Com apoio da Secult, XIV Festival da Lagosta em Icapuí segue até domingo (28)

25 de novembro de 2021 - 10:47

Moqueca de lagosta, Lagosta costa do sol, Lagosta ao molho demi-glace são alguns dos pratos que compõem o circuito gastronômico que está ocorrendo em oito praias da região

Segue até domingo (28) a 14ª edição do tradicional Festival da Lagosta em Icapuí, no Litoral Leste do Ceará. Circuito gastronômico, Mostra Paralela de Gastronomia Tradicional, apresentações artísticas e exposição itinerante compõem a programação que acontece em oito praias da região: Ponta Grossa, Redonda, Barreiras, Requenguela, Vila Nova, Olho d’Água, Tremembé e Praia do Ceará. Para participar do evento, o público deverá apresentar nos estabelecimentos o comprovante de vacinação ou passaporte de vacinação.

No Circuito Gastronômico, 21 estabelecimentos, entre barracas de praias e restaurantes, contam com um prato à base de lagosta no cardápio do festival. Cada espaço está identificado com a marca do evento. Na Praia de Ponta Grossa participam o Refúgio Canaã (Trio lagosta canaã), o Garfo com Letras (Lagosta o pescador) e a Barraca Pantanal (Lagosta Pantanal). Na Praia de Redonda, a Oh! Linda Pousada (Moqueca de lagosta), o Restaurante Jangadeiro (Consomê de lagosta), a Oca Manzuá (Lagosta grelhada com batata na manteiga), a Barraca da Boneca (Espetinho de lagosta), a Pousada Encanto Há (Lagosta encantada), o Cais Bar Redonda (Lagosta no cais), a Casa da Gil (Linguine ao molho de lagosta) e a Barraca do Carlinhos (Lagosta ao alho e óleo).

Na Praia de Barreiras, a Pousada Amor a Mar (Bobó de lagosta), a Barraca Brisa do Mar (Lagosta no abacaxi) e a Barraca da Peixada (Trio da lagosta). Na Praia da Requenguela, a Barraca do João Velho (Lagosta costa do sol); na Praia de Vila Nova, a Pousada Cenário Ideal (Lagosta no cenário); no Olho D’Água, a Mistura do Nordeste (Lagosta ao molho branco); na Praia de Tremembé, a Casa do Mar (Lagosta ao thermidor) e a Pousada Tremembé (Lagosta no abacaxi); e na Praia do Ceará, a Peixada do Toinho (Lagosta ao alho e óleo) e a AV Restaurante (Lagosta ao molho demi-glace). Na compra de cada um dos pratos participantes, o cliente ganha 1 Coca-Cola (KS 290ml ou lata 350ml), sem açúcar conforme as regras da promoção.

Além dos pratos à base de lagosta, os estabelecimentos também participam da Mostra Paralela de Gastronomia Tradicional, com pratos variados que fazem parte de seus cardápios. Os espaços contam também com apresentações artísticas ao longo do dia, entre 12h e 19h30, e uma exposição itinerante de cartazes e registros fotográficos apresentando a trajetória de 14 edições do evento. A cada dia a exposição é instalada em um restaurante do circuito, fazendo assim a sua história circular por todo o evento.

O XIV Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTUR), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e da Secretaria do Turismo do Governo do Estado do Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE), por meio da Lei nº 13.811 de 16 de agosto de 2006, do Banco do Nordeste e do Governo Federal. Agradecimento: Coca-Cola.

Confira a programação deste fim de semana:

26 DE NOVEMBRO DE 2021

19h30 – Apresentação artística: João Victor (Pousada Cenário Ideal – Praia de Vila Nova)

27 DE NOVEMBRO DE 2021

16h30 – Apresentação artística: Jura MPB e Luã Maciel On Bass (Casa da Gil – Praia de Redonda)

16h00 – Apresentação artística: DJ Carriel (Casa do Mar – Praia de Tremembé)

17h00 – Apresentação artística: Leandro Cavalcante e Itauana Ciriberi (Cais Bar Redonda – Praia de Redonda)

17h00 – Apresentação artística: Del Brando (Pousada Encanto Há – Praia de Redonda)

28 DE NOVEMBRO DE 2021

12h00 – Apresentação artística: Abidan (Peixada do Toinho – Praia do Ceará)

12h00 – Apresentação artística: Geová Costa (Restaurante Jangadeiro – Praia de Redonda)

13h00 – Apresentação artística: Júlio Cesar (Barraca do Carlinhos – Praia de Redonda)

14h00 – Apresentação artística: Daniela Campelo (Barraca da Boneca – Praia de Redonda)

17h00 – Apresentação artística: Neuma Lima (Pousada amor a Mar – Praia de Barreiras)

SERVIÇO

XIV Festival da Lagosta – Até 28 de novembro de 2021, em praias de Icapuí, Ceará. Informações: associacaogdtur@gmail.com. Instagram: @festivaldalagostadeicapui. Facebook: GDTurIcapui.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ