Secult e UECE assinaram Acordo de Cooperação nesta quinta, 21/10

21 de outubro de 2021 - 18:30 # #

Foto: Felipe Abud/Secult CE

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) assinaram, na tarde desta quinta-feira, 21/10, no foyer do Theatro José de Alencar, um acordo de cooperação, que tem por objetivo a realização de ações conjuntas para implementação de uma politica articulada e integrada, com o fortalecimento da qualificação da gestão cultural e dos campos da formação artística e cultural, assim como na área de produção e difusão de conhecimento em torno das artes e da cultura. Estiveram presentes o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, e o reitor da UECE, prof. Hildebrando dos Santos Soares, para a assinatura do termo, além de diretores de equipamentos e coordenadores da Secult CE, como o coordenador de Conhecimento e Formação, Ernesto Gadelha, que falou sobre a importância da colaboração. Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Reitoria da UECE, Altemar Muniz; a pró-reitora de Extensão da Universidade, professora Lana Nascimento, e a diretora da Editora UECE, a professora Cleudene Aragão.

O secretário Fabiano Piúba ressaltou a importância da institucionalidade com a assinatura do acordo e relembrou a conquista do título de notório saber aos mestres e mestras da cultura, concedido pela Universidade. “Esse é um dia muito importante para nós da Secult. Existe um legado já entre a UECE e a Secretária. Nosso mantra é de política pública não se conjuga na primeira pessoa ela é uma construção social e coletiva. Assinamos o acordo com satisfação pensando na institucionalidade dessa agenda de conhecimento e formação”, destacou o gestor, que também falou da necessidade da aproximação da universidade com a rede de escolas da cultura, para a emissão de certificados, e sobre a possibilidade de lançar publicações da cultura junto à Editora UECE.

Já o reitor da UECE, prof. Hildebrando dos Santos Soares, frisou a antiga parceria com a Secretaria. “Temos com a Secult uma relação amorosa, diria. Tomamos a decisão lá atrás de garantirmos para a cultura popular, a partir do projeto dos metres da cultura, a concessão do título de notório saber a esses mestres. É muito emocionante toda vez que encontro um mestre e há uma identificação deles com a universidade. Temos muita coisa em comum. A UECE está nesse termo com uma missão ousada. Que nós possamos transformar daqui para frente. com muitas mais mudanças do que já temos trabalhando até aqui”, concluiu.