Com apoio da Secult, Ecléticos Livre Festival acontece neste sábado, 9/10

6 de outubro de 2021 - 16:30 # # #

Com o apoio da Secretaria da Cultura o Estado do Ceaá (Secult Ceará), o Ecléticos Livre Festival está comemorando cinco anos e preparou uma programação online especial que começou a ser exibida no último dia 25/09 e segue aos sábados de 02 a 16/10, com ações gravadas da Praia da Taíba, Theatro José de Alencar e Parque do Cocó.

Gravado no Theatro José de Alencar, o episódio 1 dos shows que fazem parte da programação comemorativa de anos do Ecléticos Livre Festival, será exibido neste sábado (09), às 16h, no Youtube da WM Cultural.

E, quem sobe ao palco, são as divas da nossa música brasileira: Mel Mattos, Tiê, Isabela Moraes e participação especial de Bruna Ene, todas apresentam repertórios autorais e, claro, com toda energia de voltar aos palcos depois de uma longa pausa devido à pandemia.

A opção de ser gravado foi justamente para garantir a segurança dos artistas, equipe e público em geral. “Nos reinventamos no formato diante do momento de pandemia em que vivemos. Com todas medidas de biossegurança e com a meta de impulsionarmos a economia criativa, geramos um conteúdo artístico plural”, declara o idealizador do festival William Mendonça sobre a adaptação no formato do evento.

Mel Mattos traz músicas de seus álbuns O Retratista e Démodé?!, mas com versões mais eletrônicas e com uma formação enxuta com voz, teclado e bateria. Ela que é dona de uma voz super potente e afinada, também tem se experimentado enquanto atriz, onde participou de “Prosopopeia” e “O Filho Único de Meu Pai”.

Já a cantora paulistana Tiê, apresenta seus grandes sucessos no palco do TJA. Com um recém lançamento disponível nas plataformas digitais, a coletânea Encontros reúne 22 gravações selecionadas pela própria Tiê com o pesquisador musical Renato Vieira, que vão de 2009 a este ano de 2021. Entre os artistas dos feats estão Alexandre Carlo e Luan Santana a David Byrne e Jorge Drexler, passando por Cynthia Luz, Filipe Catto, Rael e Toquinho.

E, encerrando a programação do episódio 1 de shows, tem a cantora e compositora pernambucana Isabela Moraes, que teve suas músicas gravadas por Mariana Aydar e Almério. Isabela, após vinte anos de dedicação à música, gravou seu primeiro álbum em 2020, o “Estamos Vivos”, disponível em todas as plataformas digitais. E, o show apresentado no Ecléticos e que tem a participação de Bruna Ene, é basicamente a estreia do álbum.

O episódio 2 do festival vai ao ar no  sábado (16),  com Luiza Nobel, Banda Dunarey e Alice Caymmi, sempre com exibição no canal do Youtube da WM Cultural.

O festival tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato), realização da WM Cultural, agradecimento à ENEL Distribuição Ceará, apoio do Theatro José de Alencar e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e promoção O Povo e NovaBrasil FM Fortaleza.

Palestra

Também no sábado (09), às 14h, através do Instagram @festivalecleticos, tem a palestra sobre “Empreendedorismo no Mercado da Música”, com Ivanna Tolotti, voltada para a classe artística musical.

Ivanna Tolotti é jornalista, musicista e CEO da startup musical Tum Cult. Seu portfólio de atividades conta com mais de 20 anos de experiência em produções artísticas, produzindo shows com importantes artistas da cena nacional. É idealizadora do Tum Sound Festival (Música, Inovação e Empreendedorismo), importante conferência de música e negócios realizada em Florianópolis, SC.

Música Feat Natureza

O Ecléticos Livre Festival levou para dentro do Theatro José de Alencar, ocupando lugares na plateia, plantas que, além de ornamentarem o espaço, tiveram a representação simbólica de ser um respiro de vida e ao mesmo tempo de esperança, após as medidas rígidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus COVID-19, também fazendo uma alusão aos espaços que sempre ocupou na cidade nesses cinco anos: o Parque do Cocó (Anfiteatro e Adail Barreto), ressaltando valores como a Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, pois desde a primeira edição, o projeto prioriza em sua programação ações como coleta seletiva de resíduos, distribuição de mudas, disponibilização de transporte gratuito saindo da periferia de Fortaleza, atividades formativas, entre outras.

“São quase 2 anos que o setor cultural parou, literalmente. Estamos voltando aos poucos. Sempre falei que fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar e, nesse momento em que acontece o festival ainda com todos os cuidados necessários porque ainda há a pandemia, queríamos levar esse alento ao nosso público. É um cuidado e, ao mesmo tempo, uma mensagem forte que devemos cuidar e valorizar a natureza”, pontua o idealizador do festival, William Mendonça.

SERVIÇO:

“ECLÉTICOS LIVRE FESTIVAL” – EDIÇÃO ESPECIAL 05 ANOS  – Música feat. Natureza.

– Dia 09 de Outubro de 2021

14H: Palestra “Empreendedorismo no Mercado da Música), com Ivanna Tolotti

– Plataforma: Instagram da WM Cultural

16H: Programa Show (Episódio 1) com Mel Mattos, Tiê e Isabela Moraes (participação de Bruna Ene);

– Plataforma: Youtube da WM Cultural

– Dia 16 de Outubro de 2021:

16H: Programa Show (Episódio 2)  com Luiza Nobel, Banda Dunarey e Alice Caymmi.

– Plataforma: Youtube da WM Cultural.

Links:

– Shows e Painel: YOUTUBE https://bityli.com/6o9Snv