Secretário Fabiano Piúba participa de Inauguração do Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará
8 de novembro de 2021 - 11:21
O secretário da Cultura, Fabiano Piuba, participou nesta sexta-feira (5/11) da inauguração do Espaço Cultural do Ministério Público do Estado do Ceará, na nova sede do MPCE.
A ação presidida pelo procurador-geral de Justiça Do CE, Manuel Pinheiro, foi aberta com a apresentação da Camerata de Fortaleza, da Universidade de Fortaleza, coordenada por Marcos Vinicius Cardoso.
Criado com o objetivo de democratizar os acessos aos bens culturais, o Espaço Cultural é um marco na história dos Ministérios Públicos. “Gostaria de registrar a alegria de estarmos inaugurando este espaço tão importante para o Ceará, Fortaleza e para a arte e a Cultura, principalmente, por este ser o primeiro espaço cultural dos Ministérios Públicos que tenho conhecimento”, ressaltou o procurador Dr Hugo Porto.
Grande parceira desta ação, a Secult esteve ao lado das equipes do MPCE na concepção e curadoria do Espaço Cultural. “Estamos nesta casa em que podemos celebrar a cultura como direito. Um direito que, além de garantia, é um direito humano pois é um fator indispensável de humanização, de vida em comunidade”, afirmou o secretário da Cultura, Fabiano Piuba.Ainda na oportunidade, agradeceu à coordenadora de Patrimônio da Secult, Cristina Holanda, e ao curador da Exposição Carlos Macedo, e ressaltou a importância da abertura deste espaço para o Ceará, para a cultura e para as Artes.
A atividade incluiu o Lançamento da Exposição “O Ministério Público pela Arte”, que conta com obras dos artistas como Heloísa Juaçaba, Audifax, Afonso Lopes, Mateus,
Decartes Gadelha, J Fernandes, Otacílio e Rubens de Azevedo, e curadoria de Carlos Macedo, diretor da Pinacoteca Estadual do Ce.
“Esta exposição traduz a visão que o cidadão e os artistas têm do Ministério Público. E isso só aumenta a nossa responsabilidade. Passar aqui, diariamente, nos fará relembrar sempre deste nosso compromisso com a mudança, inclusão, igualdade, e com as oportunidades para o cidadão cearense”, destacou o Procurador- Geral da Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas.
Dando sequência às atividades, foi lançado o Painel Luzes do Ceará, do artista plástico Sílvio Rabelo, que explicou todas as referências utilizadas na composição da obra.