Consórcio Nordeste: Câmara Temática da Cultura foi lançada nesta segunda, 13/9

13 de setembro de 2021 - 17:21 #

Numa ação integrada do Consórcio Nordeste e do Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura da região, a Câmara Temática da Cultura foi lançada nesta  segunda-feira, dia 13 de setembro, em reunião online, com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba – também presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste -, de outros secretários do nordeste, e do presidente do Consórcio, o  governador Wellington Dias (PI). Na ocasião, foram também lançadas as Câmaras Temáticas de Ciência e Fomento ao Conhecimento;  e de Infraestrutura e Investimentos. A ação da criação das Câmaras Temáticas por finalidade articular pactos entre os estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação das políticas públicas neste campo, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste no cumprimento de seus objetivos.

“O que apresentamos aqui trata-se de um plano estratégico integrado e articulado por meio do  Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura da região, compreendendo o papel e lugar da cultura em suas dimensões social, simbólica e econômica. Teremos cinco eixos temáticos, dois deles já aproveitamos do que já existem nas outras Câmaras Temáticas. O primeiro eixo é de Boas Práticas e Ações Integradoras, em que vamos realizar o mapeamento de políticas culturais que poderão nos servir como parâmetros para análise e ações. O segundo eixo de Monitoramento, Gestão do Conhecimento e Suporte à Tomada de Decisões consiste em consolidar a plataforma do Mapa Cultural que já existe no Ceará como ferramenta em outros estados. Além disso, temos um eixo voltado para o audiovisual no nordeste e outro para a preservação de patrimônio cultural e o registro das expressões culturais em comum na região. Por fim, um voltado para economia criativa, inclusive com a elaboração de um Plano Regional de Turismo Cultural”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

O presidente do Consórcio, governador Wellington Dias ouviu os representantes de cada Câmara Temática e ressaltou o desejo de uma Hollywood de todas as áres para o Nordeste. “A prioridade é trabalhar o que temos de sugestão em cada uma das Câmaras. Depois teremos a organização de grupos de trabalho e tão logo que tivermos um único produto pronto, devemos colocar em formato de apresentação, para que possa entrar em pratica após aprovação dos governadores.Para a equipe de cultura, brinco que fico usando o exemplo do Cine Holliúdy. Quero uma Hollywood no Nordeste nas mais diversas áreas, uma “infraestrutura Nordeste” e fico imaginando os bons resultados que teremos”, pontuou.

Confira aqui a portaria que  Institui a Câmara Temática de Cultura no âmbito do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste