Com apoio da Secult, 27º FNT de Guaramiranga realiza Mostra Palco Ceará

23 de setembro de 2021 - 15:42 # # #

Texto - Ass. de Comunicação do FNT

A mostra acontece de 26 a 29 de setembro com 13 espetáculos de 6 cidades cearenses. Acesso gratuito. Foto: Espetáculo YUGO.

É tradição. O mês de setembro em Guaramiranga é marcado anualmente pelo FNT – Festival Nordestino de Teatro. Com mostras de espetáculos, oficinas, debates e encontros de pesquisadores, o festival tem um histórico de quase três décadas atraindo artistas, diretores e dramaturgos de reconhecida atuação em todo o país.

Em setembro de 2020 iniciou a 27ª edição, a primeira totalmente online, por conta da pandemia de Covid-19. As mostras e ações formativas foram distribuídas em quatro momentos denominados “Estações”. Três delas aconteceram até dezembro com: Mostra Nordeste, Ciclo de Debates, Webinário de Artistas Pesquisadores e Mostra Música no FNT, que foi marcada por conversas sobre dramaturgia e música cênica.

Agora, em setembro de 2021, o FNT encerra a 27ª edição com a 4ª Estação, composta de duas mostras. A primeira, FNT para Crianças, foi realizada de 14 a 16 com espetáculos presenciais em escolas da cidade serrana. Fechando a edição, a Mostra Palco Ceará acontece de 26 a 29 deste mês (domingo a quarta-feira) de forma online e presencial no Teatrinho Rachel de Queiroz e no Pátio do Hotel Montenegro, no Centro de Guaramiranga.

Com o tema “É. Foi. Será. Teatro”, o 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio da Prefeitura de Guaramiranga e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel.

Para a realização presencial desta programação, a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga elaborou um protocolo de segurança sanitária, a partir dos protocolos de biossegurança vigentes, adotados pelo Governo do Estado do Ceará. Estas ações são realizadas com orientação e supervisão da Secretaria de Saúde de Guaramiranga.

MOSTRA PALCO CEARÁ

A Mostra Palco Ceará abre anualmente um importante espaço para a produção teatral cearense. Para a 27ª edição o FNT recebeu inscrições de 76 espetáculos. Destes, 13 vão compor a mostra com apresentações presenciais e online. A curadoria foi realizada por Andréia Pires, Gyl Giffony e William Mendonça.

No Teatrinho Rachel de Queiroz serão apresentados: “Memórias de Um Baobá” (Maleta de Histórias | Juazeiro do Norte), “Diva” (Grupo: Desequilibradoz | Maracanaú), “JÃO – Uma história na terra e no mar” (Bricoleiros | Fortaleza), “Memórias do Drama” (Base de Teatro | Cascavel) e “Tempo Temporão – O terreiro da Catirina” (Atelier do Imaginário Produção Cultural | Fortaleza).

No Pátio do Hotel Montenegro o FNT apresenta: “O Biscateiro e o Juiz” (Rei Leal Coletivo Teatral | Fortaleza), “RIsita Surpresa” (Coletivo FusCirco | Fortaleza) e “A partida” (Teatro Violetas | Russas).

A programação no canal do FNT no Youtube terá: “Boca Amordaçada?” (Teatro de Caretas | Fortaleza), “Desmontagem cênica: O brasil é o meu abismo” (Coletivo WE e Grupo em Foco – Fortaleza), “YUGO” (NODO Yara | Fortaleza), “Loteamento” (Henrique Castro | Caucaia) e “AQUELAS – Uma dieta para caber no mundo” (Manada Teatro | Fortaleza).

COMO TER ACESSO À PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

Para assistir presencialmente aos espetáculos que acontecerão no Teatrinho Rachel de Queiroz e no Pátio do Hotel Montenegro, cada pessoa deverá solicitar a reserva do ingresso do espetáculo desejado até o dia 24 de setembro (sábado), através do WhatsApp (85) 98860.1724, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Deve informar nome completo, idade, cidade e o espetáculo (ou espetáculos) que deseja assistir. Todos devem comprovar ter tomado as duas doses ou a dose única da vacina contra a COVID-19.

As reservas são individuais. Cada pessoa só poderá reservar um único ingresso de cada espetáculo. Ou seja, cada pessoa poderá reservar o seu próprio ingresso para quantos espetáculos desejar assistir, mas não serão aceitas reservas de mais de um ingresso por espetáculo. Por apresentação, serão disponibilizados 70 ingressos para o Teatrinho Rachel de Queiroz e 50 para o Pátio do Hotel Montenegro.

SERVIÇO

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – 4ª Estação: Mostra Palco Ceará de 26 a 29 de setembro de 2021. Presencial em Guaramiranga no Teatrinho Rachel de Queiroz e no pátio do Hotel Montenegro; online no canal do FNT no YouTube. Reserva de ingressos até o dia 24 de setembro (sábado), através do WhatsApp (85) 98860.1724, das 8h às 12h e das 13h às 17h.  Informações: (85)98722.2677, e-mail: fnt@agua.art.br. Site: https://www.fntguaramiranga.com.br/ . Facebook e Instagram: fntguaramiranga. Youtube: FNT Guaramiranga

PROGRAMAÇÃO – Mostra Palco Ceará

Dia 26/09 (Domingo)

17h – “Memórias de Um Baobá” (Maleta de Histórias | Juazeiro do Norte)

43 min. Livre. Local: Teatrinho Rachel de Queiroz.

19h – “O Biscateiro e o Juiz” (Rei Leal Coletivo Teatral | Fortaleza)

40 min. 10 anos. Local: Pátio do Hotel Montenegro

20h – “Boca Amordaçada?” (Teatro de Caretas | Fortaleza)

50 min. Etária: Livre. Plataforma: YouTube