lourenço; do vice-presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago; e de vereadores. Os poetas Mírian Teodózio e Luiz Viana participaram do cerimonial, cantando e declamando Juvenal Galeno.

“Cultura é um direito básico e fundamental, garantido na nossa constituição. Mas também é um direito humano. A Cultura nos humaniza, ela é um direito indispensável de humanização. As artes e a cultura ampliam nossa capacidade crítica e inventiva de estar no mundo e de transformar o mundo. Por isso, a cultura é vital para o exercício pleno da democracia. Esta casa tem um papel importante para a cultura, em sua agenda social, política e de desenvolvimento da cidade neste sentido”, destacou o secretário Fabiano Piúba em sua fala na Câmara Municipal de Russas.

As múltiplas atividades que acontecem durante o programa Circula Ceará foram ressaltadas pelo  prefeito de Russas, Sávio Gurgel Nogueira. “Para nós é uma honra receber o Circula Ceará, esse projeto da Secretaria de Cultura do Estado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que Russas abraçou e tornou possível a realização. A partir de hoje até o dia 11, teremos muito teatro, música, circo, cultura popular, fotografia, literatura e arte urbana em vários espaços da cidade. Fico feliz de ver a cidade cheia de vida, respirando cultura. Nossa gestão acredita que política cultural deve ser vista como iniciativa de promoção e desenvolvimento econômico com o objetivo de estimular um setor que contribui imensamente para o crescimento para a região”, pontuou o prefeito de Russas.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Frank Lourenço, falou sobre a importância das atividades de formação dentro da programação. “É uma satisfação muito grande estarmos aqui para a abertura desse projeto muito importante para o Ceará, para o Vale do Jaguaribe e para Russas. O Circula Ceará não é apenas a fruição de arte e cultura,  com os espetáculos de artes cênicas e musicais. É muito mais do que isso. É um momento de formação para a classe artística, para professores, para agentes culturais e produtores culturais”, frisou o gestor.

Já o vice-presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura), Fábio Santiago, destacou a oportunidade que o projeto vem trazendo para os gestores de cultura locais. “Quando a gente concluir o Circula Ceará, vamos ter uma teia da cultura muito forte para o estado do Ceará e isso a gente sabe que não é fácil. Se não fosse a sensibilidade do secretário Fabiano Piúba juntamente com sua equipe, talvez não vivenciávamos isso”.

Mais sobre o Circula Ceará

Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão, as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).Em Russas, conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus Russas), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado l do Ceará (Sintsef-Russas), Oficina de Arte Teatro & Cia, Prefeitura Municipal de Russas e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Russas. Em Horizonte, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e Secretaria de Cultura e Turismo. A produção é da Assum Preto Produções.

Confira AQUI a programação artística do Circula Ceará em Russas.

Confira AQUI a programação institucional do Circula Ceará em Russas.