Festival NOIA do Audiovisual Universitário comemora seus 20 anos e acontece de forma presencial e online

3 de dezembro de 2021 - 11:47 # #

Ascom Festival NOIA

Filme “Não me chame assim”

O NOIA não apenas chega à vigésima edição: ele CONQUISTA 20 anos de realização ininterrupta. O 20º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário acontece de 07 a 14 de dezembro, em Fortaleza/CE. Este ano, o Festival realiza sua edição em formato presencial e online. Na programação, que é totalmente gratuita, mostras competitivas de curtas-metragens (nacional e cearense), exposição de fotografia e shows de bandas universitárias, sessão NOIA KIDS com Acessibilidade (com legendagem para surdos e ensurdecidos e tradução em Libras), oficinas, debates pós-exibição, Seminário de Sustentabilidade e Fórum do Audiovisual Universitário. A programação presencial acontece no Cinema do Shopping Benfica e a programação online será transmitida pelo YouTube do Festival NOIA.

Existir como um festival de audiovisual universitário durante esses 20 anos significa ter vivido momentos diversos da Cultura e da Educação brasileiras. Dentre alegrias, conquistas, desafios e perdas, o evento consolidou uma identidade e uma programação, que é esperada por estudantes, realizadores, produtores e público.

Duas gerações de artistas passaram pelo NOIA, construíram suas carreiras em nível local, nacional e, em alguns casos, internacional. Muitos desses (então jovens) artistas cearenses têm memórias com o evento e com suas participações no Festival, tanto nas mostras de cinema, como nas de música e de fotografia. Dentre eles, Pedro Diógenes (cinema), Diego Akel (cinema de animação), Leonardo Mouramateus (cinema), Bárbara Moira (fotografia), Jord Guedes (música), Sávio Fernandes (cinema), Pedro Falcão (música), Sara Lizz (música), Filosofia Inverso (música) etc.

Dentre todos esses, Pedro Diógenes e Diego Akel já circularam com seus filmes em diversos festivais nacionais e internacionais. Pedro Diógenes dirigiu e roteirizou 7 longas-metragens, realizou 10 curtas e trabalhou como técnico de som em mais de 60 filmes. Seus longas foram distribuídos nas salas de cinema do Brasil e foram premiados em festivais como: Festival de Brasília, Festival do Rio de Janeiro, Bafici (Argentina), Mostra de Tiradentes, Janela Internacional de Recife, Cine/B (Chile), Santa Maria da Feira (Portugal), Olhar de Cinema de Curitiba, Transcinema (Peru), Cine Ceara, Mostra do Filme Livre, Festival Lume de Cinema, Cine Under Recife, Festival de Vitoria, Mostra de Gostoso, Queer Lisboa (Portugal), ForRainbow, Mostra Internacional de São Luís, Pachamama, CineEsquemaNovo e Cine Jardim. Alem disso os filmes foram exibidos em importantes festivais dentro e fora do pais como: Locarno (Suíça), Roterdan (Holanda), FidMarseille (França), Mar Del Plata (Uruguai), Viennale (Áustria), L’Alternative (Espanha), Hollywood Brazillian Film Festival (Estados Unidos), Tallin Black Nights (Estônia), Mostra Internacional de São Paulo, Mix Brasil, Semana dos Realizadores, Olhar de Cinema, Panorama de Cinema, CineOP, entre outros.

Diego Akel ama o desenho, a pintura e as imagens animadas. Junto à sua paixão por viagens e idiomas, viaja todo o mundo fazendo filmes, ministrando cursos e sobretudo fazendo novos amigos com essas paixões em comum. Retrata seu dia-a-dia em seus cadernos e em seus filmes incorpora tudo – trabalhos livres e soltos, expressões de um momento, trabalha desde 2002 com artes plásticas, fotografia e cinema de animação, atuando como animador, produtor criativo, realizador, curador e instrutor de oficinas. A obra de Akel no campo da animação experimental é reconhecida internacionalmente como referência na área, com oficinas ministradas pelo Brasil, Europa e América Latina, já tendo seus filmes citados em sites como Colossal, Cartoon Brew, Hypeness e publicações brasileiras especializadas como a revista Filme Cultura. Entre suas pesquisas, estuda a animação como uma forma espontânea de criação artística utilizando dispositivos móveis, mesclando tecnologias de ponta com abordagens artesanais.

Muitos jovens encontraram no Festival NOIA um espaço para mostrar seus trabalhos, encontrar seus pares, trocar experiências, conhecer pessoas e dar um passo na construção das suas carreiras como artistas. E é esse o legado que o Festival constrói no Estado do Ceará e no cenário cultural brasileiro. Fruição, formação e entretenimento são o terreno onde florescem encontros, memórias e novos pactos de continuidade.

O FESTIVAL NOIA 2021 é realizado pela PROPONO Consultoria Cultural, com patrocínio de Enel, M Dias Branco e Vicunha, em parceria com Shopping Benfica e Cinemas Benfica, com Promoção da Fundação Demócrito Rocha, Canal FDR, Grupo de Comunicação O Povo e Vida & Arte, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará via Mecenas Ceará, Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Serviço:

20º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário