Com apoio da Secult, Exibições de filmes, seminário e oficinas marcam o Cine Miau 2021

13 de setembro de 2021 - 12:27

 

 

Iniciada em 23 de agosto, esta edição segue até o dia 12 de novembro com atividades presenciais e virtuais. Como parte da programação haverá exibições exclusivas para crianças de comunidades de vulnerabilidade social do Ceará.

 

Oficinas para crianças, seminário para educadores e exibições de filmes marcam o Cine MIAU 2021, mostra internacional infantil de audiovisual que chega à terceira edição com programação online e presencial. Iniciado no dia 23 de agosto, o Cine Miau 2021 segue até o dia 12 de novembro com atividades que buscam contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual, oferecendo conteúdos que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.

 

O circuito de oficinas de audiovisual acontece entre 23 de agosto e 17 de setembro nas cidades de Caucaia, Sobral, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca. De 27 de setembro a 1º de outubro acontece o Seminário Virtual Educadores e o Audiovisual, com transmissão no canal da Invento Produções no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do Cine Miau. Os participantes inscritos receberão certificado. O Cine Miau 2021 terá um mês inteiro de exibições, de 12 de outubro a 12 de novembro, com sessões presenciais e virtuais. Alunos de escolas públicas e projetos sociais das cinco cidades, incluindo crianças com deficiência visual e auditiva, terão sessões virtuais exclusivas. Para o público em geral a programação de filmes acontecerá também no canal da Invento Produções no YouTube.

 

O Cine Miau é uma realização do Instituto SEARA de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo / Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Votorantim, Aço Cearense, Grupo Dass, DSM, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio: Prefeitura de Caucaia, Secretaria da Educação da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapipoca, Secretaria da Educação da Prefeitura São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sobral. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Teias da Juventude, ASFAP, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). Produção: Invento Produções Culturais e D’grau.

 

OFICINAS – Nas oficinas de audiovisual as crianças aprendem a técnica de stop motion e o conteúdo produzido em sala de aula das cinco cidades resultará em um filme de curta duração com o tema “O aquecimento global”. A primeira oficina foi em Caucaia, de 23 a 27 de agosto na Escola Luiz Rocha Mota. De 30 de agosto a 03 de setembro foi em Sobral, no Instituto Teias da Juventude (ITJ). Entre 6 e 11 de setembro, as oficinas aconteceram em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar, e em São Gonçalo do Amarante, na Associação das Famílias do Pecém (ASFAP). A quinta cidade a receber a atividade é Itapipoca, de 13 a 17 de setembro, na Escola Monsenhor Tabosa.

 

SEMINÁRIO – Destinado a educadores, profissionais do audiovisual e demais interessados, o Seminário Virtual Educadores e o Audiovisual, que acontece de 27 de setembro a 1º de outubro, sempre às 14h, vai reunir um time de profissionais para tratar sobre os temas “Cinema e educação no Ensino Básico (Alan Victor Pimenta – Professor e Doutor em Educação), “Práticas pedagógicas de cinema” (Adriana Mabel Fresquet – Professora e fundadora Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual), “Todos somos autores de nossas próprias narrativas. Audiovisual e educação no século 21” (João Alegria – Roteirista, diretor de televisão e professor), “Conteúdos audiovisuais para fins educacionais” (Beth Carmona – Consultora, produtora e gestora de projetos audiovisuais) e “Como produzir cinema na escola” (Felipe Leal Barquete – Mestre em educação e fundador da Semente – Escola de Educação Audiovisual).

 

EXIBIÇÕES – As sessões presenciais abertas ao público do Cine Miau serão realizadas em sua maioria em comunidades de vulnerabilidade social. Começa em Fortaleza, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (12/10), no Cineteatro São Luiz (13 e 14), no CCBJ (15) e no Cinema do Dragão (16 e 17/10). Depois a Mostra segue para Caucaia e São Gonçalo do Amarante (18 a 22), Sobral (25 a 29), Itapipoca e Monsenhor Tabosa (de 28 e 29 de outubro e de 03 a 05 de novembro).

 

Entre 22 de outubro e 5 de novembro as apresentações presenciais serão exclusivas para crianças de comunidades das cidades de Caucaia (Reserva Indígena Anacés), São Gonçalo do Amarante (Associação das Famílias do Pecém), Sobral (Escola Municipal Gerardo Rodrigues) e Itapipoca (Escola Monsenhor Tabosa). A última semana do Cine MIAU 2021 será dedicada às exibições virtuais em salas de aula, seguidas de debates. Cada dia a programação será direcionada a estudantes de uma cidade. Fortaleza (dia 8 de novembro), Caucaia (dia 9), São Gonçalo do Amarante (dia 10), Sobral (dia 11) e Itapipoca (dia 12).

 

Nas duas primeiras edições, o Cine MIAU exibiu produções de diversos países, escolhidos por meio de uma curadoria, sem o caráter competitivo. Nesta edição, além das exibições de filmes nacionais e internacionais convidados, o Cine MIAU exibirá o filme produzido pelas crianças na oficina de stop motion, e filmes selecionados para a Miau Competitiva Brasil. O Melhor Filme da Miau Competitiva Brasil eleito pelo Júri Oficial (composto por dois especialistas em cinema e duas crianças) e o Melhor Filme eleito pelo Júri Popular vão receber prêmio no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada.

 

SERVIÇO

 

Cine Miau 2021 – De 23 de agosto a 12 de novembro. Informações: (85)3048-6077. Instagram e Facebook: cine.miau. Site www.cinemiau.com.br.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Atendimento à Imprensa:  Sônia Lage e Luana Rodrigues