Com apoio da Secult, retoma programação da 27ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), Com espetáculos presenciais em escolas

14 de setembro de 2021 - 12:51

Com espetáculos presenciais em escolas o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) retoma programação da 27ª edição

O 27º FNT foi distribuído em quatro Estações, com as três primeiras em formato virtual realizadas entre setembro e dezembro de 2020.

O retorno das aulas presenciais na semana passada trouxe com ele a grata notícia da volta também presencial dos espetáculos teatrais em Guaramiranga. Estudantes de quatro escolas da rede pública e privada do município vão receber, de 14 a 16 de setembro, a mostra FNT para Crianças do Festival Nordestino de Teatro (FNT).

A Mostra FNT para Crianças marca a retomada da 27ª edição, iniciada em setembro de 2020.  Diante das dificuldades das limitações impostas por conta da pandemia da Covid-19, o Festival adotou o formato híbrido (virtual e presencial) para viabilizar a realização das mostras e ações formativas que marcam sua programação anualmente. Para isso, distribuiu a edição em quatro momentos, chamados de Estações.

A 1ª Estação, em setembro de 2020, apresentou de forma virtual a MOSTRA NORDESTE, com a transmissão em plataformas diversas de 10 espetáculos e realização do Ciclo de Debates sobre os trabalhos apresentados. 2ª Estação ocorreu em outubro com um WEBINÁRIO abordando o tema “Os desafios sustentáveis para o Século XXI” no âmbito de festivais e mostras. Em dezembro foi a vez da 3ª Estação com MÚSICA NO FNT, marcada por uma programação de conversas sobre dramaturga e música cênica. A 4ª e última Estação acontece agora em setembro de 2021 com a Mostra FNT PARA CRIANÇAS, e ainda este mês acontecerá a Mostra PALCO CEARÁ, que anualmente abre um importante espaço para a produção teatral cearense.

Com o tema “É. Foi. Será. Teatro”, o 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio da Prefeitura de Guaramiranga e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel.

FNT PARA CRIANÇAS

Os grupos cearenses Desequilibradoz e Garajal são as atrações da Mostra FNT para Crianças. A programação começa na terça, dia 14, no distrito de Pernambuquinho, com o Desequilibradoz apresentando “Mulheres EnCena”, às 10h na Creche Municipal Neuza Bezerra Gomes. Para os alunos da tarde, o grupo apresenta às 15h, o espetáculo “Junto e Misturado”. Na quarta-feira, 15, o grupo segue para a Escola Municipal Linha da Serra, onde encena pela manhã “O Negócio do Bicho das Coisas” e, à tarde, “Junto e Misturado”. O Grupo Garajal entra em cena na quinta-feira, 16, para apresentar, na sede do município, “Pé de Reisado”, às 10h na Escola Professor Júlio Holanda, e “Só um Cochilim”, às 15h, no Educandário Sonho de Criança.

SERVIÇO

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – 4ª Estação: FNT para Crianças presencial de 14 a 16 de setembro de 2021 em escolas, Mostra Palco Ceará presencial em data a confirmar. Informações: (85)98722.2677, e-mail: fnt@agua.art.br. Site: https://www.fntguaramiranga.com.br/ . Facebook e Instagram: fntguaramiranga. Youtube: FNT Guaramiranga (https://www.youtube.com/channel/UC5yKy7M8U7509TGsM7o9VUA).

Assessoria DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira