Secult publica para conhecimento o Edital de Seleção do XIV Encontro Mestres do Mundo

6 de outubro de 2021 - 17:06

Texto e Arte: Ascom Secult Ceará

Em 2021, o evento que reúne os mestres e mestras da cultura do Ceará terá edição virtual. O objetivo do edital é selecionar uma entidade parceira da Secult Ceará para realizar o encontro.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) pública, nesta quarta-feira, 6/10,  para  conhecimento da sociedade, o Edital de Seleção do XIV Encontro Mestres do Mundo – Edição Virtual 2021, que tem por objetivo selecionar  uma entidade de direito privado sem fins lucrativos para formalizar parceria com a Secult Ceará para a realização do evento. O Edital ficará disponível no site www.editais.cultura.ce.gov.br para conhecimento dos interessados de 06 de outubro a 05 de novembro de 2021. Imediatamente após o período de divulgação, serão abertas as inscrições no período de 06 a 20 de novembro de 2021. As inscrições são gratuitas e exclusivamente online pelo mesmo site. O edital tem o aporte financeiro no valor total de R$ 650 mil, oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC).

De 9 a 11 de dezembro o Encontro Mestres do Mundo acontecerá em formato virtual, com a presença controlada de público somente em seu encerramento, que deverá acontecer na Macrorregião do Cariri, em espaço articulado juntamente com a Vila da Música, equipamento da Secult Ceará, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes. A programação acontecerá ao vivo do Theatro José de Alencar (TJA), Casa de Saberes Cego Aderaldo, Vila da Música e Terreiros dos Mestres de forma paralela e concomitante.

O Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante da Secult, realizado desde 2005, como uma importante iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações e expressões da cultura tradicional popular cearense. Em suas treze edições, o Encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de  Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Alto Santo, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato e Aquiraz, reunindo a cada edição os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, certificados pela SECULT CE, em diálogo com brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países, com uma programação riquíssima voltada ao encontro e à troca de saberes. Em 2017, o Encontro foi agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), maior premiação do Brasil na área de patrimônio cultural, classificado em primeiro lugar na categoria de iniciativas de excelência na promoção do patrimônio cultural.

O evento tem por objetivo atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, de 27 de novembro de 2006, que instituiu o registro dos “Tesouros Vivos da Cultura”. Conforme a referida lei, são considerados “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, sejam representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.

No momento, o Ceará possui, em atividade, 70 Mestres e Mestras da Cultura Tradicional Popular, 13 Grupos de Tradição e 3 Coletividades.

Programação do Encontro

O Encontro Mestres do Mundo é uma oportunidade singular de vivenciar a diversidade da cultura popular tradicional através da convivência com os guardiões que mantêm vivas as tradições. Conta com a participação de mestres e grupos locais, regionais e internacionais, promovendo a integração e a troca de experiências. Expressões de linguagens variadas se juntam em uma arena onde os mestres apresentam e transmitem seus saberes e seus fazeres. São momentos mágicos onde o público participante entra em contato com memórias, narrativas e práticas por meio de uma programação ampla de atividades práticas, teóricas e vivenciais. Um dos momentos mais especiais é a distribuição dos participantes em seis categorias de Rodas de Saberes (corpo, mãos, oralidade, sons, sagrado e semente) para o intercâmbio de saberes, contando com a mediação de pesquisadores da cultura popular. Trata-se de um espaço para difundir e gerar conhecimento a partir da trajetória dos Mestres da Cultura e dos Grupos da Cultura Popular do Estado do Ceará.

As terreiradas são os momentos em que os Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará recebem os convidados, mostrando para a comunidade local seus costumes e a sua arte. As noites são marcadas por uma grande diversidade de apresentações de grupos e mestres oriundos das macrorregiões do Ceará, assim como atrações nacionais e internacionais. Ao longo das doze edições, ocorreram ainda diversas oficinas de transmissão dos conhecimentos tradicionais, cursos e ações de educação patrimonial junto a estudantes e professores de escolas públicas, seminários temáticos com reflexões acadêmicas, exposições de fotografias e objetos relacionados às tradições, feirinhas para comercialização de artesanatos feitos pelos mestres e outros produtos relacionados às culturas tradicionais, cortejos, dentre outras atividades. Outro momento significativo é a entrega do diploma de “Tesouro Vivo da Cultura do Ceará” aos novos mestres, grupos e coletividades, cuja seleção oficial precede cada Encontro por meio de edital específico.