Pianista pernambucano Amaro Freitas participa de roda de conversa no sábado, 4/12, 16h, no Porto Iracema, e faz show domingo, 5/12, 18h, no Cineteatro São Luiz
2 de dezembro de 2021 - 16:05

Na véspera de seu show no Cineteatro São Luiz Fortaleza, o aclamado pianista e compositor pernambucano Amaro Freitas participa de roda de conversa com produtores/as culturais, músicos/musicistas e outros interessados no tema.
Amaro Freitas é um dos grandes nomes da nova cena musical brasileira. Com discos e shows elogiados por crítica e público, trabalhos lançados no exterior, parcerias com outros artistas consagrados e presença constante em festivais, centros culturais e outros espaços de shows em todas as regiões do Brasil. Tudo isso fazendo música instrumental, autoral, de seu coração ao coração do público.
Todos os interessados no tema são convidados a compartilhar com Amaro Freitas aprendizados e recordações dessa história. Reflexões sobre gestão de carreira, produção cultural, construção de pontes com o público, fazer musical.
A Roda de Conversa com Amaro Freitas é realizada em parceria entre o projeto Jazz em Cena – Temporada Permanente de Jazz em Fortaleza, o Cineteatro São Luiz Fortaleza, a Escola Porto Iracema das Artes (equipamentos da Secult CE) e a produção da 78 Rotações. Apresentação: Ministério do Turismo e Petrobras. Petrobras Cultural.
Domingo, 5/12, 18h: show no Cineteatro São Luiz
Já no domingo,5/12, 18h, Amaro Freitas apresenta no Cineteatro São Luiz o show “Rasif”, e que revela um cruzamento de elementos da cultura popular afrobrasileira com o jazz. Com Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria). Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cineteatro São Luiz Fortaleza e site da Sympla.
No espetáculo musical, influenciado pelo mestre do frevo Capiba, por Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, serão apresentadas músicas como “Coisa nº 4”, de Moacir Santos – única não autoral do repertório –, “Dona Eni”, “Samba de César” e “Trupé”. Na sequência, os músicos contrastam temas frenéticos, com “Aurora” e “Rasif”, ambos evocando momentos de plenitude. Na segunda parte, Amaro introduz uma performance solo e, na sequência, passeia pelo frevo “Encruzilhada”, além de “Vitrais” e “Mantra”.
A apresentação em Fortaleza será uma das últimas da turnê de “Rasif”, realizada através do Programa Petrobras Cultural, com patrocínio da Petrobras e Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Medidas de biossegurança
Não será permitida a entrada nem a permanência de pessoas sem uso de máscaras. É recomendado higienização das mãos, obrigatoriedade de distanciamento social e etiqueta respiratória (tossir e espirrar com proteção do cotovelo e da máscara). Serão disponibilizados quatro totens com álcool em gel 70% para higienização das mãos nos seguintes pontos: porta de entrada principal, Foyer e na entrada de cada um dos banheiros do piso inferior (dois).
O uso dos banheiros será restrito a duas pessoas por vez. A saída da sala de exibição após a sessão será feita por no mínimo três e no máximo cinco portas laterais (a depender da quantidade de público), respeitando a seguinte ordem: primeiro as fileiras próximas à saída, terminando com as mais distantes. Vale ressaltar que após toda sessão será realizada a higienização e a sanitização das poltronas e banheiros.
SERVIÇO:
1. Roda de conversa com Amaro Freitas
Sábado, 4/12, 16h
No Porto Iracema das Artes
Entrada franca
2. Show Amaro Freitas Trio<
Domingo, 5/12, 18h
No Cineteatro São Luiz Fortaleza.
Ingressos: R$ 40, / R$ 20, (meia)
Em ambas as atividades são obrigatórios o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação.