31° CINE CEARÁ | Realizadores de Fortaleza (CE) e Santos (SP) podem participar de mostra de curtas com o tema “Cidade Criativa”, título dado pela UNESCO às duas cidades

28 de outubro de 2021 - 14:58 # #

Com inscrições abertas a partir do dia 29 de outubro, a Mostra Pontes Criativas é uma parceria do 31º Cine Ceará com as prefeituras de Fortaleza e de Santos, que integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco, e com o 19º Curta Santos.

“Como minha cidade é criativa?” Este é o tema da mostra de curtas-metragens Pontes Criativas, que o 31º Cine Ceará realiza em parceria com as prefeituras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) e com o 19º Curta Santos. Os dois municípios são integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Podem participar realizadores residentes em Fortaleza ou em Santos há pelo menos dois anos, com produções de até 3 minutos com a temática da mostra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 29 de outubro a 19 de novembro no site do Cine Ceará (www.cineceara.com), onde também está disponível o regulamento.

Cada participante pode inscrever até dois filmes nos gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental. Os curtas inscritos serão avaliados por um júri formado por um representante da Prefeitura de Santos, um da Prefeitura de Fortaleza e um designado pela organização do 31º Cine Ceará. Cinco filmes serão selecionados e exibidos no canal do YouTube do 31º Cine Ceará, que acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro, e no canal do 19º Curta Santos, que será realizado de 8 a 12 de dezembro.

A Mostra Pontes Criativas é uma forma de debater como os habitantes destas duas Cidades Criativas se relacionam com os seus territórios e como enxergam a possibilidade de usarem sua criatividade para desenvolver sua economia e seu próprio bem-estar social.

PREMIAÇÃO

Serão premiados dois filmes: o melhor curta-metragem de realizador de Fortaleza e o melhor curta de realizador de Santos. Os dois serão exibidos na programação presencial do 31º Cine Ceará e na programação online do 19º Curta Santos. O vencedor residente em Santos ganhará uma viagem a Fortaleza para participar de quatro dias da programação do 31º Cine Ceará, e o vencedor residente em Fortaleza receberá como prêmio uma viagem para Santos, para acompanhar quatro dias do festival, incluindo uma incursão pelo ambiente cinematográfico da cidade.

CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO

Fortaleza é desde 2019 a cidade do Design, segundo selo da UNESCO. Santos foi designada em 2015 como a cidade do Cinema. Além de incentivar residentes destas cidades a desenvolverem filmes de curta-metragem que mostrem o potencial criativo e econômico de suas cidades, a mostra visa promover um conhecimento mais amplo acerca da Economia Criativa e sobre o que é a Rede de Cidades Criativas. Esta mostra celebra as relações entre as duas cidades e seus festivais, contribuindo para o intercâmbio entre elas.

31º CINE CEARÁ: QUANDO E ONDE

O 31º Cine Ceará acontecerá de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021, de forma presencial em Fortaleza, em TV por assinatura, em TV aberta e online. Em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), serão exibidos os seis filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, as 12 produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, os três longas da Mostra Olhar do Ceará, de forma hors concours o longa “O Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz, o longa da mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, e os cinco curtas do Prêmio Água e Resistência, realização do Cine Ceará e da Cagece.

A Competitiva Ibero-americana também estará no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Os 17 curtas da Mostra Olhar do Ceará serão exibidos no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no canal do Cine Ceará no YouTube e na TVC. Na emissora serão exibidos também os longas da Mostra Melhor Idade e Mostra Acessibilidade. E no canal do Cine Ceará no YouTube, durante a 31ª edição do festival, também serão disponibilizados os curtas do Prêmio Água e Resistência e serão exibidos os cinco filmes selecionados para a Mostra Pontes Criativas.

Para a programação presencial o festival seguirá os protocolos sanitários vigentes do setor de audiovisual/cinema, estabelecidos pelo Governo do Ceará por meio de decreto. Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993.

O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê e Cagece.

SERVIÇO

31° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 27 de novembro a 03 de dezembro de 2021 em formato presencial no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, TVC e canal Cine Ceará no YouTube. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Fortaleza, membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. www.fortalezacriativa.com.