Em parceria com a Secult, Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará exibe produções cearenses

22 de outubro de 2021 - 09:51 #

Ascom Festival das Artes Cênicas Cena Ceará

O Festival das Artes Cênicas Cena Ceará encerra o ciclo 2020/2021 com a Mostra de Espetáculos celebrando as produções cearenses. Entre os dias 27 e 31 de outubro, o público pode conferir 9 cenas curtas e 10 espetáculos transmitidos pelos canais de YouTube do Porto Dragão, do Dragão do Mar e do Festival das Artes Cênicas.

O Festival das Artes Cênicas apresenta a Mostra de Espetáculos celebrando as produções cearenses no encerramento do ciclo de atividades iniciadas em 2020. As apresentações das 9 Cenas Curtas e dos 10 Espetáculos selecionados serão exibidas no canal do YouTube do Festival das Artes Cênicas e dos parceiros Porto Dragão e Dragão do Mar, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), entre os dias 27 e 31 de outubro, com exibições às 19h e às 21h e uma apresentação infantil às 15h. As transmissões serão comandadas por Patrícia Dawson, atriz, performer, apresentadora, artista multilinguagens, integrante do coletivo As Travestidas.

Para esta edição, o FAC Cena Ceará apresenta na programação um olhar para a produção cearense em Artes Cênicas, com estreias entre 2020 e 2021, considerando o contexto de pandemia que atravessa a criação da obra. A ideia principal do FAC, que apresenta as linguagens cênicas do Teatro, Circo e Dança, é dialogar e colaborar com a sustentabilidade dos grupos artísticos do Ceará. A Convocatória da Mostra de Espetáculos do FAC Cena Ceará 2021 recebeu 102 inscrições, sendo 62 para mostra de espetáculos (destas, 48 de teatro, 8 de dança e 6 de circo), e 40 para cenas curtas, distribuídas em 14 de teatro, 6 performances, 7 de dança, 9 de circo e 4 de outras linguagens.

O festival contou com uma curadoria diversificada, que ponderou aspectos estéticos e a transversalidade de temas como representatividade e descentralização como critérios para a seleção. Na Comissão de Curadoria estão Ana Caroline, artista circense, piauiense radicada no Amapá, Rita Aquino, artista e educadora em Dança, carioca radicada na Bahia, e Dane de Jade, atriz-pesquisadora e arte educadora do Ceará. As curadoras analisaram as linguagens de Circo, Dança e Teatro, respectivamente. Todas as produções selecionadas são cearenses.

“A arte nos aponta um caminho de alegria e esperança em tempos embrutecidos, é um lume para enxergarmos possibilidades de reinvenção. Nos solidarizamos com quem perdeu entes queridos, artistas nos deixaram sem suas presenças, seja nos palcos, na televisão ou no cinema. A pandemia nos impôs cenários impossíveis de ignorar e queremos contribuir com o debate das realidades vividas pelo nosso povo, através da difusão das artes cênicas”, destaca Monique Cardoso, diretora do FAC.

Nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de outubro o FAC Cena Ceará exibe os Espetáculos e as Cenas Curtas. Os canais de transmissão são diversificados, para saber mais acesse a programação a seguir. Após as exibições de cada espetáculo da Mostra, os grupos artísticos farão debates ao vivo no Instagram do evento @festivaldasartescenicas. As conversas serão sobre a obra selecionada e o contexto no qual foi criada.

Paralelo à Mostra, o FAC realiza atividades pedagógicas, através de mediação cultural em escolas livres de artes, realizando debates sobre cultura e produção artística, preparando a plateia jovem para assistir aos espetáculos.

A Mostra de Espetáculos FAC Cena Ceará 2021 conta com os patrocínios do Itaú e Instituto Aço Cearense e parcerias do Hub Cultural do Ceará, Centro Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Ato Marketing Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

PROGRAMAÇÃO

25, 26 e 27/10 – 14h às 17h

Oficina Palhaçaria e Potência de vida, com Alysson Lemos, na Escola Nely Caula de Carvalho, Caucaia.

27/10 (quarta-feira)

19h – Abertura
Espetáculo: DAS QUE OUSARAM DESOBEDECER, Cia Bravia (@ciabravia), no canal do Youtube Porto Dragão.

21h – Cena Curta: LAVA, dePreto Produções (@depreto_artisticas). Em seguida, espetáculo: LANÇA CABOCLA, Plataforma Lança Cabocla (@lanca_cabocla), no canal do Youtube Dragão do Mar.

28/10 (quinta-feira)

19h – Cena Curta: O SONHO, Para minhas filhas (@paraminhasfilhas_). Em seguida, espetáculo: ARIADNE – CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO, Cia Crisálida (@ciacrisalida), no canal do Youtube Porto Dragão.

21h – Cena Curta: EL SUDAKON: NA FAIXA, Coletivo Os Desconhecidos (@desconhecidos_ceara). Em seguida, espetáculo: O ARREBATAMENTO, AS 10 Graças de Palhaçaria (@as10gracas), pelo Youtube do Dragão do Mar.

29/10 (sexta-feira)

15h – Cena Curta: SUSPIRO HALTEROFILISTA, Companhia Laguz (@laguzcirco). Em seguida, espetáculo – GUERRA DE CUPCAKE, K’Os Coletivo (@kos.coletivo), no YouTube do Festival das Artes Cênicas.

19h – Cena Curta – AS PELES QUE HABITO, De Cleber Alves (@clebergestoalves). Em seguida, espetáculo – ORALIDANÇAS: DIZERES DO CORPO EMERGENTE, Cia Balé Baião (@ciabalebaiao), no canal do Youtube Porto Dragão.

30/10 (sábado)

19h – Cena Curta: NUNCA VI NO MAR, Cambada de Teatro (@cambadadeteatro). Em seguida, espetáculo: LASTÁ, Grupo Bricoleiros (@bricoleiros), no canal do Youtube Porto Dragão.

21h – Cena Curta: AUSÊNCIAS, Coletivo Atuantes em Cena (@coletivoatuantesemcena), às 21h, pelo Youtube do Dragão do Mar. Em seguida, espetáculo: O FANTÁSTICO CIRCO TEATRO DO ARTISTA DA FOME, Cangaias Coletivo (@cangaiascoletivoteatral), pelo Youtube do Dragão do Mar.

31/10 (domingo)

19h – Cena Curta: CAMADAS, Danyllo Camilo (@danyllodc). Em seguida, espetáculo: DELIRANTES E MALSÃS, No barraco da constância tem! (@barracons), no canal do Youtube Porto Dragão.

21h – Cena Curta: NULONUNCA 2.ALGUMA COISA, Alysson Lemos (@alyssonlemos.bufo). Em seguida, espetáculo: CORTE, Corte (@larissa.goes @priscila.smiths @andreiapirespeixes @geane.albuquerque @solmoufer), no canal do Youtube do Festival das Artes Cênicas.

Após cada espetáculo acontece um debate com integrantes do grupo e Monique Cardoso, no perfil @festivaldasartescenicas, no Instagram.

SERVIÇO
Mostra de Espetáculos do Festival das Artes Cênicas Cena Ceará, espetáculos e cenas curtas em exibição entre os dias 27 e 31 de outubro, pelos canais do YouTube do Porto Dragão, do Dragão do Mar e do Festival das Artes Cênicas
Mais informações: @festivaldasartescenicas.