TJA recebe nesta sexta-feira (19) evento sobre a Campanha pela Demarcação das Terras Indígenas do Ceará

18 de novembro de 2021 - 10:02

 

Campanha pela Demarcação das Terras Indígenas do Ceará: Evento será realizado, no dia 19 de novembro, no Theatro José de Alencar

A transmissão acontecerá, ao vivo, às 17h30, pelos canais do YouTube do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) e do TJA 

 

Numa realização do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) e os Povos Indígenas do Ceará, o Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe no próximo dia 19 de novembro, às 17h30, o evento “Campanha pela Demarcação das Terras Indígenas do Ceará”.

 

Trazendo como tema “Demarcar a terra é proteger a vida”, o evento traduz-se num encontro de força, luz e espiritualidade, no qual os povos indígenas do Ceará ocuparão o Palco Principal do TJA com um espetáculo que apresentará a ancestralidade de nossos povos originários por meio da música, dança, poesia e, acima de tudo, resistência.

 

Dessa forma, o solo desse Theatro será transformado em um grande espaço onde a cultura originária de nossos povos poderá ser apresentada para todos os cantos do Ceará e do Brasil, através de transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CDPDH (www.youtube.com/cdpdhorg) e do próprio TJA (www.youtube.com/theatrojosedealencar).

 

O Ceará possui 15 povos, espalhados em 20 municípios e que lutam para existir e resistir. Durante muito tempo, para viver, foi necessário o silêncio. Hoje, para viver, é necessário o grito, as cores e a luta. Por isso, esse encontro será de grande importância para conhecermos e reconhecermos a cultura dos nossos povos que, mesmo diante dos massacres, continuaram vivos e passam suas culturas de geração em geração.

 

Esse encontro de jenipapo e urucum, de maracás e tambores, de toré e torém, será ainda um grande instrumento para a promoção da Campanha pela Demarcação dos Territórios Indígenas do Ceará – “Povos Indígenas do Ceará: Demarcar a Terra é proteger a vida”.

 

Sobre o CDPDH

O Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza nasceu no ano de 1982 por decisão do Conselho de Pastoral da referida Arquidiocese, sendo pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, apartidária, de caráter pastoral, e foi constituído sob forma de associação. A sua criação insere-se no contexto do trabalho das Comunidades Eclesiais de Base que, animadas pelo Arcebispo de Fortaleza D. Aloísio Lorscheider, lutavam pelos direitos dos mais pobres e excluídos, sobretudo por moradia.

 

Em sua história, o CDPDH tem se mostrado um grande aliado das comunidades indígenas na efetivação e na busca de seus direitos. Atuando na educação jurídica popular através da formação das comunidades na conscientização de seus direitos, na proposição de políticas públicas e no apoio jurídico.

 

Durante os seus mais de 35 anos de existência, o CDPDH revelou-se uma referência na luta pelos Direitos Humanos no Ceará, sendo parte de diversos Conselhos Públicos e estando à frente de grandes debates e discussões das políticas de Direitos Humanos a nível local e nacional.

 

SERVIÇO

Evento “Campanha pela Demarcação das Terras Indígenas do Ceará”

Quando: dia 19 de novembro, às 17h30

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Transmissão: www.youtube.com/cdpdhorg e www.youtube.com/theatrojosedealencar

Outras info: cdpdh@cdpdh.org.br