Bece sedia nesta sexta-feira (17), às 10h, lançamento de “Liz – livro infantil inclusivo” e da plataforma virtual do projeto

13 de setembro de 2021 - 10:46

Quantos livros inclusivos você já viu? Se a resposta for nenhum, você não está sozinho. Embora a Lei Brasileira de Inclusão exija a produção editorial de materiais dessa natureza por parte das editoras nacionais, há uma grande carência de materiais didáticos para promover a leitura entre Pessoas com Deficiência (PcD) no Brasil. Isso cria um potencial importante para projetos que tentam suprir a demanda local e nacional. Foi exatamente pensando nisso que a ACB Esporte & Cultura criou o projeto “Liz – livro infantil inclusivo” e lança oficialmente o livro e a plataforma virtual no dia 17 de setembro, às 10h, na nova Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que conta com espaço para a prática da leitura acessível.

O que é o projeto “Liz – livro infantil inclusivo”? 

O projeto consiste na produção do livro ilustrado “Liz e seus amigos – o poder da inclusão”, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. A obra é uma das poucas iniciativas do tipo no estado e deve preencher a lacuna que há no acesso a materiais acessíveis para leitura, atendendo especialmente ao público infantojuvenil com deficiência visual / cegos, pessoas com baixa visão e surdos.

O projeto também contempla o desenvolvimento de uma plataforma virtual com a versão do livro em formato digital, tradução em vídeo libras, vídeo lúdico com a contação de história, músicas e videoclipes ilustrados, além de materiais didáticos complementares, tendo em vista a dificuldade de acesso a esses materiais por parte de professores e pais. Tudo com recursos de acessibilidade e sem restrição de acesso ao público.

O que será feito? 

Ao todo, estão sendo doados 1.000 (mil) exemplares do livro físico em diferentes municípios cearenses. Todos contam com o sistema de escrita tradicional (visual) e Braille, acompanhando CDs com áudio-descrição da narrativa e das ilustrações para facilitar o entendimento da história àqueles que ainda não leem Braille ou ainda não são alfabetizados.

Dos mil exemplares impressos, 100 foram entregues à Secult CE, que deve distribuir a obra nos equipamentos culturais sob sua responsabilidade. Também estão previstas entregas nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, Baturité, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Palmácia, além de instituições situadas em Fortaleza.

O processo de distribuição acontece entre agosto e setembro de 2021. Podem receber e/ou solicitar os exemplares instituições que atendam (direta ou indiretamente) o público alvo, além de escolas e bibliotecas públicas, secretarias municipais, museus e demais órgãos de acesso à cultura e educação. Interessados podem entrar em contato conosco para garantir algumas unidades (desde que ainda haja exemplares disponíveis).

Qual a história do Livro? 

O livro é voltado para o público infantojuvenil, então a narrativa e as ilustrações têm uma pegada mais lúdica. A história é inspirada na personagem Liz, de autoria do quadrinista cearense, Daniel Brandão, e conta as aventuras de quatro crianças no processo de aprendizagem sobre a importância da acessibilidade: Liz (inspirada na filha de Daniel Brandão), Juninho, Emylle (inspirada na ativista cadeirante Emylle Torres) e Nico, personagem cego, criado exclusivamente para a obra. Quase toda a história se passa no ambiente escolar e tem como mote principal o respeito pela diferença e a promoção de um ensino que inclua as pessoas e eduque em função de uma sociedade mais acessível.

Sobre o lançamento 

O lançamento oficial do livro e da plataforma virtual será no dia 17 de setembro, às 10h, na nova Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), que conta com espaço para a prática da leitura acessível. Por conta das restrições sanitárias, devido à pandemia de Covid-19, o público deve ser reduzido, mas será realizada uma transmissão ao vivo pelo perfil do projeto no Instagram. Interessados em participar (presencialmente ou a distância) devem entrar em contato conosco para o agendamento. A cerimônia contará com a participação de algumas autoridades e de membros da equipe que desenvolveu o projeto. Haverá um momento para contação da história com recursos lúdicos para os visitantes que estejam na Biblioteca no dia.

Sobre a ACB Esporte & Cultura:

A ACB Esporte & Cultura é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2013 que promove a inclusão social e o protagonismo juvenil por meio de intervenções esportivas, culturais, artísticas e educacionais. Situada em Maracanaú (CE), a Associação tem como foco o desenvolvimento integral do ser humano, proporcionando condições para o exercício da cidadania, da inclusão e da transformação social. As ações são destinadas sobretudo a jovens em situação de vulnerabilidade social, abrangendo temas de interesse da sociedade civil como um todo.

> Como falar com a gente 

Endereço: rua 13 B, 55 – Industrial, Maracanaú – CE, Brasil. CEP: 61925-240 Telefone: (85) 9.9628.4619

E-mail: projetobeisebolacb@gmail.com

Redes sociais:

Instagram: @acb.ngo

Facebook: ACB Esporte e Cultura

Projeto Liz: @lizeseusamigos