Cineteatro São Luiz: show “Futuro e Memória 2” reúne músicos cearenses, no domingo, 7/11

29 de outubro de 2021 - 18:05 # # #

Rodger Rogério, Téti, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Gilmar Nunes e Theresa Rachel lançam o álbum e o especial audiovisual “Futuro e Memória 2”, interpretando clássicos da canção cearense e composições inéditas de Rogério Franco e Dalwton Moura. O show de lançamento acontece no domingo, 7 de novembro, às 18h, no Cineteatro São Luiz. Ingressos já à venda pelo site Sympla: R$ 30, e R$ 15. (Foto: Divulgação/Futuro e Memória 2/Aurélio Alves)

O lançamento acontece três anos e meio após o primeiro disco, “Futuro e Memória”, disponível nas plataformas digitais e elogiado por críticos como Zuza Homem de Mello, Mauro Ferreira e Jotabê Medeiros. O álbum também chamou atenção para o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, retratando-o na capa, em 14 cartões com as letras das canções e em um pôster, com fotografias assinadas por Luiz Alves. Uma metáfora de futuro e memória. O disco deu origem ainda a dois clipes e a um show, que circulou por diversas cidades do Ceará e da Paraíba, em um total de 10 apresentações, com 14 músicos no palco. Agora, o novo álbum, “Futuro e Memória 2”, será lançado em show especial no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no domingo, 7 de novembro, às 18h.

O show reunirá Rodger Rogério, Téti, Calé Alencar, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Gilmar Nunes, Theresa Rachel e Rogério Franco, mestres de diversas gerações de nossa cena musical, dos anos 60 até a atualidade.

Com eles no palco, Robson Gomes (teclado e acordeom), pelo maestro Luciano Franco (contrabaixo e arranjos) e por Paulinho Santos (bateria). Além dos violões de Rogério e Dalwton Moura, autores das composições inéditas apresentadas no show, ao lado de clássicos cearenses como “Retrato marrom” (Rodger Rogério/Fausto Nilo), “Vento rei” (Calé Alencar/Zé Maia), “À toa” (Davi Duarte), “Cidade” (Edmar Gonçalves/Marcos Lupi), “Melão caetano” (Ife/Amelinha/Téti), “Em algum lugar sagrado” (Rogério Franco/Marcílio Homem).

Theresa Rachel, que se uniu ao grupo mais recentemente e representa a geração mais jovem de cantoras e instrumentistas que vêm se destacando em Fortaleza, apresentará duas canções inéditas. Rodger Rogério, também ator destacado em filmes como “Bacurau”, “Greta” e “Pacarrete”, também interpretará a faixa-título do projeto, em um novo arranjo.

O show também marca o lançamento do especial audiovisual, gravado no Teatro da Casa de Vovó Dedé, ONG localizada na Barra do Ceará, com cada intérprete apresentando no palco as canções que registrou no disco. O projeto conta com apoio da Casa e do VIII Edital das Artes da Secultfor/Prefeitura de Fortaleza.

“Futuro e Memória 2”: convivência musical

O projeto “Futuro e Memória”, com o primeiro disco lançado em março de 2018, marcou um reencontro desses músicos de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento, troca de experiências e surgimento de novas canções em diferentes parcerias.

A alegria de pegar a estrada para os shows, o lançamento dos clipes das músicas “Mais que sonhar” (Dalwton Moura), interpretada por Kátia Freitas, e “Reinvenção” (Rogério Franco/Dalwton Moura), na voz de Téti, as faixas que seguem tocando em rádio, os vídeos registrando momentos emocionantes em diferentes palcos, o EP de inéditas “Velho Menino”, de Rodger Rogério, as novas canções que surgiram desse estar junto, tudo contribuiu para confirmar e ampliar a coesão do grupo.

O disco “Futuro e Memória 2” surge exatamente da continuidade dessa convivência, mesmo com todas as dificuldades da pandemia. Nos tempos de isolamento mais severo, o grupo se reunia virtualmente uma vez por semana, aos domingos pela manhã, via Internet, cada um em sua casa. Momentos de emoção e da leveza possível diante de dias tão difíceis, entre tantas perdas.

Esses encontros online contaram também com a presença de convidados como Dedé Evangelista, Ricardo Bezerra, Fernando Abreu, Paulo Araújo. Uma série de lives-entrevistas, abertas ao público, foi realizada, ampliando o diálogo com os participantes do projeto e outros nomes da cena musical cearense.

Diversos integrantes do grupo também realizaram shows musicais em forma de live, neste um ano e meio desde o início de tantas mudanças. Vários também participaram de festivais e campanhas solidárias em prol dos colegas trabalhadores da cultura, ao longo destes 18 meses de pandemia até aqui.

SERVIÇO:
Show “Futuro e Memória”. Com Rodger Rogério, Téti, Calé Alencar, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Gilmar Nunes, Theresa Rachel, Rogério Franco, Dalwton Moura e banda. Lançamento do disco e do especial audiovisual “Futuro e Memória 2”.

O disco conta com apoio da Secultfor/Prefeitura de Fortaleza, por meio do VIII Edital das Artes. O show conta com apoio do Cineteatro São Luiz e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult.

INGRESSOS: R$ 30, e R$ 15, (lugares limitados, de acordo com decreto estadual sobre combate à pandemia). À venda online na plataforma Sympla.

Mais informações:
Facebook: Futuro e Memória
Instagram: @musicadoceara
www.futuroememoria.com
Redes sociais do Cineteatro São Luiz e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará