Um sertão de afetos para homenagear Rachel

16 de novembro de 2021 - 10:59 #

A escritora Rachel de Queiroz será homenageada com uma programação cultural na cidade de Quixadá, no Sertão Central.

A Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural realiza de 16 a 19 de novembro, a Semana Cultural Rachel de Queiroz. O evento objetiva promover uma reflexão acerca dos caminhos da literatura regionalista, buscando despertar o interesse nas novas gerações pela escrita produzida por Rachel de Queiroz nos seus mais diferentes formatos.

Segundo o Secretário de Cultura, Clébio Viriato, a semana cultural é bem importante para a região, pois além de preservar a memória viva de nossos grandes escritores, ratifica o sentimento de pertença da cidade em relação à escritora e sua obra. “Uma espécie de pacto do povo do lugar em reconhecimento da literatura como espaço privilegiado de troca de afetos e saberes. Sobretudo ao reconhecimento deste universo lúdico onde Quixadá é um personagem importante na vida da escritora Rachel de Queiroz “, conclui.

A programação contará com Sessão Especial da Academia Cearense de Letras na Fazenda Não Me Deixes, Visitas Guiadas ao Memorial Rachel de Queiroz para turistas, visitantes e alunos das escolas públicas municipais, debates e palestras, saraus poéticos, apresentações artísticas e o lançamento de vídeo visita guiada On Line a Fazenda Não Me Deixes.

Semana Cultural Rachel de Queiroz

É uma ação que vem sendo realizada em Quixadá, desde 2014 em Quixadá, para comemorar o aniversário de sua mais ilustre filha: a escritora Rachel de Queiroz, primeira mulher no país a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Naquele ano o ponto alto do evento foi a entrega da estátua Rachel de Queiroz, projeto idealizado por Clebio Viriato Ribeiro, Gladson Martins e Hidário Matos através da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá e Rede de Atenção Cego Aderaldo.

Serviço: Semana Cultural Rachel de Queiroz.

De 16 a 19 de novembro de 2021

Local e horário (conforme programação a seguir)

PROGRAMAÇÃO SEMANA CULTURAL DE QUIXADÁ

16/11: Dia de Visita e de Sarau Literário

08h30 às 17h30 – Visita Guiada ao Memorial Rachel de Queiroz

17h – Sarau Literário nas escadarias do Memorial.

17/11: Café com Rachel e Parabéns à filha querida do Sertão.

10h – Sessão especial da Academia Cearense de Letras na Fazenda Não Me Deixes.

20h – Apresentação da Orquestra Sanfônica de Quixadá, da Banda de Música Municipal, com a participação especial da cantora Livia Mara e os Parabéns a Escritora com a Chuva de Pétalas.

18/11: Fazenda, Memórias e Afetos

19h – Lançamento da Visita Guiada Online à fazenda Não Me Deixe. Bate-papo especial com Lourdinha Leite Barbosa, Clébio Viriato Ribeiro e Ana Paula.

19/11: 67º Aniversário da Biblioteca Rachel de Queiroz/ SESC Fortaleza.

15h – Oficina: Tour Virtual Pela Exposição do Memorial Rachel de Queiroz pela Plataforma Google Meet.