Com o apoio da Secult, 6ª edição do Cantos de Reis – Festival de Tradição do Cariri, traz Relicário de Memórias da Tradição no Cariri

31 de agosto de 2021 - 10:37

-- Kennedy Saldanha Assessor de Comunicação

As memórias da tradição popular reunidas em um livro pelo projeto Canto de Reis.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e a Betha Produções realizam de 31 de agosto a 03 de setembro, a 6ª edição do Cantos de Reis – Festival de Tradição do Cariri. A temática desta edição irá enfocar a oralidade, a escrita e a ancestralidade presentes no livro Relicário de Memórias, que será lançado na última noite do festival.

.A programação contará com quatro lives temáticas que abordarão aspectos importantes no processo de reconhecimento, valorização e estímulo dos saberes e fazeres da tradição popular e estará disponível no canal YouTube da Betha Produções.

Em 2019 o Festival, em sua versão presencial, realizou um Seminário e a Opereta Popular Canto de Reis, visando não só a fruição, mas também a aproximação fraterna entre Mestres e Mestras da cultura em seus folguedos. Nesta ¨6ª edição é o livro Relicário de Memórias que ocupa a posição de destaque em todo o evento, já que o mesmo foi concebido a partir dos temas apresentados no livro por uma série de pensadores, pesquisadores e gestores que se debruçaram sobre a temática da tradição como instrumento identitário e cultural da região do Cariri. E em particular pelo universo criativo e atemporal da brincadeira do reisado.

Esta programação conta com o apoio da Enel viabilizada pelo Sistema Estadual de Cultura via Mecenas, a realização é do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e da Betha Produções.

:.Serviço

6ª edição do Cantos de Reis – Festival de Tradição do Cariri.

De 31 de agosto a 03 de setembro de 2021 – 19hs

Canal YouTube Betha Produções

A ALMA DIVINA E A MEMÓRIA ENCANTADA DOS MESTRES E MESTRAS

com Mestre Aldenir e Mestras Mazé. Participação: Dane de Jade e Bete Fernandes.

19hs

ENCANTO: PEÇAS DE REISADO – Participação dos músicos participantes da Opereta Canto de Reis – Músicos: Fabiano de Cristo, Evânio Soares e Zé Bilu.

19hs

O CORPO É UM TEXTO, A VIDA ALEGRIA: O BRINCANTE, ARTE, ALEGRIA E MEMÓRIAS DO REISADO – Leitura dramatizada do texto da Opereta Popular Canto de Reis com os atores Jô Fernandes e Wagner Souza

19hs

Bate-papo: Relicário de Memória – UMA ABORDAGEM DA LITERATURA ORAL E ESCRITA. Com equipe do livro Relicário de Memórias: Dane de Jade (Organização), Felipe Caixeta (Editoração) e Fernanda Loss (Diagramação), Fabiano de Cristo (Partituras) e Bete Fernandes (Produção).