Planetário Rubens de Azevedo amplia funcionamento a partir desta quinta-feira (2)

2 de dezembro de 2021 - 09:35

Com funcionamento de quinta a domingo em dezembro, o equipamento traz duas novas sessões. O acesso será condicionado à apresentação de passaporte vacinal. 

No mês em que é comemorado o Dia Nacional da Astronomia, no dia 2 de dezembro, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que integra o complexo cultural Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz boas novas. Além de ampliar o seu funcionamento, estendendo sua programação, o equipamento realizará novos encontros do Curso Popular de Astronomia. Em respeito às orientações do Governo do Estado para enfrentamento ao novo coronavírus, por meio de decreto, a participação das ações ficará condicionada à apresentação do passaporte vacinal e documento de identificação por pessoas com idade a partir de 12 anos. A sala passa a operar com a totalidade da sua capacidade de ocupação, mas o uso de máscara permanece obrigatório.

Curso Popular de Astronomia

Iniciado no último dia 27 de novembro, o Curso Popular de Astronomia continua com três encontros ao longo do mês. O curso rápido seguirá aos sábados, nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, com horários às 14h30 e às 15h30. Serão abordados, nas respectivas datas, os temas “Astronomia Grega”, “Constelações”, e “O Sistema Solar”, com aulas ministradas pelos planetaristas Paulo Otávio e Thiago Henrique. Indicada para pessoas com idade a partir de 12 anos, a participação é gratuita mediante a inscrição prévia via formulário virtual disponível na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br/cursopopular), disponível também no site do Dragão.

Sessões educativas

Abrindo a temporada de férias, o Planetário amplia o seu funcionamento e traz sessões também às quintas-feiras. As novidades são “A Lenda da Princesa Acorrentada”, com sessões quintas e sextas, às 19h, e sábados e domingos, às 18h; e “Passaporte para o Universo”, exibida aos sábados e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira), e podem ser adquiridos antecipadamente no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física do Planetário.


PROGRAMAÇÃO

Curso Popular de Astronomia
04/12- “Astronomia Grega” com Thiago Henrique
11/12 – “Constelações”, com Paulo Otávio
18/12 – “O Sistema Solar”, com Thiago Henrique

Noite das Estrelas
Dias 8 e 9 de dezembro, das 19h às 21h, no Espaço Mix, em frente ao Planetário. Livre.

Sessões educativas

Quintas e sextas de dezembro
18h – “Viagem no Foguete de Papel” (sessão infantil)
19h – ” A Lenda da Princesa Acorrentada” (sessão juvenil-adulta)

Sábados e domingos
17h – Viagem no Foguete de Papel (sessão infantil)
18h – Astronomia Asteca: entre o espaço e o tempo (sessão juvenil – adulta)
19h – Passaporte para o Universo (sessão juvenil-adulta)
20h – A Luz e o Berço da Vida (sessão juvenil-adulta)

Serviço: Programação do Planetário Rubens de Azevedo em dezembro
Datas e horários diversos
Veja mais no site www.dragaodomar.org.br