Circula Ceará teve abertura em Canindé, nesta terça, 9/11

10 de novembro de 2021 - 09:18 # #

Foto: Felipe Abud

Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Funarte/ Ministério do Turismo, o Circula Ceará teve sua abertura na noite desta terça-feira, 9/11, no cineteatro da Praça dos Mestres da Cultura, em Canindé, e continua nos próximos meses em mais 14 municípios, levando uma programação que envolve mais de 140 artistas e grupos cearenses. Mestres da cultura, artistas e autoridades locais estiveram presentes para celebrar a abertura do programa Circula Ceará. Na ocasião, a Secult Ceará também entregou simbolicamente os instrumentos musicais à banda municipal do maestro J. Ratinho, que se apresentou. O grupo foi um dos 60 contemplados no edital Toda Banda de Música é uma Escola, lançado pela Secult.

“Esse é um projeto de parcerias. Só acontece por conta da parceria do Governo do Ceará, por meio da Secult, com a Funarte e com as prefeituras municipais. Como o nome sugere, é um projeto de circulação de dança, de música, de teatro e de artistas e coletivos que vão apresentar o que há de melhor em suas artes. A gente começa bem aqui em Canindé e na região, compreendendo a cultura como direito mas também como instrumento para exercer a democracia”, destacou o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

O Circula Ceará acontecerá em nos municípios de Canindé, Pacoti, Sobral, Horizonte, Russas, Icapuí, Crateús, Tauá, Itapipoca, Camocim, Viçosa do Ceará, Quixadá, Limoeiro do Norte, Icó e Juazeiro do Norte. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado.Serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará;  Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.

Em Canindé, o Circula Ceará conta com apoio da Prefeitura Municipal de Canindé através da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio de Canindé. O projeto tem parceria da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE) e  Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura ( o Dicultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Acompanhe o Instagram do Circula Ceará (@circulace).