Agentes de Leitura 2021: Programa de Formação teve início nesta segunda, 18/10, na BECE

18 de outubro de 2021 - 14:58 # #

100%Foto: Salvino Lobo

O Programa de Formação dos Agentes de Leitura do Ceará 2021 teve início na manhã desta segunda-feira, 18/10, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). Durante uma semana, os novos agentes de leitura terão aulas, vivências de leitura, participando também de oficinas e de visitas à Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). As atividades dão início ao calendário do Agentes de Leitura, programa de referência nacional nos campos da cultura e da educação que tem por finalidade promover a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura como ação cultural estratégica de inclusão social, desenvolvimento humano e cidadania, com ênfase na formação de leitores, incentivando o aprimoramento da interpretação de textos, e a fruição da leitura literária no âmbito familiar.

“A ação dos agentes de leitura é sobretudo comunitária, solidária, de afeto e de ternura, que possa permitir o encontro através da leitura das pessoas consigo mesmo. A abordagem proposta é cultural e subjetiva da leitura. Vocês, agentes de leitura, vão estar reunidos com pessoas, serão agentes comunitários de leitura. Ao chegar nas casas, esperamos que possam criar ambientes de formação de leitores. Um ambiente de formação de leitores para o mundo”, ressaltou o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, que, na ocasião, também ministrou a aula inaugural intitulada “Leitura e Liberdade” para os jovens agentes de leitura.

Participaram também da abertura do Programa de Formação dos Agentes de Leitura do Ceará 2021 a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a secretária de planejamento e gestão interna da Cultura do Ceará, Mariana Teixeira; a coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará, Goreth Albuquerque; a gestora executiva da BECE, Suzete Nunes; a gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; o representante da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Sandoval Bastos; e o representante do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Jimmy Oliveira.

A missão de levar o livro e a leitura às famílias cearenses foi destacada pela coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult Ceará, Goreth Albuquerque. “Penso que esta é uma política de leitura e formação de leitores mais bonitas que nós temos. Rubens Alves falava da autonomia imensa que é ler. Com o programa Agentes de Leitura, mesmo quem não gosta de ler pode se tornar um leitor. Sabemos que mesmo no contexto da pandemia, era preciso garantir esse programa e hoje estamos aqui dando esse passo”, pontuou.

100%
Foto: Salvino Lobo

Sobre os novos agentes de leitura

Os agentes de leitura são jovens de 18 a 29 anos, egressos do ensino médio da escola pública que foram selecionados por meio de edital da Secult Ceará. Em 2021, o edital Bolsa Agentes de Leitura do Ceará 2021 selecionou três tipos de agentes: o Agente de Leitura Monitor, o Agente de Leitura Mediador, e o Agente de Leitura de Cultura Digital. Os Agentes de Leitura Mediadores são moradores dos territórios das famílias beneficiadas, nos bairros Bom Jardim, Praia de Iracema (Comunidade Poço da Draga), Cais do Porto (Comunidade Castelo Encantado/Vicente Pinzón/Mucuripe), Pan Americano, Curió (Comunidade Curió, São Miguel e Palmeirinha), na grande Messejana. Já os Agentes de Leitura Monitores e os Agentes de Leitura Mediadores de Cultura Digital, egressos de escola pública, de acordo com o edital, podem residir em qualquer bairro de Fortaleza. Mas apenas os Agentes de Leitura Monitores precisam estar matriculados em uma universidade.

Mais sobre o Agentes de Leitura

O Programa Agentes de Leitura está alinhado com o Plano Estadual de Cultura, no que diz respeito às políticas afirmativas, e, no mesmo sentido, com a Lei Estadual Nº. 17.432/2021, deste modo o edital reserva, no mínimo, 20% (vinte por cento) do total de vagas para bolsistas indígenas e negros(as) residentes em Fortaleza. Tem por objetivo ampliar a formação leitora das famílias em situação de extrema pobreza contempladas com o projeto.

Voltado para a promoção e desenvolvimento da Arte e Cultura Cearense, visa ampliar e democratizar a produção e o acesso à arte e à cultura, com base no desenvolvimento da economia dos setores criativos, no fortalecimento da diversidade e da cidadania cultural em todas as regiões do Estado do Ceará. Excepcionalmente, tendo em vista o contexto de pandemia, o programa será desenvolvido somente em Fortaleza, oportunidade para inserir algumas inovações e investigar mais de perto sua validação, como o desenvolvimento e uso de um aplicativo de planejamento e acompanhamento dos jovens mediadores.

FORMAÇÃO AGENTES DE LEITURA DO CEARÁ
18 a 22 de outubro de 2021

Programação

18 de outubro (segunda-feira)
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)

8h30 – Café da Manhã, com recepção e entrega de material

9h30 – Abertura, com fala de boas-vindas da Secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela; da Secretaria de Planejamento e Gestão Mariana Braga, e a primeira-dama do estado Ceará, Onélia Santana.

10h – Aula Magna – “Leitura e Liberdade” – Secretário da Cultura, Escritor, Doutor em Educação e Mestre em História, Fabiano dos Santos.

14h05 – Por dentro da BECE: Visitação e exposição–mediada à exposição “Leitura e Liberdade (curadoria Rosely Nakagawa)

16h – Roda de Conversa: “Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Direito à Cultura”, Francisca Martir da Silva (Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Igualdade Racial (Ceppir) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), advogada com experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Administração Pública; defesa de Direitos Humanos)

19 de outubro (terça-feira)
Local: Porto Iracema das Artes

9h05 – Abertura: Boas vindas da escola Porto Iracema.
Apresentação do Programa da Escola

10h40 – Leitores a caminho: Exposição dialogada “Literatura e Política: Por uma leitura anticolonial do mundo” -, com Paulo W. Lima.

14h – Roda de Conversa “Arte, Cultura e Saúde Mental – Secretária Executiva, Mestre em Saúde Mental, Psicóloga, Luísa Cela.

20 de outubro (quarta-feira)
Local: CDMAC e Porto Iracema das Artes

9h30 – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
Visita Mediada à exposição “Vaqueiros”
Ação Educativa: Roda de Conversa sobre a experiência da mediação cultural, Ícaro Souza, Coordenador de ação educativa e equipe.

11h05 – Auditório do Museu da Cultura Cearense, no CDMAC
Leitores a caminho: Exposição dialogada “Leia com uma criança, leia como uma criança: Fortalecendo o Gosto e o Hábito da Leitura Junto à Família no Lar”, com Vinícius Ferraz.

13h35 – Porto Iracema das Artes
Oficina “Mediação literária: a poesia”, com Talles Azigon

21 de outubro (quinta-feira)
Local: CDMAC e Porto Iracema das Artes

9h30 – MAC, no CDMAC
Visita Mediada: Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Ação Educativa: Roda de Conversa sobre a experiência da mediação de arte contemporânea, Rafael Escócia, Coordenador de Ação Educativa e equipe.

11h05 – Porto Iracema das Artes CDMAC
Leitores a caminho: Exposição dialogada “A Tradição Oral: Contar História como Ato Geracional”, com Rebeka Lúcio

13h35 – Porto Iracema das Artes
Oficina: Ler livro-imagem e livro álbum, com Carliane de Menezes

22 de outubro (sexta-feira)
Local: Porto Dragão e BECE

9h05 – Porto Dragão
Por dentro do Porto Dragão e HUB Cultural do Ceará

10h40 – BECE
Leitores a caminho: Exposição dialogada “Contextualização histórica do Corpo na forma dramática: Corpo-Memória-Leitor-Ouvinte”, com Lucas Madi

13h35 – Roda de Conversa Avaliativa

15h20 – BECE
Apresentação de Encerramento – criação coletiva/direção de Lucas Madi, com Lucas Madi, Paulo W. Lima, Rebeka Lúcio, Vinícius Ferraz e Goreth Albuquerque.

**Programação sujeita a alterações