Com o apoio da Secult, APAECE E SEBRAE realizam Palestra sobre Gestão Financeira e de Negócios para Espaços Cênicos Circenses do Ceará

14 de setembro de 2021 - 12:03

Foto: Mônica Arruda

 

SEBRAE REALIZA PALESTRA SOBRE GESTÃO FINANCEIRA E DE NEGÓCIOS PARA
ESPAÇOS CÊNICOS CIRCENSES DO CEARÁ


Os espaços cênicos circenses estão voltando com suas programações presenciais de forma gradativa, seguindo os protocolos de segurança sanitária e o Decreto do Governo do Estado. Devido à pandemia do Covid-19, as atividades dos espaços circenses do Ceará foram paralisadas, comprometendo a renda de profissionais e consequentemente de diversas famílias que dependem desta atividade. Para contribuir e mostrar novas perspectivas para este setor, a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – Apaece, realiza desde maio deste ano o projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses, projeto apoiado por meio do Edital Fomento Cultura e Arte, através da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Continuando as ações do projeto, em parceria com o Sebrae, realizará as palestras “Gestão de Pequenos Negócios Circenses”, no dia 16 de setembro, ministrada por Expedito Matos e no dia 17 de setembro, a palestra “Gestão Financeira”, ministrada por Mônica Arruda. O encontro será via Meet do projeto, sempre às 16h.


Foram selecionados um total de 15 circos cearenses, distribuídos nas 14 macrorregiões do Estado. O projeto mencionado realizou no Ciclo de Abertrua palestra sobre Segurança no Circo, com o professor Marco Bortoleto – Coordenador do Circus e professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da FEF-Unicamp, com Ângelo Marcio – Gestor do Festival Internacional de Circo do Ceará sobre Articulação em Rede e ainda com Klebson Alberto, cenógrafo e membro do Fórum de Áreas Técnicas e Pedro Domingues – Diretor do Theatro José de Alencar e Coordenador do SET sobre o Sistema Estadual de Espaços Cênicos. Na segunda fase ofertou cursos técnicos nas áreas de figurino, cenografia, iluminação e sonorização, com foco também na segurança, no intuito de reestruturação destes importantes equipamentos culturais, auxiliando assim em seus processos de reabertura, que aguarda aprovação em Decreto estadual. Atualmente são realizadas visitas técnicas onde são feitos registros fotográficos, aferição e medição das lonas e entrega de kits e cestas básicas. O projeto culmina, ainda este mês, com o lançamento do site, onde estará disponível toda a memória e as etapas executas no projeto para os internautas.


O projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses é uma realização da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará – Apaece, com produção executiva da Ideais Produções e Espaço Kombogo, na pesquisa a Casa das POC Produções Criativas, na tecnologia da informação Talário Mídias Digitais, projeto gráfico é de Pablo Cavalcante, a coordenação pedagógica é de Ana Vieira, na assessoria técnica Klebson Alberto, registros fotográficos Lili Rodrigues e na assessoria de comunicação Papo Cult-Joanice Sampaio. No apoio cultural a parceria do Theatro José de Alencar, Fórum das Áreas Técnicas e A Casa É Sua, Sebrae, 3 Corações e Vicunha.

Serviço
Projeto Requalificação de Espaços Cênicos Circenses
Ciclo de Formações e Palestras
Gestão de Pequenos Negócios Circenses, com Expedito Matos
Dia 16 de setembro, às 16h
Gestão Financeira, com Mônica Arruda
Dia 17 de setembro, às 16h
Todos os encontros acontecerão via Meet
Informações: @apaececeara

Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaio