Com apoio da Secult, Ecléticos Livre Festival comemora 5 anos com edição online

24 de setembro de 2021 - 17:39 # # #

Coordenação de Comunicação do evento: Gigi Borges : gigiborges@gigiborges.com

Ecléticos Livre Festival comemora 05 anos com edição especial online

O Ecléticos Livre Festival é um festival de música, em sua quinta edição, que propõe a fusão das mais diferentes sonoridades e estéticas musicais com o intuito de gerar um território para livre expressão como ferramenta de socialização, intercambio cultural, desenvolvimento artístico do mercado local, a ocupação e a ressignificação de um espaço da cidade através da arte.

Já tradição no calendário cultural da cidade, desta vez, devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus COVID-19 oferece uma programação online. O Ecléticos Livre Festival comemora cinco anos e que irá ao ar nos próximos dias 25/09, 02, 09 e 16/10, no canal do Youtube da WM Cultural. O festival é um projeto aprovado no Mecenato Estadual do Ceará, tem a realização da WM Cultural, agradecimento à ENEL Distribuição Ceará, Apoio do Theatro José de Alencar e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e promoção O Povo e NovaBrasil FM Fortaleza, que neste mês de setembro comemora 3 anos.

Com o tema “Música feat Natureza”, o festival faz uma alusão aos espaços que sempre ocupou na cidade nesses cinco anos: o Parque do Cocó (Anfiteatro e Adail Barreto), ressaltando valores como a Sustentabilidade, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, pois desde a primeira edição, o projeto prioriza em sua programação ações como coleta seletiva de resíduos, distribuição de mudas, disponibilização de transporte gratuito saindo da periferia de Fortaleza, atividades formativas, entre outras.

Ao todo, o festival mobilizou um público de 46 mil pessoas, o que dá uma média de 11,5 pessoas por edição e, já incluindo as atrações de 2021, somamos 27 artistas regionais e 22 de outros estados. E, de acordo com o idealizador do festival, o idealizador do projeto e gestor cultural William Mendonça, para esta edição especial online, além do encontro de grandes artistas, o formato prevê a segurança sanitária com todas as ferramentas de biossegurança necessária e pretende gerar impacto para a economia criativa regional. “Nesta edição comemorativa estamos propondo um encontro sonoro poético de grandes artistas com históricos diversos, territórios diferentes, plurais e autorais em seus universos. Escolhemos o THEATRO JOSÉ DE ALENCAR para ser nosso território de atuação para que do “coração de Fortaleza” essa energia chegasse para todo brasil. Que seja uma renovação e uma festividade com todes em casa e com a cadeia produtiva cultural sendo enaltecida”, pontua o William Mendonça.

A permanência anual da proposta no circuito e calendário cultural e turístico do Estado consolida, na medida em que dá início à integração cultural e social de diferentes agentes da comunidade, a criação e ocupação de espaços públicos de forma plural e eclética. Temos como a meta a acessibilidade, a mobilidade urbana e a sustentabilidade na cidade atraindo um público para reflexão a para atitude de responsabilidade social, tendo como vínculo um grande encontro de “tribos”, artistas e plateias de diferentes estilos da música brasileira com ênfase na musicalidade e composição cearense.

Gravado no Mirante da praia Taíba ao pôr do sol, no Parque do Cocó e no Theatro José de Alencar, templo artístico cearense, o festival traz artistas regionais e de outros estados como a Banda Dunarey (Taíba – CE), Isabela Moraes (PE) + Bruna Ene (CE) , Mel Mattos (CE), Tiê (SP), Luiza Nobel (CE) e Alice Caymmi (RJ), além de uma programação formativa voltada para a classe artística com o painel “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo” e dois podcast’s com os temas “A Reinvenção nos Festivais: sustentabilidade e novos rumos” e “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”.

Todas as ações terão acesso facilitado, classificação etária livre e gratuita. A democratização acontece também com a presença de ferramentas de acessibilidade no espaço de execução e nos produtos culturais apresentados.

Mais:

Pautado em uma nova relação com a cidadania, com o cuidado com o meio ambiente, com as novas plateias e com o aquecimento do mercado cearense, apresenta como canal de formação, fruição, difusão, entretenimento, encontro de estilos e estéticas, classes sociais e diferentes faixas etárias para o fortalecimento das diversas vertentes em espaço fora do eixo cultural (Parque do Cocó) já estabelecido na cidade de Fortaleza-CE. No seu histórico já recebemos artistas renomados como Maria Alcina, Tiê, Jesuton, Jaloo, Almério, Isabela Moraes, Curumin, Tuyo, Priscila Tossan e tantos outros.

SERVIÇO:

“ECLÉTICOS LIVRE FESTIVAL” – EDIÇÃO ESPECIAL 05 ANOS.

Tema: Música feat. Natureza.

Quando: 25/09, 02, 09 e 16/10

– Shows e Painel: YOUTUBE https://bityli.com/6o9Snv

e INSTAGRAM https://bityli.com/6G8evw da WM Cultural

– PodCast’s: Spotfy https://bityli.com/mq6LWb da WM Cultural

Acesso: Gratuito

Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

– Dia 25 de Setembro, 10H : Podcast Ecléticos Livre EP 1 – “A reinvenção nos Festivais: Sustentabilidade novos rumos”.

Plataforma Digital: Spotify

– Dia 02 de Outubro de 2021:

10H – Podcast Ecléticos Livre EP 2 – “Cultura, Cidadania e Meio Ambiente”.

Plataforma Digital: Spotify

15H – Painel – “Economia Criativa em Tempo de Pandemia: Criação e Empreendedorismo” com Tiê, Valmir Lins, André Brasileiro e William Mendonça – Youtube da WM Cultural.

– Plataforma: Youtube da WM Cultural

– Dia 09 de Outubro de 2021, :

14H: Palestra

16H: Programa Show com Mel Mattos, Tiê e Isabela Moraes (participação de Bruna Ene);

– Plataforma: Youtube da WM Cultural

– Dia 16 de Outubro de 2021, 16H: Programa Show com Luiza Nobel, Banda Dunarey e Alice Caymmi.

– Plataforma: Youtube da WM Cultural.