CCBJ traz bate-papo com o diretor do filme “Cabeça de Nêgo”, nesta sexta, 5/11

5 de novembro de 2021 - 16:20 # # # #

A partir das 19h30, Déo Cardoso estará participando de uma bate-papo com os alunos do Programa de Audiovisual do CCBJ, com transmissão ao vivo pelo Youtube do CCBJ: https://youtu.be/u6fQutoQI2A. Crédito: Marcos k. Hirano

Nesta sexta-feira (05/09), a partir das 19h30 no Youtube do CCBJ no programa FormAção, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) -, apresenta o bate-papo “Cabeças negras: processos de criação do filme Cabeça de Nêgo”, com Déo Cardoso, diretor e roteirista do longa. A conversa acontecerá após a exibição presencial do filme no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, para convidados selecionados e alunos e alunas do programa de audiovisual do CCBJ. O momento do bate-papo será transmitido ao vivo pelo Youtube. Esta programação é aberta ao público e na ocasião, o chat ao vivo fica disponível para interação com o diretor do melhor filme em cartaz, nos últimos meses.

 

A produção cearense apresenta temáticas sobre racismo, autoritarismo e revolução. Estreou em outubro e está nas telonas por todo o Brasil, sendo considerado pelos críticos de cinema, o melhor filme em cartaz, além de ter concorrido entre os 15 longas-metragens que representaram o Brasil, na busca por uma vaga na categoria melhor filme internacional do Oscar 2022, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

 

É a periferia nos cinemas e é claro, que o CCBJ não poderia estar fora desse circuito de exibições e ter a honra de receber o longa. Na semana que antecedeu essa estreia, o filme ficou disponível para o público do Centro, mediante inscrição prévia. “Foram disponibilizados 200 links de acesso exclusivo aos seguidores do CCBJ em sessões virtuais, em que os espectadores puderam assistir de suas casas e, gratuitamente. Tivemos acessos do território do grande Bom Jardim, de várias cidades de todo o Brasil e de fora do país como Lisboa e Alemanha”, comenta Lili Aragão, gerente da Ação Cultural do CCBJ.

 

SINOPSE: Inspirado por um livro dos Panteras Negras, o jovem Saulo Chuvisco tenta impor mudanças em sua escola e acaba entrando em conflito com alguns colegas e professores. Após reagir a um insulto racista, ele é expulso, mas se recusa a deixar as dependências da escola por tempo indeterminado,  dando início a uma grande mobilização coletiva.

 

SOBRE O CCBJ        

  O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária há quase 15 anos. Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). Boa parte da programação está com recurso de texto alternativo nas imagens  #pratodosverem,  com legendas, traduções e interpretações para LIBRAS e ficam gratuitamente disponíveis, para a visualização quando quiser. Para receber as novidades do CCBJ pela lista de transmissão via whatsApp. Salve o contato (85) 9 8127 0954 na sua agenda e dê um oi, informando que deseja se cadastrar na lista de transmissão e a partir de então, você passa a receber as novidades e os acessos diretos da programação CCBJ. A programação cultural semanal do CCBJ, que acontece no formato virtual, nos canais CCBJ: Instagram, Facebook, Youtube e www.ccbj.org.br traz como destaque as lives, estreias e conteúdos variados para todas as idades. Acompanhe a programação semanal resumida e detalhada.

SERVIÇO:                                                                                                              

PROGRAMA FORMAÇÃO COM DÉO CARDOSO EM UM BATE-PAPO SOBRE “CABEÇAS NEGRAS” EM ALUSÃO AO FILME EM CARTAZ, CABEÇA DE NÊGO.

DIA: 05/11 às 19h30

ONDE: YOUTUBE CCBJ. Acesse: https://youtu.be/u6fQutoQI2A