Bece: confira a programação de 13 a 21 de novembro

12 de novembro de 2021 - 11:18 # #

Prof. Dr. Segone Cossa

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza neste final de semana (13 e 14/11) a programação infantil “Contação de Histórias: Espetáculo “Se Cajueiro Falassé” com Zepelim Arte Para Infância. Nos dias 20 e 21/11 a contação fica por conta da artista Sâmia Bittencourt com o espetáculo “Contos e Cantos”. A entrada é gratuita e para ter acesso é necessário agendamento prévio no site bece.cultura.ce.gov.br/servicos.

No dia 16/11 (terça-feira), o artista visual e educador Samuel em Transe é o convidado do programa Histórias de Quem Lê. Já no dia 17/11, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, realiza a II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira.

O professor doutor Segone Cossa abordará as especificidades da pesquisa acadêmica em antropologia e decolonização no programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica no dia 18/11.

CONFIRA O RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:

Presencial*:

Dias 13 e 14, às 10h30 e às 14h30 – Contação de Histórias: “Se Cajueiro Falasse” com Zepelim Arte Para Infância

Dia 17, às 13h30 e às 14h30 – II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira

Dias 20 e 21, às 10h30 e às 14h30 – Contação de Histórias: “Contos e Cantos” com Sâmia Bittencourt

Virtual:

Dia 16, às 18h – Programa “Histórias de Quem Lê recebe Samuel em Transe”, artista visual e educador.

Dia 18, às 15h – Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “Antropologia Nos Estudos Africanos: Uma Proposta de Etnografia do Retorno” com Segone Cossa

*Para as atividades presenciais faz-se necessário o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social, de acordo com os protocolos recomendados no combate ao Covid-19.

PROGRAMAÇÃO POR ORDEM CRONOLÓGICA

DIA 13 e 14/11 – SÁBADO E DOMINGO

10h30 e 14h30 | Contação de Histórias: Espetáculo “Se Cajueiro Falasse” com Zepelim Arte Para a Infância

Setor Infantil / Uso obrigatório de máscara.

Mediante agendamento: Cada família pode agendar no máximo quatro pessoas, entre adultos e crianças, por agendamento. https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/

Um cajueiro como testemunha e uma ruma de histórias e confusões são os principais ingredientes dessa divertida contação de histórias do grupo Zepelim Arte Para a Infância. Uma obra criada a partir das vivências dos integrantes do grupo nos diversos espaços de educação e diversão e as experiências com a música, o teatro e a arte de contar histórias na cidade de Fortaleza e de Pacajus- Ce. Zepelim Arte Para a Infância é um grupo de profissionais da cultura dedicados na criação e difusão de conteúdos artísticos para a infância.

DIA 16/11 – TERÇA-FEIRA

18h – Programa “Histórias de Quem Lê recebe Samuel em Transe”, artista visual e educador.

Youtube Bece / 50 min / Classificação indicativa: Livre

O programa da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra, a biblioteca e a literatura. Colagista há 10 anos, Samuel já ministrou oficinas na maioria das bibliotecas comunitárias da periferia de Fortaleza. Cria colagens digitais e manuais.

DIA 17/11 – QUARTA-FEIRA

13h30 e 14h30 – II Oficina “Desdobre e Dobre – Oficina De Origami” com Uirá Oliveira

Espaço Multiuso da Biblioteca Pública

Inscrições até o dia 16/11: Link da Inscrição.

Uso obrigatório de máscara.

Origami é uma arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel. Na oficina serão ensinadas as peças: tsuru, flor de lótus, piano, porta-retratos, pássaros, baleia, gato, pato, morcego, mesa, caixa de porta-jóias, dentre muitas outras peças. A classificação indicativa é a partir de 10 anos acompanhadas dos pais.

DIA 18/11 – QUINTA-FEIRA

15H – Descobertas da Pesquisa Acadêmica: “Antropologia Nos Estudos Africanos: Uma Proposta de Etnografia do Retorno” com Segone Cossa

Youtube Bece / 50 min/ Classificação indicativa: Livre / Mediação: Rodrigo Ribeiro

O programa conta com a participação de professores com larga experiência no trato com a pesquisa e seus procedimentos teóricos e metodológicos, buscando, assim, esmiuçar os pormenores do trabalho acadêmico de investigação e análise de um determinado tema de estudo nas distintas áreas das Ciências Humanas. O Descobertas… propõe aproximar a Bece dos pesquisadores que, em algum momento, consultaram o seu acervo. Em novembro, contaremos com a presença do Prof. Dr. Segone Cossa, da UNILAB, que abordará as especificidades da pesquisa acadêmica em antropologia e os estudos da decolonização.

DIA 20 e 21/11 – SÁBADO E DOMINGO

10h e 14h | Contação de Histórias: “Contos e Cantos” com Sâmia Bittencourt

Setor Infantil / Uso obrigatório de máscara.

Mediante agendamento: Cada família pode agendar no máximo quatro pessoas, entre adultos e crianças, por agendamento. https://bece.cultura.ce.gov.br/servicos/

A artista Sâmia Bittencourt vem apresentando em seus trabalhos a fusão entre as linguagens do teatro e da música no universo da criação artística voltada para o público infantil. Estreou com “O Romance de Cotinha e Pedro Marinheiro”, com o qual circulou por diversos espaços culturais na cidade de Fortaleza e fora dela. Fruto de uma trajetória de vivências com a tradição popular, difundindo e reinventando a identidade cultural nordestina enquanto importante patrimônio artístico capaz de fortalecer o vínculo com nossas raízes. Nessa Contação de histórias estão: “O menino bulino” e “O Romance de Cotinha e Pedro Marinheiro”, de autoria de Daniel Albuquerque.