“Mão na Massa”: Arte em Rede 2021 realiza oficina educativa de reutilização de papéis

21 de outubro de 2021 - 11:34 # #

Teresa Monteiro - Assessoria de Comunicação - Theatro José de Alencar

100%

Ministradas por Antonia Gomes, as aulas serão realizadas de 25 a 29 de outubro e seguem durante os dias 1º, 3, 4, 5 e 6 de novembro, das 15h às 17h, através da plataforma Google Meet

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, de 25 a 29 de outubro e nos dias 1º, 3, 4, 5 e 6 de novembro, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet, a oficina “Mão na Massa com Reutilização de Papéis”.

Projeto selecionado pelo Arte em Rede 2021, a atividade, ministrada pela empreendedora Antonia Gomes, visa diversificar a utilização do papel reciclado, desenvolvendo novos objetos artísticos, amenizado o impacto ambiental provocado pela destinação inadequada de papéis.

A proposta do cronograma de atividades será aplicada de forma variada com oficinas teóricas e práticas, sendo realizados procedimentos com apresentação histórica do surgimento do papel, envolvendo uma nova construção para o mundo da arte feito com papel reciclado, transformando o mesmo em massa criativa.

O propósito da realização das oficinas educativas “Mão na Massa com Reutilização de Papéis” é retratar o contexto histórico, abordando os procedimentos de transformação do papel em objetos artísticos, de forma ecologicamente correta e consciente, agregando valores culturais para diversos públicos.

Com carga horária de 20h, as oficinas serão desenvolvidas através de apresentações demonstrativas com os processos de construções dos objetos feitos de papel reciclado, sendo utilizado para decoração de quadros, vidros e ornamentação de ambientes artísticos, possibilitado soluções afetivas no ramo cultural e criativo da arte, apresentado alternativas com técnicas e métodos artísticos para a educação e preservação ambiental.

Material sugerido (não é obrigatório):
Papéis recicláveis (cadernos, xerox, apostilas riscadas, etc), 1 bacia, sacos plásticos, tinta (qualquer tipo de tingimento), peneira, ralador, pedaços de tecido, sal, cola ou grude, copo de vidro ou jarros, copo descartável, copo de plástico, garrafas transparentes, quadros ou molduras.

Sobre a ministrante
Antonia Gomes, 30, residente em Fortaleza, é empreendedora do ramo artístico e idealizadora do projeto RESCQ Papel Machê, uma rede de ensino sustentável para o comércio com qualidade, baseado em sustentabilidade, sensibilização e profissionalização, no qual promove-se capacitações de profissionais através da matéria prima papel machê. Também é responsável por promover a atividade “Mão na Massa Criativa”, com exposições, oficinas e palestras de criatividade artística sobre a valorização do papel em várias cidades do Norte e Nordeste, atuando no desenvolvimento de peças artesanais com base no trabalho manual.

✔ ️ O Arte em Rede – Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais 2021/2022 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. É uma realização em rede pelos equipamentos da Secult Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

SERVIÇO
Oficina educativa “Mão na Massa com Reutilização de Papéis”, com Antonia Gomes
Quando: de 25 a 29 de outubro; 1º, 3, 4, 5 e 6 de novembro, 15h às 17h
Onde: Plataforma Google Meet
Formulário de inscrições: https://cutt.ly/9Rv6ppj