31° Cine Ceará termina nesta sexta-feira (03/12) com anúncio dos vencedores e exibição de longa de Karim Aïnouz

2 de dezembro de 2021 - 17:05 # #

Ascom Cine Ceará

Iniciada no dia 27 de novembro, a 31ª edição teve programação presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, na TV Ceará e no YouTube

Cineteatro São Luiz é um dos espaços de programação presencial do 31º Cine Ceará. Foto: Luiz Alves

Depois de seis dias de exibições, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, realiza nesta sexta-feira, 03 de dezembro, a solenidade de encerramento da 31ª edição, que teve início no dia 27 de novembro. Será às 19h30 no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Na ocasião, serão anunciados os vencedores das mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Competitiva Brasileira de Curta-metragem, longas e curtas vencedores da Mostra Olhar do Ceará e o vencedor do Prêmio Água e Resistência. Após a solenidade, será exibido de forma hors concours o longa “O Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz. O público poderá retirar ingressos gratuitos a partir das 10 horas no site da Bilheteria Virtual. Para o acesso ao cinema, todos devem apresentar o comprovante de duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.

O Marinheiro das Montanhas

O filme é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

O longa, que estreou no Festival de Cannes, é todo narrado por Karim, que lê uma carta para a sua mãe, já falecida, transformada em uma companheira imaginária de viagem. Enquanto relata e comenta episódios da jornada, ele reativa memórias familiares e revela os muitos sentimentos contraditórios que marcam o seu percurso. O processo de criação se deu durante a pandemia, quando se debruçou sobre o material filmado em janeiro de 2019, época em que realizou pela primeira vez a travessia de barco pelo Mar Mediterrâneo para a Argélia e seguiu até as Montanhas Altas no norte do país.

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê, Cagece, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Universidade de Fortaleza e Cegás. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021 em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo e canal Cine Ceará no YouTube. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.