Com apoio da Secult, I Festival de Música do Cais Bar da Redonda divulga canções selecionadas
7 de dezembro de 2021 - 11:00
Evento acontece de 17 a 19/12, em Icapuí-CE, inaugurando o novo Cais Bar.
O Cais Bar aporta em novo destino, a partir de dezembro deste ano. A Praia da Redonda, em Icapuí-CE, receberá a nova sede do tradicional bar cultural, um dos mais vinculados à história da música e da boemia no Ceará. Do Cais Bar original na Praia de Iracema, passando pela mudança para a avenida Washington Soares e, mais recentemente, para o Cais Bar Pedra Branca, no pé da serra, agora o bar toma o rumo do litoral, atracando em uma das mais belas praias do estado.
Para marcar a inauguração, o Cais Bar da Redonda promove de 17 a 19 de dezembro um Festival de Música, destinado a autores de composições inéditas e a intérpretes de todo o País, bem como ao público em geral. Além da mostra competitiva de canções, com R$ 15 mil em prêmios para as melhores obras e a melhor interpretação, o festival contará com shows de artistas cearenses, mantendo a tradição de valorização da cena local, característica do Cais Bar desde a década de 80, na Praia de Iracema.
Foram 128 canções inscritas para o festival, aberto a autores de todo o País. Agora, a produção do evento divulga as canções selecionadas para serem apresentadas no festival, de 17 a 19, na Praia da Redonda. São 20 músicas classificadas na categoria Nacional e seis na categoria Rota das Falésias. A lista de canções classificadas também traz músicas suplentes em cada categoria. A seleção foi realizada por uma comissão especializada, de forma independente, sem participação da produção do festival.
O I Festival de Música do Cais Bar da Redonda conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, das prefeituras das localidades da Rota das Falésias, em especial a Prefeitura de Icapuí, de comerciantes, pousadas e barracas da Redonda e de praias vizinhas.
Para a produção do evento, o festival de canções será um espaço importante para os compositores e intérpretes de todo o Ceará, apreciadores da música brasileira e público em geral, oferecendo, com entrada franca, acesso à apresentação de 26 músicas inscritas pelos participantes e selecionadas pela comissão. O festival, produzido pelos compositores Joaquim Ernesto, Xico Barreto (ex-proprietários do histórico Cais Bar) e Roberto Flávio, também contribui para a descentralização das atividades culturais, ao estabelecer um novo evento para o calendário cultural do litoral do Ceará.
Entre os objetivos do festival, destacam os organizadores, está divulgar e incentivar a criação e produção musical, destacar talentos, promover intercâmbio cultural entre artistas de todas as regiões do Brasil, e proporcionar lazer cultural gratuito para a Praia da Redonda, cidades circunvizinhas e cidades da Rota das Falésias. Direta e indiretamente o festival traz benefícios gerais para todos, com o incremento do comércio, do turismo e dos serviços em geral, além de colocar a Praia da Redonda, de Icapuí, no mapa nacional dos festivais da canção, apontam.
A promoção é do Cais Bar da Redonda, um empreendimento que, lembrando os bons tempos da Praia de Iracema nos anos 80 e 90, é ao mesmo tempo bar, restaurante, centro cultural e espaço para shows, apostando na música brasileira e nos compositores cearenses e ampliando a diversidade de opções oferecidas à população da Praia da Redonda, de Icapuí, dos municípios vizinhos e das cidades da Rota das Falésias, para além do forró da grande indústria e de outros ritmos e artistas que ocupam espaços mais frequentemente nos veículos de comunicação.
SERVIÇO:
Inauguração do Cais Bar da Redonda, com o I Festival de Música. De 17 a 19/12, na praia de Redonda, em Icapuí-CE. Entrada franca.
Site: festivalcaisbardar.wixsite.com/my-site. Instagram: festivalcaisbardaredonda. E-mail: festivalcaisbardaredonda@gmail.com.
Apoio: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, prefeituras das localidades da Rota das Falésias, em especial a Prefeitura de Icapuí, comerciantes, pousadas e barracas da Redonda e de praias vizinhas. Informações: 85.98844-6236.
I FESTIVAL DE MÚSICA DO CAIS BAR DA REDONDA – DE 17 A 19/12/2021
MÚSICAS SELECIONADAS – CATEGORIA NACIONAL
1. Cansei de ser artista. Álcio Barroso. Intérprete: Álcio Barroso. Itapipoca-CE
2. Onde andará Maria. De Luciano Franco e Luis Lima Verde. Intérprete: Arnaldho Sá. Fortaleza-CE
3. Lavadeira. Bárbara Xavier. Intérprete: Bárbara Xavier. Meruoca-CE
4. Saga de cantador. Chermont Jr. Intérprete: Chermont Jr. Macapá-AP
5. Amor de vera. Assis Caminha e Romeu Duarte. Intérprete: Chico Pio. Fortaleza-CE
6. A dor do mundo. Ciço Lifrate. Intérprete: Ciço Lifrate. Lavras da Mangabeira-CE
7. Atrás do tempo. Davi Duarte e Dalwton Moura. Intérprete: Davi Duarte. Fortaleza-CE
8. Maré de saudade. Edinho Vilas Boas e Daniel Fernandes. Intérprete: Edinho Vilas Boas. Fortaleza-CE
9. Eufonia. Edu Asaf e Zé Alexandre. Intérprete: Edu Asaf. Sobral-CE
10. Himalaia. Emília Schram. Intérprete: Emília Schram. Fortaleza-CE
11. Canção transbordante. Eudes Fraga e Thales Martine. Intérprete: Eudes Fraga. Belém-PA
12. Feira da Parangaba. Fabíola Líper. Intérprete: Fabíola Líper. Fortaleza-CE
13. Águas do esquecimento. Fernando Rosa. Intérprete: Fernando Rosa. Fortaleza-CE
14. Dor. Joyce Custódio e Alan Mendonça. Intérprete: Joyce Custódio. Fortaleza-CE
15. A voz do mar. José Ferreira e Everardo. Intérprete: Masor Costa. Fortaleza-CE
16. Mara Hope. Paulo Araújo. Intérprete: Paulo Araújo. Fortaleza-CE
17. Menino sonhador. Ronaldo Cavalcante e Rogério Franco. Intérprete: Sams Ribeiro. Fortaleza-CE
18. 8 minutos. Sara Lizziani. Intérprete: Sara Lizz. Guaramiranga-CE
19. Cantiga de desavença. Serrão de Castro e Cleilson Ribeiro. Intérprete: Serrão de Castro. Fortaleza-CE
20. Sangrar. Alana Alencar e Marcelo. Intérprete: Thainá Bessa. Fortaleza-CE
SUPLENTES – CATEGORIA NACIONAL
1. Front. Wagner Castro. Intérprete: Wagner Castro. Fortaleza-CE
2. Nuvem. Jord Guedes. Intérprete: Jord Guedes. Fortaleza-CE
3. A flor do céu. Davi Silvino. Intérprete: Davi Silvino. Fortaleza-CE
4. Virei pedra, virei lua. Isaac Cândido e Iris. Intérprete: Maria Beatriz. Fortaleza-CE
5. Estradar. Gildomar Marinho. Intérprete: Ercília Lima. Fortaleza-CE
SELECIONADAS – CATEGORIA ROTA DAS FALÉSIAS
1. Sossego. Alisson Henrique. Intérprete: Alisson Henrique. Aracati-CE
2. Portal do Mar. Geová Costa. Intérprete: Geová Costa. Icapuí-CE
3. Aracati, cidade dos bons ventos. Juliano Magno. Intérprete: Juliano Magno. Fortim-CE
4. Abrigo. Luanny Gabrielle. Intérprete: Luanny Gabrielle. Aracati-CE, Quixaba-CE
5. Ibiapaba. Paulo Roberto Aires. Intérprete: Paulo Roberto Aires. Mossoró-RN
6. Preciso me libertar. Leo Vieira e Tuanny Colaço. Beberibe-CE
SUPLENTES – CATEGORIA ROTA DAS FALÉSIAS
1. Saudade atroz. Alan Barboza. Intérprete: Alan Barboza. Icapuí-CE
2. Estrela menor. Jadiel Felix. Intérprete: Owa Undi. Icapuí-CE
3. A luz que te brilha. Cleriston da Paz e Francisco Océlio. Intérprete: Francisco Danilo. Icapuí-CE