BECE | Obra do artista plástico Leonilson é tema de programa da Biblioteca Pública

28 de setembro de 2021 - 12:55

Ascom Bece Ivy Ariane

Live será transmitida pelo Youtube da Bece no dia 29 de setembro

 

O programa “Travessias Literárias”, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), revisita a relevante obra do artista cearense Leonilson (1957-1993), no dia 29/9, às 15h. O equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar – IDM, recebe o professor e pesquisador Lúcio Flávio, que irá comentar o primeiro catálogo raisonné de um artista contemporâneo falecido a ser lançado no Brasil. 

 

Disponível para consulta no setor Atualidades da Bece, o catálogo raisonné de Leonilson é composto por 3 volumes, com 3.400 registros entre obras, estudos e projetos realizados pelo artista, dispostos em ordem cronológica, acondicionados em uma caixa luva. A publicação é bilíngue (português/inglês), traz textos técnicos e críticos, além de listas de exposições, eventos e referências bibliográficas. Uma ferramenta única para apreciadores, curadores, pesquisadores, profissionais do mercado de arte e instituições culturais.

 

A faixa de programação “Travessias Literárias” será transmitida pelo Youtube da Bece e contará com a mediação de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Biblioteca Pública. 

 

Exposição Leitura e Liberdade

 

A obra “Estigmas Curiositas Exvagos”, 1989, de Leonilson, pode ser conferida na exposição “Leitura e Liberdade”. Cedida pelo Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC/CDMAC), a obra foi desenhada como um diário íntimo. Depois de o artista ter sido diagnosticado com HIV, seus últimos trabalhos adquiriram um sentido espiritual, referindo-se à efemeridade e à impermanência. A exposição “Leitura e Liberdade”, que tem curadoria de Rosely Nakagawa e que marca a reabertura física da Bece, revela ao público outras possibilidades de interpretação do que é um livro no contexto das artes e da cultura e pode ser visitada de segunda a domingo, das 9h às 16h, mediante agendamento no site bece.cultura.ce.gov.br

 

José Leonilson

 

Natural de Fortaleza (CE), Leonilson Bezerra Dias constituiu uma extensa produção, predominantemente autobiográfica, que expõe as angústias e os dramas do homem contemporâneo. Com uma carreira curta e intensa, é reconhecido como um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil. Sua obra, marcada por uma refinada escrita poética, bordados frágeis, traços e cores delicadas, está concentrada nos últimos dez anos de sua vida. Recebeu, em 1994, homenagem póstuma e prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

 

Serviço

Programa “Travessias Literárias – Leonilson comentado por Lúcio Flávio”.

Dia 29 de setembro, às 15h

Curadoria: Fernanda Meireles

Youtube da Bece